GP do Bahrein F1: Lando Norris liderou TL1 com seis rookies

Por a 11 Abril 2025 13:59

Poucos dias depois de terem corrido em condições frias no Circuito de Suzuka, no Japão, as equipas e os pilotos voltaram à ação com tempo quente e soalheiro em Sakhir para o Treino Livre 1 de sexta-feira.

Ayumu Iwasa substituiu Max Verstappen na Red Bull, Dino Beganovic fez o mesmo na Ferrari, no lugar de Charles Leclerc, Fred Vesti – Mercedes (George Russell), Felipe Drugovich (Aston Martin, Fernando Alonso), Ryo Hirakawa (Haas, Ollie Bearman), Luke Browning (Williams, Carlos Sainz) mas o líder do primeiro treino livre foi Lando Norris (McLaren) que bateu Pierre Gasly (Alpine) por 0.238s com Lewis Hamilton (Ferrari) no terceiro lugar a 0.596s da frente.

Seguiram-se Alex Albon (Williams) a 0.724s na frente de Esteban Ocon (Haas) com Nico Hülkenberg (Kick Sauber), Jack Doohan (Alpine), Liam Lawson (Racing Bulls), Yuki Tsunoda (Red Bull) e Oscar Piastri (McLaren) a fechar o top 10.

Luke Browning (Williams), que substituiu Carlos Sainz, foi o melhor dos rookies, em 13º, na frente de Dino Beganovic (Ferrari), Felipe Drugovich (Aston Martin), foi 16º na frente de Ryo Hirakawa (Haas) com Fred Vesti (Mercedes), em 18ç na frente de Ayumu Iwasa (Red Bull).

As caras novas pareceram ansiosas por arrancar, com Iwasa a liderar o pelotão de Browning e Hirakawa quando a luz verde apareceu às 14h30 locais. Entretanto, o nome mais conhecido de Kimi Antonelli teve problemas logo no início, com o piloto da Mercedes a comunicar “falta de potência” antes de regressar lentamente às boxes a menos de 10 minutos da sessão.

Enquanto o carro de Antonelli era trabalhado na garagem das Flechas de Prata – o problema parecia ser devido a uma perda de pressão da água – outros pilotos pareciam estar a lutar para encontrar aderência na pista, com Liam Lawson a afirmar que o equilíbrio da sua máquina Racing Bulls era “chocante”.

A meio da sessão – depois da maioria do pelotão ter registado um tempo com os pneus médios ou duros – Alex Albon liderou a Williams com uma volta de 1m 35,180s, colocando-o seis centésimos à frente de Norris no McLaren, com Gasly a ficar em terceiro para a Alpine.

As atenções começaram então a mudar para as corridas com pneus macios e Gabriel Bortoleto, da Kick Sauber, rapidamente foi o mais rápido por meio segundo depois de ser um dos primeiros a usar o composto, antes de ser prontamente substituído pelo colega de equipa Nico Hulkenberg.

Enquanto os problemas de Antonelli persistiam na garagem da Mercedes – com os mecânicos a puxarem a asa traseira nos seus esforços para resolver o problema – Albon foi lançado para o caminho de Yuki Tsunoda, da Red Bull, nas boxes, levando o piloto tailandês a pedir desculpa pelo rádio. O incidente será investigado após a sessão.

Os comissários de pista também vão analisar um possível incidente de impedimento que ocorreu entre os dois pilotos da Williams, com Browning a ter de tomar medidas de evasão depois de encontrar um Albon lento em pista.

À medida que mais voltas com pneus macios foram sendo feitas e os tempos continuaram a cair, foi Norris que foi o mais rápido com o seu esforço de 1m 33,204s, dois décimos mais rápido do que Gasly em segundo, enquanto Hamilton ficou em terceiro para a Ferrari depois de completar a sua corrida com pneus macios mais tarde na sessão.

Albon – que registou uma perda de potência na fase final – manteve-se em quarto, à frente de Esteban Ocon da Haas em quinto e Hulkenberg em sexto. Jack Doohan foi sétimo para a Alpine, com Lawson, Tsunoda e Oscar Piastri, da McLaren, a completarem o top 10.

Bortoleto terminou a hora em 11º, seguido por Isack Hadjar, da Racing Bulls, Browning e Beganovic. Os Aston Martins de Lance Stroll e Drugovich ficaram em 15º e 16º, respetivamente, com Hirakawa, Vesti, Iwasa e Antonelli – que perdeu a maior parte da sessão devido aos problemas com o carro acima mencionados – a completar a ordem.

Os pilotos e as equipas terão agora a oportunidade de analisar os seus dados antes de regressarem à ação para o Treino Livre 2.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado