GP do Qatar de F1: Max Verstappen perde a pole-position
Max Verstappen perdeu a pole position para o Grande Prémio do Qatar depois dos Comissários Desportivos terem aplicado ao piloto da Red Bull Racing uma penalização de um lugar na grelha e um ponto de penalização por “conduzir desnecessariamente devagar numa volta de arrefecimento” num incidente que envolveu George Russell, piloto da Mercedes, na Q3. Russell vai agora arrancar da pole position para a corrida.
Antes das voltas finais da Q3, Russell cruzou-se com o muito mais lento Verstappen e teve de tomar medidas de evasão para passar o piloto da Red Bull, como os Comissários Desportivos explicaram na sua decisão do Documento 49: “O carro 1 [Verstappen] estava a seguir uma estratégia de preparação diferente da do carro 63 [Russell]. O carro 1 estava bem fora do delta e o piloto do carro 1 explicou que tinha deixado passar os carros 4 e 14”, lê-se no veredito dos Comissários Desportivos. “O piloto do carro 63 alegou que tinha aderido ao delta e não esperava que o carro 1 estivesse na trajetória e afirmou que se um carro rodava devagar numa curva de alta velocidade, não deveria estar nessa trajetória.
“Os Comissários Desportivos consideram que este caso é complicado, uma vez que o Carro 1 não cumpriu claramente as Notas do Diretor de Prova e estava claramente a conduzir, na nossa opinião, desnecessariamente devagar, tendo em conta as circunstâncias. Era óbvio que o piloto do Carro 1 estava a tentar arrefecer os pneus. Ele também podia ver o carro 63 a aproximar-se, pois olhou para o espelho várias vezes enquanto estava na pequena reta entre as curvas 11 e 12.”
Explicando a penalização aplicada a Verstappen, os Comissários Desportivos acrescentaram: “Invulgarmente, este incidente ocorreu quando nenhum dos carros estava a fazer uma volta de ‘ataque’. Se o carro 63 estivesse numa ‘push lap’, a penalização teria sido muito provavelmente a habitual penalização de 3 posições na grelha, no entanto, para atenuar a penalização, era óbvio que o piloto do carro 63 tinha uma visibilidade clara do carro 1 e que nenhum dos carros estava numa ‘push lap’.”
FOTO MPSA/Philippe Nanchino
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
É justo, ainda que não fosse numa volta rápida, Russell foi prejudicado na sua volta de preparação.
Inventem penalizações a todos os que não são bifes que assim os bifes ganham de certeza a nova Fórmula BIFE.
Há sempre uma penalização desconhecida que espera pelo Vestappen. A F1 tornou-se isto!
O Português só mostrou que é mais escumalha do mesmo saco, espero que seja corrido tão depressa quanto possível.
O português, tal como os seus antecessores, limita-se a enviar o incidente para os comissários. São eles que decidem penalizar ou não.
Há pessoas que nem “passam os olhos” nos artigos, como explicar esse tipo de coisa?
Mais um que não sabe que não é o Director de Prova que aplica penalizações, é o Colégio de Comissários Desportivos. Já chegava de tanta ignorância!
Não devia ter mandado o incidente, porque não houve incidente nenhum. Temos alguém a deixar espaço para os da frente para preparar a sua volta rápida e temos outro que vem a voar.
Então o ponto de vista correto é que o Max devia encostar no Alonso e estragar a volta dele porque o Bife vinha a voar no Delta dele.
O andamento nas voltas de preparação é condicionado pelo Delta do Bife…
Está a ficar uma palhaçada, mais vale o WRC, aí não há comissários a roubar…
Escusas de repetir as desculpas do Max, que eu tb as li. O Director de Prova foi informado de que um piloto a andar lento na linha de corrida tinha obrigado outro a sair de pista, para se desviar. Mandou investigar, que é o que lhe compete. O resto é com o CCD. Se quiseres mandar vir, mesmo que eu ache que agiram bem, manda vir com eles.
A penalização é justa. Efectivamente Max prejudicou o Russell.
Não acredito que uma penalização de um lugar vá fazer alguma diferença, visto Max continuar a sair da primeira fila, e é sabido que ele costuma largar bem.
Justa porquê? As regras dizem que não se pode bloquear alguém que está numa volta rápida, uma volta de preparação não é uma volta rápida, mais parece uma caça às bruxas. Queixam-se do motoGP ser demasiado Espanhol, a F1 começa a ser demasiadamente inglesa para o meu gosto. Desde pilotos Ingleses, O Albon também é inglês por nacionalidade, sem contar com pilotos da Commonwealth.
As regras também dizem que não se pode ir demasiado devagar. O Max levou o Russell para a gravilha, sujou-lhe os pneus, pode até ter danificado o fundo, deu-lhe cabo da volta de preparação, com consequências na volta a contar. Pode não o ter feito de propósito, mas infringiu a lei guiando desnecessariamente devagar na trajetória de corrida. A penalização era devida e o Colégio de Comissários Desportivos teve o bom senso de não a tornar demasiado pesada.
Xenofobia, aqui, não.
Que palhaçada, se nenhum estava em volta rápida é mais um roubo desta vergonha de F1 tendenciosa para os ingleses. Resta saber se o comissário é outra vez o Herbert.
O Russell estava a preparar uma volta rápida, diferente de estar a desacelerar.
Parece-me inegável que ele estragou a volta de preparação do Russell – intencionalmente ou por distração não sei. O Russell sujou os pneus e pode ter danificado o fundo, queixou-se disso logo na entrevista e podia ainda ter sido pior. Acho uma decisão adequada: repõe o lugar que provavelmente seria do Russell, sem essa perda de tempo e não prejudica demasiado o Max (como os 3 lugares standard prejudicariam).
Análise de um bife sério
https://www.youtube.com/watch?v=myyXlfrheyA
Bife de peru, de vaca, de porco, ou de frango?
Bife com melão;)
É bom? Nunca comi😀
Desconhecia a situação do Alonso ter abrandado à frente de Max, fazendo fé que esta explicação é verdadeira, revejo a minha posição e considero que Max foi mal penalizado.
Só tenho a dizer que espero por “cenas do próximo episódio”.
Isto é abrir precedentes para este tipo de penalização. Que nunca foi visto até agora.
Vi os unboard agora.
Isto é só ridiculo.
Estão todos em prep lap.
Max tem Alonso na frente dele.
Russel vem a dár gas feito todo estupido e a culpa é do Max.
Que devia ter feito o Max??
Feito estúpido, porquê? Se estava a preparar-se para iniciar mais uma volta rápida, queria que ele fosse a pastar? Se ele tivesse acabado de fazer uma volta rápida e estivesse a desacelerar, aí sim, você teria razão. É preciso deixar as paixões de fora e analisar as situações com a cabeça.
A última frase é sintomática do que acontece frequentemente nos comentários que lemos “aqui”.
Sim. Pela minha parte, tento ser o mais imparcial possível, embora nem sempre consiga, admito.
Ninguém é totalmente imparcial, mas há visões mais estreitas do que outras. 😁
Às pessoas que estão a dizer que a penalização é justa, quantas vezes uma penalização foi dada por o mesmo acontecer numa “cool down lap”? É que eu não me lembro de nenhuma.
E não acham que isto abre o precedente para que um piloto acelere numa “cool down lap” para forçar a penalização do piloto que apanhar pela frente?
Se vocês acham esta penalização de treta justa, depois do colégio de comissários ter fechado os olhos a coisas bem piores, nem sei que vos diga.
Russell não estava numa cool down lap, estava numa prep lap.
Que relevante isso é?
O que interessa é que não estava numa fast lap.