GP dos EUA de F1: dobradinha Ferrari, 3ª do ano para Leclerc, grande luta pelo pódio

Por a 20 Outubro 2024 21:48

Quarta vitória do ano para a Ferrari, terceira de Charles Leclerc, com a Scuderia a fazer uma das suas melhores corridas dos últimos anos. O monegasco ganhou três posições no arranque fruto da luta entre Lando Norris e Max Verstappen, foi para a frente e não mais ‘passou cartão’ aos seus adversários, repetindo a vitória de Monza.

Carlos Sainz (Ferrari) cedo começou a pressionar Verstappen, foi às boxes cedo, e só dessa forma passou o piloto da Red Bull, fugindo-lhe depois.

O pódio ficou completo com Max Verstappen (Red Bull) apesar de Lando Norris ter terminado a corrida à sua frente. Só que, foi penalizado em cinco segundos devido a ter ultrapassado fora de pista e com isso ficou fora do pódio. Seja como for, uma fantástica luta com Max Verstappen. A McLaren já fez saber que vai apelar da decisão do CCD em penalizar Norris.

Boa corrida de Carlos Sainz (Ferrari), pressionou muito Verstappen, passou-o nas boxes, depois recuperou tempo para Leclerc, mas já não deu para chegar mais longe.

Max Verstappen (Red Bull Racing) partiu bem, passou Lando Norris, mas perdeu a posição para Leclerc. Após o reinício pressionou Leclerc, mas foi sol de pouca dura. Na volta nove já estava a 2.515s, na 21 a 8.5s, depois a sua procupação passou a ser a recuperação de Lando Norris e ganhou na secretaria a batalha com Lando Norris. Os Comissários acharam, apesar dos dois pilotos terem passado fora de pista, o McLaren passou bem mais e o CCD optou por penalizá-lo em cinco segundos, o que foi suficiente para o piloto da Red Bull ficar no pódio.

A luta, que durou várias voltas, entre Max Verstappen e Lando Norris foi fantástica, com o piloto da McLaren a tentar por todas as formas e feitios, mas Max Verstappen não facilita nada, nem que fosse a ‘sua avó’. Norris só o conseguiu bater ao passar fora de pista, muito fora de pista. Max Verstappen também saiu com as quatro rodas, mas os Comissários decidiram que Norris teria de ter devolvido a posição e por isso penalizou-o.

Lando Norris (McLaren Mercedes) começou por perder esta corrida quando foi surpreendido por Max Verstappen na primeira curva. O piloto da Red Bull iria sempre ‘meter’ o carro onde ppudesse e foi o que fez, surpreendendo o piloto da McLaren. Só que de tanto se ‘marcarem’ deixaram fugir Charles Leclerc que não se fez rogado e nunca mais ninguém o viu. O ritmo de Norris foi bom, recuperou bastante para o Red Bull, mas depois, como já percebemos, passá-lo era outra ‘música’ e Norris conseguiu-o, mas segundo os comissários, com ‘batota’.

Com mais este resultado, pode começar a pensar menos na conquista do título, pois para isso teria que estar a ganhar corridas consecutivas e não a lutar com Verstappen pelo pódio…

Oscar Piastri (McLaren Mercedes) foi um solitário quinto classificado. Na volta 11 já estava a 2.6s de Norris, na 23 a 4.3s, na 34 a 6.7s e por aí fora. Simplesmente não teve ritmo para chegar mais à frente nesta corrida.

Apesar de uma penalização, e de ter arrancado do pitlane, George Russell (Mercedes) terminou na sexta posição. De 20º para 6º e um bom andamento, que ainda meteu uma penalização por ter ultrapassado Bottas de forma irregular. Foi muito tarde às boxes, na volta 41, cumpriu a penalização, mas manteve sempre um bom andamento que lhe valeu um sexto posto agridoce.

Sétimo posto para Sergio Perez (Red Bull Racing) em mais uma corrida muito apagada do piloto da Red Bull.

Boa corrida de Nico Hulkenberg (Haas Ferrari) que terminou em oitavo. Começou a corrida em 11º e terminou-a em oitavo o que é claramente positivo. Colocou o seu Haas logo a seguir aos carros das principais equipas, o que diz bem da equipa que fez.

Grande corrida de Liam Lawson (RB Honda RBPT) e uma excelente afirmação no seio da RB. Naquele que foi o seu regresso à F1, substituindo Daniel Ricciardo, partiu de 14º e foi sempre a ‘escalar’ posições. Se calhar, agora, Yuki Tsunoda (RB Honda RBPT) que foi 14º, tem mais para se preocupar do que tinha com o australiano. Já no ano passado, nas cinco corridas que fez, Lawson deu muito boa conta de si, e o seu recomeço foi prometedor. Seja como for, tem de confirmá-lo nas próximas corridas. Quanto a Tsunoda, para quem começou em 10º terminar em 14º não é bom…

Outra prestação muito positiva foi a de Franco Colapinto (Williams Mercedes), que depois do oitavo posto no Azerbaijão, terminou novamente nos pontos e está a ajudar a Williams duma forma que Logan Sargeant nunca fez.

Kevin Magnussen (Haas Ferrari), foi 11º, tentou uma estratégia agressiva, foi o primeiro a ir às boxes, mas não deu para mais.

Pierre Gasly (Alpine Renault) foi 12º e penalizado em 5 segundos por ultrapassar fora de pista, ficou na frente de Fernando Alonso (Aston Martin Mercedes) que começou a corrida no top 10 para a terminar em 13º, sendo incrível a falta de velocidade em corrida dos Aston Martin. Yuki Tsunoda (RB Honda RBPT) como referimos foi 14º na frente de Lance Stroll (Aston Martin Mercedes), Alexander Albon (Williams Mercedes), Valtteri Bottas (Kick Sauber Ferrari), Esteban Ocon (Alpine Renault) e Zhou Guanyu (Kick Sauber Ferrari).

Lewis Hamilton (Mercedes), saiu de pista na volta 3 e abandonou provocando um Safety Car.

No próximo fim de semana a F1 prossegue no México…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
58 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 mês atrás

A Ferrari em grande e o resto é paisagem. Grandes corridas do Lawson e Colapinto. O Albon se continua a ser aviado ainda acaba como piloto reserva da Williams.

Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Ferrari em grande, sim, mas dizer que o resto é paisagem, é exagero.

2020
2020
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Magnífico… Aliás todas as vitórias da Ferrari não são de levar ao colo, como outros.

2020
2020
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Então digam lá se a Ferrari não é a alegria da F1!… No dia que deixarem de ter “problemas de pneus” segundo “alguém entendido” aqui disse, vão ver.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Ena tantos fãs do Albon a deitar espuma pela boca…

Last edited 1 mês atrás by F1 FOR FUN
mariojscosta
mariojscosta
1 mês atrás

Porque que FIA não entraga JÁ o titulo de pilotos ao Max??? Uns mandam os outros para fora de pista e têm 5 segundos de penalização, Max manda os outros para fora de pista nada acontece.

Last edited 1 mês atrás by mariojscosta
Pity
Pity
Reply to  mariojscosta
1 mês atrás

Acontece, sim. Penalizam os empurrados.

2020
2020
Reply to  Pity
1 mês atrás

… Que por sinal são sempre os mesmos.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
1 mês atrás

Não foi penalizado por ser empurrado, mas por ultrapassar por fora da pista. Ele não estava à frente do Verstappen no apex da curva, porque estava por fora, como foi dito e bem na F1TV, o Lando é sempre previsível, foi criticado por tentar ultrapassar sempre por fora e nunca tentar nada diferente, foi dado dado como exemplo a ultrapassagem do Colapinto ao Alonso, em que tenta por um lado e não resulta, tenta algo diferente e consegue a ultrapassagem.

Thor
Thor
Reply to  mariojscosta
1 mês atrás

Também não consigo entender esta dualidade de critérios.

2020
2020
Reply to  mariojscosta
1 mês atrás

Não acontece pq continua a manipulação e os interesses.
O árabe ao fim até o cumprimentou como “dever cumprido…”
Palhaçada.

jo22101626
jo22101626
1 mês atrás

Grande corrida, dos Ferraris que simplesmente tinha um ritmo mais elevado que os restantes carros. Uma luta muito boa pelo pódio, em que considero que Verstappen continua a fazer o que quer, alargando tragetorias quando lhe dá jeito seja a defender ou a atacar e em que fico com a opinião que Norris não é suficientemente agressivo para superar o holandês. De resto excelentes corridas de Russell e Lawson.

Pity
Pity
Reply to  jo22101626
1 mês atrás

O Verstappen defendeu-se lealmente… até ao momento em que empurrou o Norris.

Thor
Thor
Reply to  jo22101626
1 mês atrás

Se o Norris fosse mais “agressivo”, penso que não acabavam a corrida.

Last edited 1 mês atrás by Thor
Pity
Pity
Reply to  Thor
1 mês atrás

Concordo, mas um dia ele vai-se cansar e vão ter um “Silverstone”.

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 mês atrás

Também acredito que sim, mas neste momento era o mais prejudicado e talvez por isso não o faça. É um pensamento meu.

Pity
Pity
Reply to  Thor
1 mês atrás

Exacto, como aconteceu na Áustria.

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 mês atrás

Exato! Tenho esse momento pouco presente, pois não pude ver essa corrida.

2020
2020
Reply to  jo22101626
1 mês atrás

Se aquelas manobras fossem com o Leclerc, Hamilton, Russel ou até mesmo um max2, acabava-se a mama.

2020
2020
Reply to  jo22101626
1 mês atrás

Se aquelas manobras fossem com o Leclerc, Hamilton, Russel ou até mesmo um max2, acabava-se a mama… Lambada de luva vermelha.

necax007
necax007
1 mês atrás

Vergonha.

2020
2020
Reply to  necax007
1 mês atrás

Max está a precisar de levar uma castanha da de alguém.

2020
2020
Reply to  necax007
1 mês atrás

Max está a precisar de levar uma castanhada de alguém.

2020
2020
1 mês atrás

A todos os Ferraristas, há que questionar: ” … E se os Ferrari não tivessem problemas de pneus!…” Quanto ao título está a culminar sem interesse… Entreguem isso já ao chorão… O interesse maior são os construtores. Já agora, ir buscar uns comentários há uns tempos que alguém dizia que ” … Hamilton deve estar arrependido de ir para Italia em 2025… ‘ “Pois deve estar.” Dia (noite) magistral, fulgoroso, esplêndido… Toquem os sinos em Maranello bem alto para se ouvirem aqui. Ainda há dúvidas?… Deixem de ver o campeonato de 2023 que esse já lá vai. um “aparte”: qual… Ler mais »

Last edited 1 mês atrás by simiao jms
917/30
Reply to  2020
1 mês atrás

Acho piada ver-te chamar Max de “chorão”, ainda para mais tendo em conta o teu choro constante contra tudo o que não venha de Maranello, em especial contra a RBR e Max. E por falar em choros, a ver pela exibição de LH, ainda vais chorar muito é pelo Sainz!

Last edited 1 mês atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
malhaxuxas
malhaxuxas
1 mês atrás

E o nando?
Grande vitória Ferrari. Merecida. Lando e Mclaren desiludiram. Falta agressividade neste Lando. Piastri mal. Ai ai meu caro. Assim não! Russel obrigatório. Hamilton muito mal.
Grandes miúdos, Lawson e Colapinto.
Leclerc nitidamente melhor que Sainz.

Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
1 mês atrás

Então como explica que a Ferrari tenha feito uma dobradinha, se ontem disse que eles desgastavam muito os pneus? 😀

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 mês atrás

Questões sobre anedotas antes de dormir?
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Last edited 1 mês atrás by Thor
Pity
Pity
Reply to  Thor
1 mês atrás

É para dormir melhor 🙂

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 mês atrás

😁

917/30
Reply to  Pity
1 mês atrás

Não está à espera de uma resposta inteligente desse hater pois não???

Thor
Thor
Reply to  917/30
1 mês atrás

😅

Pity
Pity
Reply to  917/30
1 mês atrás

Claro que não 🙂

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Pity
1 mês atrás

Engana-se. Falhei redondamente. E daí?

Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
1 mês atrás

Pois falhou, você só tem olhos para a McLaren, não olha para a evolução das outras equipas. A Ferrari já deixou de comer pneus há algumas corridas.

*RPMS*™
1 mês atrás

Parabéns para Leclerc pela excelente vitória, parabéns á Ferrari pela excelente “dobradinha”!
Muito bom. Espero que esta boa forma da Ferrari se mantenha até ao fim do campeonato.
Grande, grande Verstappen. Ganhou pontos durante este fim de semana a Norris e é apenas isto que ele precisa.
Uma palavra também para a magnifica corrida que Russell fez.
Venha o México!

Cumprimentos

2020
2020
1 mês atrás

… Uma palavra especial para os meninos da sportv, que desde o início á excepção do Nuno Pinto da AMartin, só iria existir um de dois vencedores ( max ou lado), ignorando parte do que o Sainz já tinha feito ontem e aquela situação de que os vencedores naquele circuito saíram sempre da primeira fila
Então não é que venceu o 4 Classificado nos treinos?! Pena foi o primeiro empurrão do max ao Norris não haver logo ali penalização para o holandês.
Ganda Mona!…

917/30
Reply to  2020
1 mês atrás

Foi graças a esse empurrão de Max a Lando que Leclerc passou para 1º…

Pity
Pity
Reply to  2020
1 mês atrás

A não ser que seja uma manobra muito perigosa, na primeira curva perdoam sempre.

Vagueante
Vagueante
Reply to  2020
1 mês atrás

Os meninos da Sporttv às vezes parecem um bocado perdidos em termos tácticos inclusive o puto que é piloto. Ontem viu-se logo que ao mudarem os medios perto das 30 voltas para duros e com carro mais leve, iriam até o fim da corrida. Ainda colocaram por uma dezena de voltas as hipoteses do tempo que perdiriam cada piloto,, etc…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
1 mês atrás

Mais um grande prémio em que foram aplicadas as regras a quase todos menos a um.

Thor
Thor
Reply to  Daniel Sousa
1 mês atrás

😁

917/30
Reply to  Daniel Sousa
1 mês atrás

Essa azia hoje (tal como ontem) está forte…

jacinto-18
1 mês atrás

A partir do momento que “enfiaram”os limites de pista. Só vemos discussões sobre quem atirou para fora ou não. Acabem com essa “merda” e deixem os rapazes pilotar. Hoje ao acompanhar o Rally do centro da Europa verifiquei que já colocam uns apetrechos para limitar as classificativas em zonas que consideram perigosas. Mas colocar carros a 200 Kmh laleado de árvore 🌳 isso já não é perigoso. Está tudo louco, acho que os pilotos também têm culpa porque deixam, sem tomarem posição a FIA e não só fazer o que bem lhes apetece.

hellrun
hellrun
Reply to  jacinto-18
1 mês atrás

Ha dois tipos de “apetrechos” colocados nas classificativas, e normalmente só em rallys de asfalto, e não é por razões de segurança. Os anti-cut, destinados a evitar que os pilotos cortem demasiado as curvas, e lancem toda a especie de lixarada para a estrada (de efeitos duvidosos, e até por vezes originarios de furos, quando ele os pisam inadvertidamente), e as novas chicanes virtuais, em zonas de longas retas, mais para criar uma ZE artificial, e para evitar cortes sucessivos nos motores (as caixas dos WRC têm relações relativamente curtas). Carros a 200km ao pé de arvores? Se isso não… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado