GP do Japão de F1: Max Verstappen regressa às vitórias, e vão 64!

Já não vencia desde o GP do Qatar de 2024, mas Max Verstappen (Red Bull RB21-Honda RBPT) regressou aos triunfos no Japão depois de uma corrida que começou a vencer na qualificação, ao fazer a pole.
Hoje, arrancou bem, e manteve-se sempre na frente – exceto durante as trocas de pneus – nunca permitindo que os McLaren se posicionassem para o suplantar.
Uma corrida algo aborrecida, com poucas mudanças de posição, que valeu pelas últimas voltas em que a aproximação de Lando Norris (McLaren MCL39-Mercedes) e Oscar Piastri (McLaren MCL39-Mercedes) se deu, sem que Verstappen permitisse que entrassem na zona do DRS, com o piloto da Red Bull a vencer na frente de Norris e Piastri, com o australiano a tentar nas últimas voltas passar para a frente do seu colega de equipa sem sucesso.
Os seis primeiros foram no final da corrida exatamente os mesmos do momento do arranque, e isso explica um pouco do que foi esta procissão de alta velocidade, que só a 10 voltas do fim se intensificou com os dois McLaren a tentar aproximar-se de Verstappen. O momento mais intenso da corrida acabou por ser entre Verstappen e Norris na saída das boxes, quando ambos trocaram pneus e saíram juntos, com o piloto da McLaren a ir à relva ao tentar manter-se ao lado de Verstappen, que como é lógico, não deu um milímetro ao seu adversário. As coisas correram mal a Verstappen nas boxes, pois a sua troca de pneus foi um segundo mais lenta do que a de Norris, cronometrada em 3,3s contra 2,3s da McLaren, e isso levou ao encontro imediato entre ambos no regresso à pista. No ‘cool room’ Verstappen definiu muito bem a questão: “tens um carro um bocado caro para corta relvas…”
Esta pista era suposto ser melhor para a McLaren, mas do outro lado esteve Max Verstappen que no ‘braço’ levou a melhor e foi ele claramente a fazer a diferença. Com este resultado, Verstappen fica apenas a um ponto da liderança do campeonato que se mantém na posse de Lando Norris.
A corrida fica ainda marca pelo pedido de troca de posição de Oscar Piastri, que sentia ter mais ritmo que o seu colega de equipa, Lando Norris, na perseguição a Max Verstappen, mas Norris respondeu, aproximou-se um pouco do piloto da Red Bull, com Piastri sempre a morder os calcanhares do seu colega de equipa. Mas não passou disso até à bandeirada de xadrez.
O momento-chave da corrida divide-se a ‘meias’ entre a qualificação e a…partida.
Depois de vitórias de Lando Norris e Oscar Piastri, agora foi a vez de Max Verstappen, que se ‘mostra’ aos homens da McLaren, assegurando que apesar de ter aparentemente um carro menos competitivo que os ‘papaia’, têm de contar com ele, especialmente se conseguir a pole position. No Japão, o neerlandês aproveitou o facto de Suzuka ser uma pista muito difícil de ultrapassar o que se prova pelo facto dos seis primeiros no final serem exatamente os mesmos que eram na partida.
Depois do oitavo lugar na Austrália e da desclassificação na China, quarto lugar para Charles Leclerc (Ferrari SF-25-Ferrari) depois de uma corrida muito aborrecida. Sem andamento para os McLaren, só teve de ‘controlar’ George Russell atrás de si.
George Russell (Mercedes FW16-Mercedes) foi quinto, e depois de dois pódios, este fim de semana nem sequer esteve perto de poder fazer melhor- Foi , na volta 20 o primeiro dos homens da frente a ir às boxes, mas isso não lhe valeu de muito ainda que tenha terminado perto do homem da Ferrari.
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes FW16) foi sexto, repetindo o lugar da China, tornando-se nesta corrida o mais jovem líder de sempre de uma corrida de Fórmula 1. Prolongou imenso o seu primeiro stint, liderou durante algum tempo a corrida e…bateu Verstappen como o mais jovem piloto de sempre a liderar um Grande Prémio, o que o neerlandês tinha feito em Espanha 2016.
Lewis Hamilton (Ferrari SF-25-Ferrari) foi sétimo na frente de Isack Hadjar (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT), Alex Albon (Williams FW47-Mercedes) com Oliver Bearman (Haas VF-25-Ferrari) a fechar o top 10.
Pensava-se que a meteorologia pudesse afetar a corrida, mas isso não sucedeu, o que contribuiu imenso para uma.. procissão.
Lewis Hamilton progrediu no início da corrida com uma estratégia alternativa: optou por pneus duros e depois médios, ao contrário dos seus principais rivais, que usaram médios e depois duros. No entanto, a vantagem teórica de ter pneus médios mais frescos não se concretizou para Hamilton, que, apesar de ter pressionado Antonelli brevemente após a paragem nas boxes, perdeu rendimento e terminou a mais de 10 segundos do estreante. Quem teve uma grande corrida foi o franco-argelino Isack Hadjar, que terminou num impressionante oitavo lugar, o seu primeiro top 10 da carreira.
Alex Albon (Williams FW47-Mercedes) foi nono, o seu pior resultado do ano até aqui. foi notadfo várias vezes durante a corrida, mas pelo que ‘refilou’ da estratégia da equipa via rádio.
Oliver Bearman (Haas VF-25-Ferrari) pontua pela segunda vez em três corridas. Terminou em décimo depois de uma corrida, em que terminou exatamente na mesma posição em que arrancou.
Fernando Alonso (Aston Martin AMR25-Mercedes) terminou finalmente uma corrida, mas em 11º, fora dos pontos.
A primeira corrida de Yuki Tsunoda com a Red Bull foi apagada, com o japonês a terminar o 12º lugar. Ainda assim, passou Liam Lawson, tinha conseguido, mas ainda assim continuando a série de pontos da Red Bull sem marcar com o seu segundo carro em 2025. Ainda assim, ganhou duas posições durante a modesta corrida. Pierre Gasly (Alpine A525-Renault) foi 13º, ainda não pontuou este ano.
Carlos Sainz (Williams FW47-Mercedes) foi 14º, fez uma corrida muito apagada, só deu nas vistas quando falhou travagens e saiu de pista na chicane.
Jack Doohan (Alpine A525-Renault) partiu de 19º e terminou em 15º o que só por si é um feito, especialmente porque ninguém desistiu. Todos os 20 carros chegaram ao fim.
Liam Lawson (Red Bull RB21-Honda RBPT) foi 17º, começou em 13º o que significa que esteve modesto, falhando essencialmente na estratégia, pois foi de pneus médios mudando depois para macios, mas não resultou.

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Várias elações a retirar desta corrida, Verstappen neste momento está num nível muito superior aos demais, que neste momento com o quarto carro mais rápido é o principal candidato ao título, assim de repente apenas me lembro de alonso andar a fazer coisas semelhantes no tempo de Ferrari e não num nível tão elevado. Piastri tem que ser o piloto a apostar para bater Verstappen, hoje acho mesmo que teria dado luta pela vitória caso tivessem trocado os carros. Ferrari Mercedes bastante afastados dos três da frente mas gostei de ver o ritmo de Antonelli
É isso. Tem um carro para o lugar 7 e 8 mas ganha corridas… é isso. Continua assim que vais longe.
Basicamente se o Verstappen fosse treinador do Arouca, o Arouca estava em primeiro lugar no campeonato mesmo sem jogadores. É mesmo isso, é mesmo assim a vida. Força continua com esse espirito.
Mas se calhar se fosse treinador do SC Braga já tinha sido campeão
Mas por acaso o max verstappen tem carro para lutar para o 7 ou 8 lugar?
O Verstappen tem um excelente carro para ele. É uma infantilidade endeusar as pessoas.
Só como exemplo estar a colocar a dupla Mercedes – Antonelli atras da dupla RedBull Verstappen é ridículo. É uma obrigação o Max dar no RedBull mais que o Kimi no Mercedes.
E a Ferrari está assim tão boa também?
Chega dizer, e bem, que o Verstappen tem estado tão bem, que consegue ficar à frente dos McLaren e do Russel.
Se fosse do Famalicão também seria.😁
Eu até acho que o carro do Verstappen dá para 12° no máximo, o resto são “mãozinhas”. 😁
Max a maximizar, completando aquela pole estratosfe’rica e aproveitando as condições da pista húmida ( e só se conseguir ultrapassar na recta da meta), após a esperada visita da chuva de noite e de manhã, e os 14 graus atmosféricio e 21 no asfalto no início. No fim, com a pista já seca, agradeceu aproveitou a falta de coragem do muro da McL que tinha os carros mais rápidos. Sem erros e sempre absolutamente no limite. Chapeau
Gosto muito do circuito de Suzuka mas, com estes carros, as corridas são chatas, a pista é muito estreita. Entre os dez primeiros houve UMA ultrapassagem apenas e, ao todo, não devem ter chegado às dez. Corrida sem mácula do Max. Norris poderá ter perdido a corrida (ou não) pela estratégia da McLaren, Ir trocar de pneus ao mesmo tempo que Verstappen, não me pareceu a melhor decisão. O lado bom, é que temos o campeonato ao rubro, com três vencedores diferentes (quatro se contarmos a sprint) em outras tantas corridas. Piastri queria passar Norris, acreditando que poderia superar Verstappen… Ler mais »
Max Emilian Verstappen! O homem é o mais perto da perfeição que um piloto pode esperar. Diria que os únicos que assustam em termos de potencial são; Piastri e Antonelli. Hadjar tem vindo a surpreender bastante e deu um banho ao Lawson que não é grande piloto, admita-se. Albon anda danado. Lol. É bom ver que a narrativa de que estava de certa forma acomodado ao lugar por não ter competição, é treta. Sainz até agora tem sido medíocre. Não só Albon é excelente, como mostra uma faceta mais tenaz e combativa, puxando a equipa para a frente. Tsunoda não… Ler mais »
Suzuki com estes F1 é igual m…..da
Desculpem o desabafo. Mas é mau demais para ser verdade. Salvou-se Vesrtappen com a sua mestria.
Grande vitória do Max no braço contra 2 carros muito mais rápidos e competitivos os mclaren que mais uma vez deitaram uma vitória ao lixo e a mostrar o quão bom o Max dos melhores pilotos da história da f1 mais talentoso e consistente e que é tetra campeão e está na luta pelo pentacampeonato, neste momento a luta pelo título parece ser entre o max e os 2 pilotos da mclaren Norris e piastri a não ser que hajam atualizações significativas e eficientes da Mercedes e da Ferrari nos próximos GP, veremos para já um campeonato interessante e competitivo!… Ler mais »
Prova sem grande interesse, porque a chuva acabou por não vir. O Max arrancou na frente e a partir daí controlou a corrida mas a equipa de box levou tempo demais na troca de pneus, o que por pouco não meteu o Norris ( que se semi despistou na relva ) na frente, e aí a história seria outra. A coisa decidiu-se aí. Numa luta tão apertada, aquele segundo a mais podia ser decisivo. Se o Norris se apanhasse na frente tinha a corrida ganha. O campeonato está equilibrado, mas o Mclaren continua a ser o melhor carro, embora os… Ler mais »
(…) “A primeira corrida de Yuki Tsunoda com a Red Bull foi apagada, com o japonês a terminar o 12º lugar. [ Ainda assim ], passou Liam Lawson, tinha conseguido, mas [ ainda assim ] continuando a série de pontos da Red Bull sem marcar com o seu segundo carro em 2025. [ Ainda assim ], ganhou duas posições durante a modesta corrida. Pierre Gasly (Alpine A525-Renault) foi 13º, ainda não pontuou este ano.“ (…) Reparem na redação EXÍMIA deste parágrafo!!! Entre outros mimos, a repetição inapropriada da expressão ‘ainda assim’ é de deixar Camões totalmente cego! Kudos para o… Ler mais »
Tem de aprender que aqui não se pode criticar os elementos da redacção por escreverem mal, sob pena de se receber uma chuva de votos negativos. O que se passa aqui é aquilo que o povo exprimiu no provérbio «em terra de cegos, quem tem um olho é rei». Embora seja um reino de fantasia, o certo é que alguns dos leitores que bombardeiam as críticas ao mau português com votos negativos escrevem tão mal que fazem o português sofrível do JLA parecer bom. Isto é a expressão de um fenómeno a que hesitaria em chamar «iliteracia»: é mais a… Ler mais »
Max noutro nível de pilotagem e coragem ao volante , não resta a menor duvida que apesar de haver no grid jovens pilotos muito talentosos , raposas velhas como o Hamilton e Alonso e outros medianos , nenhum lá chega …. Mclaren vai ter um problema para resolver… Piastri é claramente superior ao Landinho e vai atacar… o que irá levantar a cólera de todos os comentadores e afins Ingleses…. difícil gestão para o Zak , mas está claro que para ter aspirações ao titulo de pilotos algo terá de ser feito….
Para quem poderia, eventualmente, dar como adquirido que Max Verstappen estava «meio arrumado» poderá ter ficado algo apreensivo com o desempenho do tetracampeão mundial num dos mais belos circuitos automobilísticos. Em boa hora a equipa Red Bull se livrou daqueles dois magos de pilotagem, Sergio Pérez e Liam Lawson, pois só aqueles que tem os valores de glicemia acima da velocidade atingida pelos monolugares na 130R, podem crer que um destes poderia fazer frente ao Max e tirar-lhe, quem sabe, um título mundial. Neste fim-de-semana assistimos a um momento histórico e irrepetível: na pista de Suzuka, Verstappen foi um autêntico… Ler mais »
Gostei do seu texto, mas tenho um reparo a fazer ao segundo parágrafo. Não acredito que haja alguém que acreditasse que Perez ou Lawson fossem capazes de fazer frente ao Max (a não ser o pai Perez) como, aliás, Tsunoda não fará.