GP dos EUA de F1: Porque os Comissários penalizam Lando Norris
Lando Norris foi penalizado no GP dos EUA de Fórmula 1 por ultrapassar Max Verstappen fora da pista, decisão que se baseou nas normas de conduta de pilotagem na Fórmula 1. Durante uma disputa intensa pelo terceiro lugar, na curva 12 da volta 52, Norris ultrapassou Verstappen estando fora da pista, o que é considerado deixar a pista e ganhar uma vantagem.
Sendo verdade que também Max Verstappen saiu com as quatro rodas do seu Red Bull da pista, os Comissários consideraram que Norris não tinha o “direito” à curva, já que não estava alinhado com Verstappen no ápice da curva. Assim, ao sair da pista e voltar à frente de Verstappen, Norris foi penalizado.
Verstappen também saiu da pista na defesa da posição, mas isso não justificou a ação de Norris, de acordo com os comissários. No entanto, eles reconheceram que Norris teve motivo para sair da pista, já que Verstappen também prolongou demais a travagem e saiu largo, e por isso aplicaram uma penalidade menor de 5 segundos, em vez dos 10 segundos recomendados, e não contabilizaram a infração como uma violação de limite de pista.
As diretrizes de conduta de pilotagem, elaboradas pela FIA com a participação dos pilotos, estabelecem regras mais claras sobre quando um piloto tem o direito a uma curva, especialmente em manobras de ultrapassagem por dentro ou por fora. No caso de Norris e Verstappen, a ultrapassagem por fora é considerada mais difícil e segue critérios específicos para que o piloto tenha direito à pista.
A explicação dos comissários faz sentido, pois é muito difícil considerar que Lando Norris já tivesse concretizado a ultrapassagem. É óbvio que Verstappen dificultou ao limite a manobra do seu adversário, mas ele está lá para isso, e para lá disso, ultrapassar por fora é das manobras mais difíceis de concretizar.
Seja como for, o que fez Verstappen ao prolongar a sua travagem para lá dos próprios limites é algo que o neerlandês faz quase sempre quando se vê em situações deste tipo, basta relembrar o que se passou em 2021 com Lewis Hamilton no Brasil, ou mesmo o que fez na primeira curva face a Lando Norris e que permitiu que Charles Leclerc passasse para a frente da corrida. Muitas vezes se vê Verstappen, quer a atacar ou defender, ‘mergulhar’ deixando sempre aos adversários o ónus de lá ficarem os dois, ou não, levando dessa forma a sua, defesa neste caso, para lá dos limites das pistas…
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Nada de novo, o circo continua e a palhaçada também, não percebo o porquê de tanta indignação, já toda a gente percebeu que na duvida penalza-se sempre quem luta com o Max e ele faça o que fizer sai sempre impune, por isso é mais do mesmo.
Alguém que seja neutro, precisa que lhe façam o mesmo mas contra um muro.
Este holandês é mesmo porco.
Ele é o que lhe permitem ser, faz o que quer e nunca é penalizado, então continua a tirar vantagem.
Digam assim: “Porque é que os comissários voltaram a beneficiar max” Não venham com histórias mais uma vez!… Lando sai ( e por 2 vezes na prova), pq o holandês por 2x o empurrou nitidamente com é já um hábito. E ainda alimentam histórias para esconder o que é real?!… Uma coisa é sair sozinho outra coisa é ser empurrado e isso é crónico… O Sérgio Veiga diz então que “são corridas e Norris terá de aprender”… Tudo dito. Para o holandês existe sempre a desculpa que travou mais tarde e daí?… Empurrou-o… Já o tinha feito na primeira curva… Ler mais »
Sendo já crónico, retirava-lhe todos os pontos do campeonato, como já fizeram a alguém no passado.
2020, comparar Verstappen com Schumacher é um pouco indigno. O Schumacher era um verdadeiro perigo para todos (inclusive) o seu irmão.
E o Max não é??? O Max é o piloto mais sujo que eu vi até hoje e acompanho a carreira dele desde o karting, (já no karting era assim instigado pelo pai) é um grande piloto, mas isso só não basta, não pode valer tudo.
Talvez o grande problema seja esse, o paizinho.
Não seja ridículo. O Schumacher por vezes terá errado, este é crónico. Schumi foi penalizado injustamente ou não, este nunca é penalizado… Já agora:
Em 98 SPA lembra-se da sacanice do Coulthard?…
Estamos a falar do Schumacher da Benetton ou da Ferrari?… É que qd ele mudou de cores quem o “adorava deixou de o adorar”…
O max é mais sacana pq agora é moda de alargar a trajetória para lixar o adversário e penalizações é só para quem é “empurrado”…
“ápice”? ou “apex”? “ápice” é uma coisa muito diferente.
Eu também pensei o mesmo, mas está correto, porque ápice pode significar (cume, pináculo, vértice, ápex, etc) a nossa língua tem destas coisas.
Eu só conhecia como “momento”, por exemplo “aconteceu num ápice”
Estamos sempre a aprender.
Pois eu também e por isso fui confirmar, mas está correto, “é a morrer e aprender”.
“…os Comissários consideraram que Norris não tinha o “direito” à curva, já que não estava alinhado com Verstappen no ápice da curva.”
Que estupidez de argumento! Uma vez que Max travou tarde demais é mais que lógico que estivesse ligeiramente à frente de Lando no apex da curva…
Bom senso precisa-se! Uma coisa é um piloto ultrapassar deliberamente para além dos limites da pista, outra coisa é um piloto conseguir ultrapassar apesar de ter sido atirado para fora da pista…
Concordo consigo, mas a regra diz que quem está à frente no apex, tem direito. Contra isto… batatas, como diz o outro. O que podemos discutir é se essa regra é justa ou não.
A regra não pode ser aplicada cegamante, se um piloto travar tarde demais vai sempre chegar ao apex da curva à frente do que o está a tentar ultrapassar, daí ter dito que é preciso bom senso.
Tudo a cair no mesmo erro… E então o que isso interessa, se ele querendo defender-se empurra o adversário para lá do limite para não ter hipótese?…
Então isso é justo? É regra?… Então facam-lhe o mesmo mas contra o muro.
Os comissários ainda não perceberam que a táctica é essa, travar tarde e à má hora para impedir que os outros curvem no momento ideal.
Admito que os Comissários tenham tomado a decisão com base nas imagens. E tinham de o fazer rapidamente pois a corrida estava a terminar. Não vou discutir se bem se mal, embora tenha a minha opinião. Não li em nenhum lado, mas posso estar enganado, que a McLaren não contestou a decisão. E se não o fez, das duas uma: Ou os dados que tinham, mas não tinham os do adversário, não o aconselhavam, ou por incompetência. Vou pela última. Deveriam ter apresentado protesto, se perdessem era só dinheiro, e obrigavam a ver os dados completos. Posso estar enganado, mas… Ler mais »
Enfim nada de novo na Formula 1… no fim é como aquela rábula de todos os animais serem iguais, mas o porco é mais igual dos que os outros 19 pilotos!
As diretrizes elaboradas pela FIA deviam ter uma adenda no fim a dizer “não aplicável ao Max Verstappen”, é sempre o mesmo…que vergonha!
Seria interessante ver o comunicado da penalização do Russell.