GP do Catar F1: Siga a corrida AQUI
VITÓRIA DE MAX VERSTAPPEN E NOVO DUPLO PÓDIO DA MCLAREN
Max Verstappen geriu bem a sua corrida, subindo ao pódio na companhia de Oscar Piastri e Lando Norris pelo segundo fim de semana consecutivo.
Volta 57: Pierre Gasly perdeu uma posição pontuável por causa de uma nova penalização
Volta 55: Nova penalização para Lance Stroll… o motivo foi o mesmo dos anteriores.
Volta 52: Verstappen parou novamente, depois de Russell ter feito o mesmo. O neerlandês mantém a liderança com pneus médios, enquanto os dois McLaren seguem um pouco mais atrás.
Volta 50: Alexander Albon foi a mais recente “vítima” das penalizações por excesso de limites de pista.
Volta 44: Com uma diferença de mais de 10 segundos para Verstappen, Oscar Piastri parou novamente para trocar de pneus.
Lance Stroll e Pierre Gasly foram penalizados pelo mesmo motivo de Pérez… exceder os limites de pista.
Volta 42: Confirmada a desistência de Logan Sargeant.
Volta 41: Logan Sargeant não está bem fisicamente, pedindo para parar. James Vowles admitiu à Sky que o piloto norte-americano sentiu-se mal durante a corrida.
Volta 40: Vestappen já recuperou para Piastri, mantendo o australiano a mais de 8 segundos e registou a volta mais rápida na volta seguinte.
Volta 38: Pérez de novo penalizado pelo mesmo motivo do anterior: excesso dos limites de pista.
Volta 37: Com pneus duros depois da sua segunda paragem, Max Verstappen perdeu algum tempo para Piastri, que terá de parar primeiro para trocar os pneus médios que tem atualmente. A diferença é agora de 6.3s.
Volta 35: Parou Verstappen, regressando à corrida com mais de 7 segundos para Piastri. Norris está um pouco mais atrás, enquanto Russell se esforça para conquistar o quarto posto.
Volta 33: Saída de pista de Fernando Alonso, perdendo a posição para Leclerc e ficou pressionado por Bottas. A saída pela caixa de gravilha deu-se na curva 2, depois de perder o controlo da traseira do AMR23. Deverá ser investigado pelo regresso arriscado que fez à pista.
Volta 32: Pérez cumpre a penalização durante a paragem para troca de pneus, enquanto os dois McLaren estão separados por 5 segundos, no segundo e terceiro lugares, respetivamente.
Volta 30: A Mercedes pensa ser possível alcançar o quarto posto da classificação, logo atrás de Max Verstappen e dos dois McLaren, batendo dessa forma Fernando Alonso.
Volta 28: George Russell é o segundo classificado depois da paragem de Piastri e Norris.
Volta 27: Sergio Pérez penalizado em 5 segundos por exceder limites de pista pela quarta vez.
Volta 25: Oscar Piastri continua na perseguição a Max Verstappen após as primeiras paragens, mas o líder da classificação tem mantido uma distância confortável para o seu perseguidor. Fernando Alonso é terceiro classificado de uma corrida em que as paragens por causa da limitação de voltas nos pneus e os limites de pista são os maiores temas. É pena, porque têm sido muitas as ultrapassagens e as lutas por posições com manobras bonitas.
Volta 21: Lando Norris subiu ao quinto posto, depois da manobra de ultrapassagem a Lance Stroll. Tem agora pela frente Valtteri Bottas.
Volta 20: Lewis Hamilton foi entrevistado pela Sky e pediu desculpa à equipa, responsabilizando-se pelo toque com George Russell na curva 1.
Volta 19: Param Albon e Zhou, regressa Verstappen e Piastri às posições antes das paragens.
Lando Norris deixou Leclerc para trás e é o sexto classificado.
Volta 18: Alexander Albon é líder do pelotão, depois de Verstappen regressar à pista atrás do tailandês que ainda não parou. Oscar Piastri está a mais de 11 segundos de Verstappen.
Volta 18: Para o líder da classificação.
Volta 16: Faltam parar Verstappen, Alexander Albon, Sergio Pérez e Zhou Guanyu, os primeiros quatro classificados neste momento.
Volta 15: George Russell voltou a parar.
Volta 14: Max Verstappen realizou a volta mais rápida e Lando Norris parou, ficando na traseira de Charles Leclerc, que perseguia Alonso.
Volta 13: Liam Lawson é avisado por cometer demasiados excessos de limite de pista. Na próxima vez que isso acontecer, o neozelandês é penalizado.
Oscar Piastri parou para cobrir o que tinha feito Alonso. O australiano regressou à pista à frente de Alonso.
Volta 12: Param Fernando Alonso e Pierre Gasly, regressando à pista com pneus médios usados.
Volta 11: George Russell aproveita a paragem de Tsunoda para subir ao décimo posto ainda com pneus médios.
Volta 10: Yuki Tsunoda é o primeiro piloto do top 10 a parar para troca de pneus, com a exceção do que aconteceu com George Russell no início da corrida e devido a acidente.
Volta 8: Russell recupera uma posição depois de ultrapassar Zhou Guanyu.
Volta 6: Nico Hülkenberg ultrapassou Yuki Tsunoda pelo oitavo posto, mas tem de cumprir penalização de 10 segundos por arrancar fora do seu lugar na grelha de partida.
Volta 5: Verstappen escapa a Piastri depois de um bom recomeço do novo tricampeão de Fórmula 1.
Volta 4: Vai terminar o período de Safety Car.
Toto Wolff tenta animar George Russell através de uma comunicação rádio. O responsável da Mercedes ainda não está na pista com a equipa, estando a recuperar de uma cirurgia.
Volta 4: Nico Hülkenberg pode ter arrancado fora do seu lugar na grelha de partida.
Param os primeiros pilotos, nenhum da frente do pelotão.
Volta 3: Um toque entre Lewis Hamilton e George Russell ainda na curva 1 da corrida do GP do Catar, leva às desistência do Mercedes nº44 e obriga à entrada do Safety Car. Para já, Russell parou para trocar de pneus e asa dianteira, regressando à pista, mas poderá ter danos no monolugar.
Neste momento, Max Verstappen mantém a liderança, seguido de Oscar Piastri e Fernando Alonso. Charles Leclerc e Esteban Ocon fecham o top 5.
Volta 1: Safety Car
Volta 1: Os dois Mercedes bateram e Lewis Hamilton está fora da corrida!
Pneus para a partida da corrida: Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Liam Lawson e Kevin Magnussen começam com pneus macios, Sergio Pérez começa com pneus duros a partir do pitlane e todos os outros começam com pneus médios. Apenas Hamilton tem um jogo novo de pneus no top 10.
Grelha de partida revista após a confirmação pela Ferrari da não participação de Carlos Sainz:
UMA das maiores dúvidas em relação à corrida de hoje centra-se no número de paragens que cada piloto terá de efetuar, uma vez que não são muitos os que têm 3 pneus novos que permitam parar apenas três vezes e realizar um turno de 18 voltas no máximo com o mesmo jogo.
Podemos assistir a uma surpresa vinda do fundo do pelotão?
Carlos Sainz não participa na corrida depois de Ferrari descobrir fuga de combustível
Sergio Pérez arranca das vias das boxes
A guard of honour for @MaxVerstappen33 as he arrives at the track 👏#QatarGP #F1 @redbullracing pic.twitter.com/iU0p7DnK3P
— Formula 1 (@F1) October 8, 2023
A lid fit for a Triple World Champion 👑🦁 pic.twitter.com/ObhnlDxMDA
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) October 7, 2023
Dados da pista:
1º GP 2021
Voltas 57
Circuito 5.380 km
Corrida 308.826 km
Recorde 1m23.196s (Max Verstappen, 2021)
Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Image/Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O Toto a fumegar em casa haha. O Hamilton foi otimista na tentativa de ultrapassagem e o Russell foi super agressivo na abordagem à curva. Acho que tiveram os dois mal e a Mercedes sabendo que têm dois pilotos rápidos e com personalidades fortes, tem que se impor. Vamos ver que isto promete. Fico com pena do Hamilton, que apesar de não ser o meu preferido, aprecio bastante. Delicio-me é com a raiva dos fãs dele, que são as criaturas mais irritantes no mundo do automobilismo