GP dos EUA de F1: Porque os Comissários penalizam Lando Norris

Por a 21 Outubro 2024 08:57

Lando Norris foi penalizado no GP dos EUA de Fórmula 1 por ultrapassar Max Verstappen fora da pista, decisão que se baseou nas normas de conduta de pilotagem na Fórmula 1. Durante uma disputa intensa pelo terceiro lugar, na curva 12 da volta 52, Norris ultrapassou Verstappen estando fora da pista, o que é considerado deixar a pista e ganhar uma vantagem.

Sendo verdade que também Max Verstappen saiu com as quatro rodas do seu Red Bull da pista, os Comissários consideraram que Norris não tinha o “direito” à curva, já que não estava alinhado com Verstappen no ápice da curva. Assim, ao sair da pista e voltar à frente de Verstappen, Norris foi penalizado.

Verstappen também saiu da pista na defesa da posição, mas isso não justificou a ação de Norris, de acordo com os comissários. No entanto, eles reconheceram que Norris teve motivo para sair da pista, já que Verstappen também prolongou demais a travagem e saiu largo, e por isso aplicaram uma penalidade menor de 5 segundos, em vez dos 10 segundos recomendados, e não contabilizaram a infração como uma violação de limite de pista.

As diretrizes de conduta de pilotagem, elaboradas pela FIA com a participação dos pilotos, estabelecem regras mais claras sobre quando um piloto tem o direito a uma curva, especialmente em manobras de ultrapassagem por dentro ou por fora. No caso de Norris e Verstappen, a ultrapassagem por fora é considerada mais difícil e segue critérios específicos para que o piloto tenha direito à pista.

A explicação dos comissários faz sentido, pois é muito difícil considerar que Lando Norris já tivesse concretizado a ultrapassagem. É óbvio que Verstappen dificultou ao limite a manobra do seu adversário, mas ele está lá para isso, e para lá disso, ultrapassar por fora é das manobras mais difíceis de concretizar.

Seja como for, o que fez Verstappen ao prolongar a sua travagem para lá dos próprios limites é algo que o neerlandês faz quase sempre quando se vê em situações deste tipo, basta relembrar o que se passou em 2021 com Lewis Hamilton no Brasil, ou mesmo o que fez na primeira curva face a Lando Norris e que permitiu que Charles Leclerc passasse para a frente da corrida. Muitas vezes se vê Verstappen, quer a atacar ou defender, ‘mergulhar’ deixando sempre aos adversários o ónus de lá ficarem os dois, ou não, levando dessa forma a sua, defesa neste caso, para lá dos limites das pistas…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
alexis
alexis
1 hora atrás

Nada de novo, o circo continua e a palhaçada também, não percebo o porquê de tanta indignação, já toda a gente percebeu que na duvida penalza-se sempre quem luta com o Max e ele faça o que fizer sai sempre impune, por isso é mais do mesmo.

2020
2020
Reply to  alexis
49 minutos atrás

Alguém que seja neutro, precisa que lhe façam o mesmo mas contra um muro.
Este holandês é mesmo porco.

Last edited 48 minutos atrás by simiao jms
alexis
alexis
Reply to  2020
18 minutos atrás

Ele é o que lhe permitem ser, faz o que quer e nunca é penalizado, então continua a tirar vantagem.

2020
2020
57 minutos atrás

Digam assim: “Porque é que os comissários voltaram a beneficiar max” Não venham com histórias mais uma vez!… Lando sai ( e por 2 vezes na prova), pq o holandês por 2x o empurrou nitidamente com é já um hábito. E ainda alimentam histórias para esconder o que é real?!… Uma coisa é sair sozinho outra coisa é ser empurrado e isso é crónico… O Sérgio Veiga diz então que “são corridas e Norris terá de aprender”… Tudo dito. Para o holandês existe sempre a desculpa que travou mais tarde e daí?… Empurrou-o… Já o tinha feito na primeira curva… Ler mais »

Last edited 53 minutos atrás by simiao jms
2020
2020
51 minutos atrás

Sendo já crónico, retirava-lhe todos os pontos do campeonato, como já fizeram a alguém no passado.

inox2002
inox2002
Reply to  2020
22 minutos atrás

2020, comparar Verstappen com Schumacher é um pouco indigno. O Schumacher era um verdadeiro perigo para todos (inclusive) o seu irmão.

alexis
alexis
Reply to  inox2002
9 minutos atrás

E o Max não é??? O Max é o piloto mais sujo que eu vi até hoje e acompanho a carreira dele desde o karting, (já no karting era assim instigado pelo pai) é um grande piloto, mas isso só não basta, não pode valer tudo.

Pity
Pity
22 minutos atrás

“ápice”? ou “apex”? “ápice” é uma coisa muito diferente.

alexis
alexis
Reply to  Pity
1 minuto atrás

Eu também pensei o mesmo, mas está correto, porque ápice pode significar (cume, pináculo, vértice, ápex, etc) a nossa língua tem destas coisas.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado