GP do Bahrein F1: Oscar Piastri liderou TL2, McLaren de novo na frente

Por a 11 Abril 2025 17:22

No primeiro treino foi Lando Norris a liderar, no segundo Oscar Piastri (McLaren MCL39-Mercedes), o mais rápido do segundo treino livre, sessão em que os homens da McLaren ficaram separados por 0.154 e deixaram o terceiro classificado, George Russell (Mercedes FW16-Mercedes) a mais de meio segundo, ficando claro que este fim de semana não será fácil bater os homens de Woking.

Charles Leclerc (Ferrari SF-25-Ferrari) foi quarto pouco atrás de Russell, seguindo-se Andrea Kimi Antonelli (Mercedes FW16) e Isack Hadjar (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT), curiosamente na frente de Max Verstappen (Red Bull RB21-Honda RBPT), apenas sétimo, sendo que já é hábito da Red Bull dar a volta por cima para sábado, tornando o carro competitivo na qualificação. Seja como for, Verstappen a 0.825s do melhor McLaren é bastante mais do que o habitual.

Só falta uma sessão de treinos livres, mas à luz do dia e há muita gente a precisar de encontrar algum ritmo, por exemplo, a Aston Martin, que teve os seus pilotos em 15º (Alonso) e Stroll (19º). Yuki Tsunoda, no segundo Red Bull, ficou em 18º…a 0.3s de Liam Lawson. Mas notícias também para a Alpine com Jack Doohan (Alpine) em 14º e Pierre Gasly (Alpine) em 17º. A Williams deve estar contente com o seu dia, com Carlos Sainz em 10º e Albon em 11º.

Esta segunda sessão, proporcionou condições bem mais representativas do crepúsculo para as equipas e pilotos – o sol a pôr-se e os holofotes a acenderem-se no recinto de Sakhir, tal como acontecerá antes da qualificação e do Grande Prémio.

Também envolveu todos os 20 pilotos a tempo inteiro, após algumas aparições de ‘rookies’ no TL1, com Max Verstappen, Charles Leclerc, Russell, Fernando Alonso, Ollie Bearman e Carlos Sainz a regressarem aos respetivos cockpits.

Os pilotos foram rápidos a sair para a pista e a sentir os níveis de aderência quando a luz verde acendeu no final do pit lane, trazendo uma mistura de planos de corrida com os pneus de compostos macios, médios e duros da Pirelli durante os estágios iniciais.

Foi um início complicado para o atual tetracampeão do mundo Verstappen, que comunicou pelo rádio que o seu carro estava a “saltar muito”, com uma “condução muito má” – destacada por um bloqueio e uma ida para a área de saída de pista na apertada curva 10 à esquerda.

A situação foi pior para Alonso, que se deparou com um problema no volante apenas algumas voltas do seu programa e ‘rastejou’ de volta às boxes, onde os mecânicos da Aston Martin rodearam o AMR25 e mudaram peças do seu sistema de direção.

Cerca de 15 minutos depois do início da sessão, Russell liderava provisoriamente com um tempo de 1m 31,945s com pneus macios, logo à frente do antigo colega de equipa Lewis Hamilton, do novo colega de equipa Kimi Antonelli e do já mencionado Verstappen.

No entanto, à medida que os minutos passavam e todos os pilotos completavam uma volta com os pneus vermelhos, os mais macios, os McLaren passaram para a frente de forma impressionante – Piastri fez 1m30,505s e Norris 1m30,659s para colocar os carros cor de papaia com cerca de meio segundo de vantagem sobre o pelotão.

E assim ficou até final…

Russell ficou com o lugar de “melhor do resto” com a sua própria melhoria, 0,527s atrás, com Leclerc da Ferrari a ficar em quarto, à frente de Antonelli, do estreante da Racing Bulls Isack Hadjar e de Verstappen, que relatou mais problemas relacionados com os seus travões no final da sessão.

Hamilton terminou em oitavo com outro Ferrari, numa altura em que a equipa completou uma série de voltas com o seu novo desenho de piso, seguido pelo jovem Bearman da Haas, os dois Williams de Sainz e Alex Albon e o carro da Racing Bulls de Liam Lawson.

Gabriel Bortoleto encontrou muito tempo na sua série com pneus macios para ficar em 13º, atrás de Jack Doohan, da Alpine, do comprometido Alonso – que voltou a rodar, mas terminou com menos de 20 voltas – e da Haas de Esteban Ocon. Pierre Gasly colocou o seu Alpine em 17º, à frente de Yuki Tsunoda, da Red Bull, que continua a familiarizar-se com a “sala de ciência” que é o RB21, enquanto o piloto da Aston Martin Lance Stroll e o Kick Sauber de Nico Hulkenberg completaram a ordem.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
2020
2020
6 dias atrás

Isto já é crónico e começa a ser …. Nem sei o que chamar…. Max, todos os treinos diz que o carro está péssimo, difícil de controlar, mas depois, e vai-se lá saber pq nunca se sabe, o carro (dele) fica sempre pronto para vencer a prova….
… Que palhaçada …
Qt aos FF” ( pois alguns já devem estar a pensar algo “Qt a isso’), é triste mas continua difícil, uma pena.
Qt aos abóboras ” vejam a altura e o peso”…

Last edited 6 dias atrás by simiao jms
Daniel Sousa
Daniel Sousa
6 dias atrás

Ninguém merece…. Tão atrás o super Max . Aposto que amanhã, por ter um carro horrível vai sacar a pole. Geralmente quem tem carros piores tira pole e ganha a corrida.

Last edited 6 dias atrás by Daniel Sousa
917/30
6 dias atrás

A azia que por aqui vai…

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  917/30
6 dias atrás

Não posso deixar de concordar. Mesmo com os McLaren a dar meio segundo para o 3o.
E sou isento porque para mim só há uma cor. Rosso Ferrari

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  alvesba22020_gmail_com
5 dias atrás

Pois aí é que está. Por haver gentinha assim fanática é que não vão para a frente. Felizmente há outras cores. Laranja por exemplo.

Last edited 5 dias atrás by malhaxuxas
Pity
Pity
Reply to  malhaxuxas
5 dias atrás

Será que só há fanatismo dum certo lado?

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
4 dias atrás

Quando o Max ganha é porque é super. Quando não ganha é porque não tem carro…
E os fanáticos são sempre os outros… vai lá vai…

malhaxuxas
malhaxuxas
5 dias atrás

Vamos lá ver se o Max faz assim tantos milagres e os Mclatas serão assim tão frouxos?
Andam por aqui tão incomodados. Há bem pouco tempo davam como defunta a equipa rival e olhem aí! Deixando o rossos a 0,5s só para iniciar. A reviravolta de 2023 da McLaren, só mesmo ela. Nem Red Bull nem Mercedes. Só surpreendeu,e desgostou, os fantásticos rossos envergonhados.
E …Piastri. O piloto que daqui para a frente será o mais odiado do grid.
É dos livros. Clássico

Last edited 5 dias atrás by malhaxuxas
Ativar notificações? Sim Não, obrigado