GP do Japão F1: Acidentes, fogo na relva e muito pouco tempo em pista no TL2

Por a 4 Abril 2025 08:17

O segundo treino livre do GP do Japão permitiu tirar poucas conclusões. Numa sessão severamente encurtada, foram vários incidentes a motivar interrupções. Foram quatro bandeiras vermelhas e mais de 35 minutos de tempo perdido, o que mostra o quão pouco se rodou em Suzuka. Oscar Piastri ficou com o melhor tempo da sessão, que ainda permitiu algumas simulações de qualificação.

A segunda sessão de treinos começou de forma lenta, com os pilotos a gradualmente entrarem em pista na espetacular pista de Suzuka.

Os primeiros tempos começaram a surgir no segundo 30, com Liam Lawson a colocar na tabela de tempos a primeira referência, destronado pouco depois por Yuki Tsunoda. Mas a sessão ficou interrompida logo ao final dos primeiros oito minutos. Jack Doohan teve uma saída de pista na sua quarta volta que danificou severamente o seu Alpine. As bandeiras vermelhas foram mostradas e a Alpine iria ter muito trabalho para reparar o carro. Não será de espantar se for preciso usar um chassis novo.

Nesta fase, George Russell (duros) tinha o melhor tempo, seguido de Lewis Hamilton (duros), Fernando Alonso, Isack Hadjar e Yuki Tsunoda, os três com pneus médios colocados.

Com 29 minutos para o fim da sessão, as bandeiras verdes voltaram a ser mostradas e os pilotos regressaram à pista para completarem os seus programas. Mas apenas quatro minutos depois do recomeço da sessão, Fernando Alonso saiu de pista na curva 9, ficando na caixa de gravilha. O carro não pareceu muito danificado, mas era o fim da sessão para o piloto espanhol e mais uma interrupção, roubando tempo precioso às equipas.

Com pouco menos de vinte minutos para o fim da sessão, os pilotos regressaram à pista, num treino muito comprometido e com pouco tempo de pista. Os pilotos avançaram para as simulações de qualificação, com o tempo com as borrachas mais duras a ficar muito encurtado.

Os tempos começaram finalmente a cair. Charles Leclerc, George Russell e Lewis Hamilton passaram brevemente pelo topo da tabela, tal como Isack Hadjar, mas foi Lando Norris a agarrar o melhor registo. Mas, numa sessão com muitas interrupções, surgiu mais uma por um motivo inusitado. A relva que ladeia a curva 8 pegou fogo e foi necessário mostrar bandeiras vermelhas para apagar o fogo, pouco mais de cinco minutos depois o recomeço da sessão.

Com sete minutos para o fim do treino, os pilotos regressaram à pista, já poucos com pneus macios à vista. Lando Norris , Oscar Piastri, Charles Leclerc, Pierre Gasly Lance Stroll e Alex Albon eram os pilotos que ainda tentavam melhorar os seus registos. Oscar Piastri suplantou o tempo do seu colega de equipa e subiu ao primeiro lugar da tabela.

Segundos antes do final da sessão, mais uma bandeira vermelha, com a relva novamente a incendiar-se.

Oscar Piastri ficou com o melhor tempo (1:28.114), seguido de Lando Norris (+0.049 seg.) e Isack Hadjar (+0.355 seg.) a fechar o top 3. Lewis Hamilton e Liam Lawson completaram o top 5.

Poucas conclusões há para tirar desta sessão, que teve apenas 25 minutos de tempo útil. Os McLaren pareceram fortes na qualificação, mas numa sessão tão afetada (quatro bandeiras vermelhas), qualquer análise carece de mais voltas e dados. O exemplo da Racing Bulls é o mais flagrante. Ambos os carros ficaram claramente à frente dos colegas da Red Bull, um cenário que no domingo dificilmente se repetirá. Será que a Red Bull está em apuros? Não se pode dizer, pois as voltas de qualificação foram afetadas e a Red Bull foi das equipas que não tentou melhorar os tempos nas segundas tentativas. Uma sessão que não sorriu aos engenheiros e a quem foi ver, pois o tempo em pista foi muito pouco.

Os organizadores corrida terão de rever a questão da relva seca, que se incendiou por duas vezes (relva muito seca, as faíscas do fundo dos carros e o vento foram uma mistura pouco recomendável). Espera-se chuva para o fim de semana, especialmente domingo, mas certamente que é algo que terá de ser revisto, pois interromper duas vezes a sessão por causa disso não é positivo.

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2fast4u
2fast4u
11 dias atrás

E a tabela dos tempos?

Pity
Pity
11 dias atrás

Lawson deve ter-se sentido vingado ao terminar na frente do Verstappen…

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Pity
11 dias atrás

Atrás do Hadjar deixa essa vingança …. um tanto ridícula, não? Já já vai para o seu sítio. Ainda por cima continua arrogante, como se viu pelo comentário que fez sobre o Norris.
Uns patins bem metidos, era o que merecia.

Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
11 dias atrás

Sim, atrás do Hadjar, mas foi a primeira vez que pegou neste carro. E o que é que ele disse sobre o Norris?

Phil1971
Phil1971
Reply to  Pity
11 dias atrás

Desculpe estar a meter-me no dialogo, mas este Tl2 creio que dá para tirar poucas conclusões. Pelo contrário se olharmos para o tl1 Lawson fica mal ao contrário de Tsunoda que também pela primeira vez com o carro fica muito perto do Verstappen.

Pity
Pity
Reply to  Phil1971
11 dias atrás

Sim, o TL2 não foi significativo, mas pondo-nos na pele do Lawson, para ele deve ter significado alguma coisa.
E se falamos sobre o que significou o TL1…vemos o Piastri a calendários do Norris, muito diferente do que vimos no TL2. Quero dizer com isto que os treinos de sexta-feira só significam alguma coisa para as equipas, não para os adeptos.

malhaxuxas
malhaxuxas
11 dias atrás

Piastri já já vira o ódio de estimação aqui da tifosada.
Grande miúdo. A mostrar fibra de campeão.

Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
11 dias atrás

Então e no primeiro treino? 🙂

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  Pity
11 dias atrás

Como sabe muito bem, preparação, voltas de instalação, afinação daqui e de acolá. Depois TL2 e TL3 andar em pista para testar testar …
Domingo, vitória.

canam
canam
11 dias atrás

O Tsunoda já mostrou que tem outro andamento, está muito próximo do Max.É outra coisa.

garantia4
garantia4
11 dias atrás

O Alesi era sempre o vencedor do GP nas 6as feiras, serve isto para dizer que os TL2 não são a 2ª etapa de uma competição como às vezes parece da forma como é relatado; contudo, regista-se os 0.4 de vantagem dos papaias, eles que conseguiram completar voltas de qualificação, e ainda ecoam as palavras do jack Russell, há semanas atrás, afirmando que os McL poderão ganhar todas as corridas do campeonato. Doohan. Merece uma crítica não lhe terem permitido participar nos TL2 numa pista tão exigente como esta. E pelas imagens on-board parece que o acidente foi da sua… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  garantia4
11 dias atrás

Quem é o Jack Russell?
O Doohan participou no TL2…
Ai essa noite mal dormida…. 🙂

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
11 dias atrás

Lapso de escrita! Não participou no TL1. O que para um rookie, e logo em Suzuka, …

joaolima
joaolima
Reply to  garantia4
10 dias atrás

Quando alguém se engana num comentário, é lapso de escrita. Quando um artigo aparece com algum lapso de escrita, cai o Carmo e a Trindade…

garantia4
garantia4
Reply to  joaolima
10 dias atrás

Mas não é óbvio que foi lapso de escrita? Não é óbvio que a crítica, certa ou errada, teve como objecto o não
ter alinhado na sessão anterior, com a agravante de ser em Suzuka ?

Por acaso no que me toca pessoalmente não me lembro de ter criticado lapsos de escrita da redacção. Inclinações para esta equipa ou aquele piloto, sim, agora esses erros involuntários, não.

Maui
Maui
Reply to  Pity
10 dias atrás

É o colega de equipa do Pierre Antonelli…

Pity
Pity
Reply to  Maui
10 dias atrás

😀😀😀😀😀

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