GP do Qatar de F1: Max Verstappen perde a pole-position

Por a 1 Dezembro 2024 08:29

Max Verstappen perdeu a pole position para o Grande Prémio do Qatar depois dos Comissários Desportivos terem aplicado ao piloto da Red Bull Racing uma penalização de um lugar na grelha e um ponto de penalização por “conduzir desnecessariamente devagar numa volta de arrefecimento” num incidente que envolveu George Russell, piloto da Mercedes, na Q3. Russell vai agora arrancar da pole position para a corrida.

Antes das voltas finais da Q3, Russell cruzou-se com o muito mais lento Verstappen e teve de tomar medidas de evasão para passar o piloto da Red Bull, como os Comissários Desportivos explicaram na sua decisão do Documento 49: “O carro 1 [Verstappen] estava a seguir uma estratégia de preparação diferente da do carro 63 [Russell]. O carro 1 estava bem fora do delta e o piloto do carro 1 explicou que tinha deixado passar os carros 4 e 14”, lê-se no veredito dos Comissários Desportivos. “O piloto do carro 63 alegou que tinha aderido ao delta e não esperava que o carro 1 estivesse na trajetória e afirmou que se um carro rodava devagar numa curva de alta velocidade, não deveria estar nessa trajetória.

“Os Comissários Desportivos consideram que este caso é complicado, uma vez que o Carro 1 não cumpriu claramente as Notas do Diretor de Prova e estava claramente a conduzir, na nossa opinião, desnecessariamente devagar, tendo em conta as circunstâncias. Era óbvio que o piloto do Carro 1 estava a tentar arrefecer os pneus. Ele também podia ver o carro 63 a aproximar-se, pois olhou para o espelho várias vezes enquanto estava na pequena reta entre as curvas 11 e 12.”

Explicando a penalização aplicada a Verstappen, os Comissários Desportivos acrescentaram: “Invulgarmente, este incidente ocorreu quando nenhum dos carros estava a fazer uma volta de ‘ataque’. Se o carro 63 estivesse numa ‘push lap’, a penalização teria sido muito provavelmente a habitual penalização de 3 posições na grelha, no entanto, para atenuar a penalização, era óbvio que o piloto do carro 63 tinha uma visibilidade clara do carro 1 e que nenhum dos carros estava numa ‘push lap’.”

FOTO MPSA/Philippe Nanchino

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917/30
1 mês atrás

É justo, ainda que não fosse numa volta rápida, Russell foi prejudicado na sua volta de preparação.

Vespamax
Vespamax
1 mês atrás

Inventem penalizações a todos os que não são bifes que assim os bifes ganham de certeza a nova Fórmula BIFE.

canam
canam
1 mês atrás

Há sempre uma penalização desconhecida que espera pelo Vestappen. A F1 tornou-se isto!

Last edited 1 mês atrás by Canam
Vespamax
Vespamax
1 mês atrás

O Português só mostrou que é mais escumalha do mesmo saco, espero que seja corrido tão depressa quanto possível.

Pity
Pity
Reply to  Vespamax
1 mês atrás

O português, tal como os seus antecessores, limita-se a enviar o incidente para os comissários. São eles que decidem penalizar ou não.

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 mês atrás

Há pessoas que nem “passam os olhos” nos artigos, como explicar esse tipo de coisa?

Cágado1
Reply to  Vespamax
1 mês atrás

Mais um que não sabe que não é o Director de Prova que aplica penalizações, é o Colégio de Comissários Desportivos. Já chegava de tanta ignorância!

Vespamax
Vespamax
Reply to  Cágado1
1 mês atrás

Não devia ter mandado o incidente, porque não houve incidente nenhum. Temos alguém a deixar espaço para os da frente para preparar a sua volta rápida e temos outro que vem a voar.
Então o ponto de vista correto é que o Max devia encostar no Alonso e estragar a volta dele porque o Bife vinha a voar no Delta dele.
O andamento nas voltas de preparação é condicionado pelo Delta do Bife…
Está a ficar uma palhaçada, mais vale o WRC, aí não há comissários a roubar…

Cágado1
Reply to  Vespamax
1 mês atrás

Escusas de repetir as desculpas do Max, que eu tb as li. O Director de Prova foi informado de que um piloto a andar lento na linha de corrida tinha obrigado outro a sair de pista, para se desviar. Mandou investigar, que é o que lhe compete. O resto é com o CCD. Se quiseres mandar vir, mesmo que eu ache que agiram bem, manda vir com eles.

Pity
Pity
1 mês atrás

A penalização é justa. Efectivamente Max prejudicou o Russell.
Não acredito que uma penalização de um lugar vá fazer alguma diferença, visto Max continuar a sair da primeira fila, e é sabido que ele costuma largar bem.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
1 mês atrás

Justa porquê? As regras dizem que não se pode bloquear alguém que está numa volta rápida, uma volta de preparação não é uma volta rápida, mais parece uma caça às bruxas. Queixam-se do motoGP ser demasiado Espanhol, a F1 começa a ser demasiadamente inglesa para o meu gosto. Desde pilotos Ingleses, O Albon também é inglês por nacionalidade, sem contar com pilotos da Commonwealth.

Cágado1
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

As regras também dizem que não se pode ir demasiado devagar. O Max levou o Russell para a gravilha, sujou-lhe os pneus, pode até ter danificado o fundo, deu-lhe cabo da volta de preparação, com consequências na volta a contar. Pode não o ter feito de propósito, mas infringiu a lei guiando desnecessariamente devagar na trajetória de corrida. A penalização era devida e o Colégio de Comissários Desportivos teve o bom senso de não a tornar demasiado pesada.

Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

Xenofobia, aqui, não.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 mês atrás

Que palhaçada, se nenhum estava em volta rápida é mais um roubo desta vergonha de F1 tendenciosa para os ingleses. Resta saber se o comissário é outra vez o Herbert.

Last edited 1 mês atrás by F1 FOR FUN
Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

O Russell estava a preparar uma volta rápida, diferente de estar a desacelerar.

Cágado1
1 mês atrás

Parece-me inegável que ele estragou a volta de preparação do Russell – intencionalmente ou por distração não sei. O Russell sujou os pneus e pode ter danificado o fundo, queixou-se disso logo na entrevista e podia ainda ter sido pior. Acho uma decisão adequada: repõe o lugar que provavelmente seria do Russell, sem essa perda de tempo e não prejudica demasiado o Max (como os 3 lugares standard prejudicariam).

Last edited 1 mês atrás by Cágado1
Vespamax
Vespamax
1 mês atrás

Análise de um bife sério
https://www.youtube.com/watch?v=myyXlfrheyA

Pity
Pity
Reply to  Vespamax
1 mês atrás

Bife de peru, de vaca, de porco, ou de frango?

Zacspeed
Zacspeed
Reply to  Pity
1 mês atrás

Bife com melão;)

Pity
Pity
Reply to  Zacspeed
1 mês atrás

É bom? Nunca comi😀

917/30
Reply to  Vespamax
1 mês atrás

Desconhecia a situação do Alonso ter abrandado à frente de Max, fazendo fé que esta explicação é verdadeira, revejo a minha posição e considero que Max foi mal penalizado.

MLS
MLS
1 mês atrás

Só tenho a dizer que espero por “cenas do próximo episódio”.
Isto é abrir precedentes para este tipo de penalização. Que nunca foi visto até agora.

MLS
MLS
Reply to  MLS
1 mês atrás

Vi os unboard agora.
Isto é só ridiculo.
Estão todos em prep lap.
Max tem Alonso na frente dele.
Russel vem a dár gas feito todo estupido e a culpa é do Max.
Que devia ter feito o Max??

Pity
Pity
Reply to  MLS
1 mês atrás

Feito estúpido, porquê? Se estava a preparar-se para iniciar mais uma volta rápida, queria que ele fosse a pastar? Se ele tivesse acabado de fazer uma volta rápida e estivesse a desacelerar, aí sim, você teria razão. É preciso deixar as paixões de fora e analisar as situações com a cabeça.

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 mês atrás

A última frase é sintomática do que acontece frequentemente nos comentários que lemos “aqui”.

Pity
Pity
Reply to  Thor
1 mês atrás

Sim. Pela minha parte, tento ser o mais imparcial possível, embora nem sempre consiga, admito.

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 mês atrás

Ninguém é totalmente imparcial, mas há visões mais estreitas do que outras. 😁

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 mês atrás

Às pessoas que estão a dizer que a penalização é justa, quantas vezes uma penalização foi dada por o mesmo acontecer numa “cool down lap”? É que eu não me lembro de nenhuma.

E não acham que isto abre o precedente para que um piloto acelere numa “cool down lap” para forçar a penalização do piloto que apanhar pela frente?

Se vocês acham esta penalização de treta justa, depois do colégio de comissários ter fechado os olhos a coisas bem piores, nem sei que vos diga.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
1 mês atrás

Russell não estava numa cool down lap, estava numa prep lap.

MLS
MLS
Reply to  Pity
1 mês atrás

Que relevante isso é?
O que interessa é que não estava numa fast lap.

Last edited 1 mês atrás by MLS
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