GP do Bahrein F1: Toto Wolff com rasgados elogios a George Russell

Por a 14 Abril 2025 10:35

George Russell fez uma corrida estupenda e aguentou o ataque final de Lando Norris para garantir o pódio, apesar de ter enfrentado vários problemas técnicos durante a corrida, incluindo uma falha no DRS, uma avaria no sistema BBW (brake-by-wire) e a perda parcial das funções do painel de instrumentos.

O diretor da equipa Mercedes, Toto Wolff, elogiou a capacidade de Russell para gerir o carro em condições tão difíceis, comparando a falha do BBW à perda da direção assistida num carro de estrada.

Apesar de o DRS de Russell ter sido aberto ilegalmente num determinado momento, os comissários decidiram não o penalizar, alegando que não tinha sido obtida qualquer vantagem. A Mercedes ainda está a investigar a causa principal, possivelmente relacionada com a cablagem ou uma falha no sistema de F1.

“O sistema brake-by-wire falhou de repente”, revelou o austríaco, “e demorou algum tempo a encontrar as definições para o repor. Mas fizemo-lo e, para ser honesto, ele geriu o sistema que funcionava e deixava de funcionar, enquanto tinha o Norris atrás dele. É uma condução inacreditável, para ser honesto”, admitiu.

“O que ele fez hoje… garantiu este pódio ainda por cima. Conduzir um carro de corrida com um BBW ou um travão convencional, é como num carro de estrada quando a direção assistida falha. E depois imaginem que têm de se ajustar entre uma curva em que o têm e a seguinte em que não o têm.”

Quando lhe pediram para esclarecer o que é que Russell perdeu exatamente, o sistema de travagem assistida, o GPS ou o DRS, o austríaco respondeu: “Tudo. Penso que no painel de instrumentos não tínhamos tudo o que esperávamos”, continuou, “e também receámos perder todo o painel de instrumentos, o que significaria não ter botões, não ter formas de executar qualquer uma das definições’.

Quanto à decisão de não punir Russell pelo uso “ilegal” do DRS, Wolff explicou que já existia um precedente.

“Isso já aconteceu antes, em 2018”, disse ele. “Houve exemplos de necessidade de anular manualmente e, inadvertidamente, a abertura não foi alvo de ação. Abriu e fechou. Não houve qualquer benefício. O sistema falhou e esperamos que tudo corra bem. Ainda não sabemos a causa. Talvez alguma cablagem no carro, ou talvez tenha sido desencadeada pela falha do sistema da F1 e fez com que o nosso sistema ficasse louco”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
13 dias atrás

Tantos elogios não chega. É preciso entregar já o novo contrato.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado