GP do Japão F1, Q1: Lance Stroll e Esteban Ocon eliminados

Com pista seca e bancas repletas, as equipas preparavam-se para a sessão de qualificação para o GP do Japão. Depois da McLaren ter liderado todas as sessões de treinos, era tempo para o primeiro momento de grande tensão do fim de semana. Com 34 °C de temperatura de pista, 14,7 °C de temperatura do ar e 58% de humidade, os pilotos enfrentavam as 18 curvas do traçado de Suzuka em condições ideais.
Os primeiros tempos começaram a ser colocados no segundo 29, com Oliver Bearman a passar pela liderança na tabela de tempos, destronado por Gabriel Bortoleto. Mas as verdadeiras referências surgiram pouco depois com Charles Leclerc a entrar no segundo 28 e Lando Norris a tirar 0,3 segundos ao tempo do monegasco. Max Verstappen saltou para a segunda posição, enquanto o novo colega, Yuki Tsunoda, tinha feito o quarto tempo. Oscar Piastri roubou o lugar do colega de equipa e George Russell tratou de se instalar no segundo posto.
A meio da sessão, estavam na zona de eliminação Lewis Hamilton, Isack Hadjar, Lance Stroll, Oliver Bearman e Esteban Ocon. Norris regressou ao topo da tabela de tempos (primeiro a entrar no segundo 27), com Leclerc em segundo e Piastri em terceiro. Hamilton saltou para o sexto, atrás de Bearman que também conseguiu reentrar no top 5.
A cinco minutos do fim, Liam Lawson, Fernando Alonso, Kimi Antonelli, Isack Hadjar e Lance Stroll.
Chegava o tempo das derradeiras voltas, que iam definir quem ficava de fora na Q1. Hadjar queixava-se de um problema no cockpit, que o afetava muito, de forma a não conseguir extrair tudo do seu monolugar.
Piatri regressou ao primeiro lugar, com seguido de Russell, Norris, Leclerc e Hamilton. No extremo oposto da tabela, ficavam eliminados na Q3 Nico Hulkenberg, Bortoleto, Esteban Ocon, Jack Doohan e Lance Stroll. Piastri ficava com o melhor tempo (1:27.687) seguido de Russell, Norris, Leclerc e Hamilton.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI