GP do Bahrein de F1: Primeira pole do ano vai para… Max Verstappen, a sua 33ª

Por a 1 Março 2024 17:16

Numa qualificação super equilibrada em que seis pilotos ficam em 0.363s, pole-position do ano para Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) que bateu Charles Leclerc (Ferrari SF-24) por 0.228s com George Russell (Mercedes F1 W15) em terceiro a 0.306s.

De destacar, Red Bull, Ferrari e Mercedes, três equipas nos três primeiros lugar, Lewis Hamilton apenas em nono depois de liderar o dia de na sexta-feira, e Nico Hulkenberg leva a Haas à Q3 num dia em que a Alpine teve os seus dois monolugares nas duas últimas posições.

A Ferrari coloca os seus dois carros nas duas primeiras linhas da grelha com o quarto posto de Carlos Sainz (Ferrari SF-24). Seguiu-se Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda), que ficou a 0.358s de Verstappen, depois qualificaram-se Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), na frente dos dois McLAren, com Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) na frente de Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes). Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) foi nono na frente do surpreendente Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari), que começa o ano com uma Q3 para a Haas.

Na 1ª fase da qualificação, confirmou-se o mau arranque de temporada da Alpine que tem os seus dois carros nos dois últimos lugares, sendo eliminados, Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), Zhou Guanyu (Kick Sauber C44/Ferrari), Logan Sargeant (Williams FW46/Mercedes), Esteban Ocon (Alpine A524/Renault) e Pierre Gasly (Alpine A524/Renault). O peso do carro, atrasos no desenvolvimento, muitas mudanças na equipa, que não encarrilha. Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) foi o mais rápido.

Na 2ª fase da qualificação, a única boa surpresa foi a passagem de Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) à Q3, com Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) a ser eliminado, confirmando as suas dificuldades na qualificação já que nas últimas 10 corridas só chegou uma vez ao Q3. O canadiano foi eliminado juntamente com Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda), Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda) e Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari). Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi o mais rápido, 0.209 na frente de Max Verstappen e de Carlos Sainz.

Na fase decisiva da qualificação, na 1ª tentativa, Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) fez 1m29.421s, um registo que lhe deu a pole provisória mas que nem sequer era melhor o seu tempo na Q2, o que significava que poderia melhorar na última tentativa, o que fez. O neerlandês colocou-se nessa altura 0.059s na frente de Charles Leclerc (Ferrari SF-24) com George Russell (Mercedes F1 W15) a 0.182s, seguido de Carlos Sainz (Ferrari SF-24) a 0.187s, mas na segunda tentativa, Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) aproveitou um cone de ar de Oscar Piastri logo no início da sua volta e isso valeu-lhe um grande primeiro setor, que contribuiu para a 33ª pole position da sua carreira.

A Ferrari está bastante bem posicionada, com George Russell entre os dois Ferrari.

Bem mais longe, a 0.531s da frente ficou Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15), a mais de dois décimos do seu jovem colega de equipa.

Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) conseguiu ficar na frente dos dois McLaren, com o sexto posto. O VCARB 01 da RB não confirmou os bons tempo na rapé-temporada, já que Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo ficaram fora da Q3, ainda que Tsunoda tenha ficado perto de lá chegar.

Lance Stroll ficou longe de Fernando Alonso no Q2, Kevin Magnussen (HAAS) passou à Q2, mas ficou em última nessa fase da qualificação, terminando a quase sete décimos de Hulkenberg. Seja como for, a surpresa desta qualificação é Nico Hülkenberg e a Haas/Ferrari.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kampux
Kampux
9 meses atrás

O Leclerc terá que melhorar neste aspeto, vacilou no momento chave, na Q2 faz um tempo que lhe daria a Pole na Q3 e na Q3 não conseguiu sequer aproximar-se da sua marca. Se olharmos aos grandes campeões a ultima volta de qualificação é aquela que fica tudo na pista e conseguem o melhor tempo.
Agora vamos esperar pela corrida, porque se as diferenças forem assim tão curtas como em qualificação vamos ter uma corrida bastante animada lá na frente, pois este ano a RB não parece ter aquela vantagem para gerir as corridas como o ano passado.

Scb
Scb
Reply to  Kampux
9 meses atrás

Tinha pneus usados por erro na Q1. Gostava de ter visto com pneus novos. De qualquer forma estarem perto ou baterem a Red Bull em qualificação não é nada de novo. Vamos ver é o ritmo de corrida.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Kampux
9 meses atrás

O Leclerc vacilou? O homem farta-se de fazer poles. Se depois se traduzem em vitórias já é outro tema. Mas ganhar uma corrida de F1 nos dias que correm só se acontecer algo extraordinário com os Redbull. Tenho ainda assim fé que a Ferrari consiga este ano cometer menos erros e mostrar que pode levar a luta à Redbull. Desilusão total foi a Alpine. Não consigo entender como é que uma equipa tão grande e com tanto pedigree de f1 claudica desta maneira. Continuo a achar que o Gasly fez bem em sair da. Alpha Tauri. Mas temo que seja… Ler mais »

galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
9 meses atrás

A Alpine a 1,7 da pole….

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  galileufigarogmail-com
9 meses atrás

Cada vez mais rápidos. Eu tento torcer pela Alpine mas os gajos não facilitam nada. 😅

canam
canam
9 meses atrás

Para já parece estar tudo algo junto, tirando talvez o Vestappen, que no braço faz sempre alguma diferença.
A Alpine é que parece ter falhado estrondosamente o carro. E a Haas que, como sempre, parece o menos evoluído carro de todos, consegue chegar à Q3, o que é notável.

jacinto-18
9 meses atrás

Enquanto o binómio Newey/Verstappen continuar na Redbull, podem ficar descansados o campeonato ficará bem entregue. Pena como já foi aqui mencionado Leclerc, falhar quando não devia, pelo menos para a pole porque em corrida dificilmente ganharia.

Scirocco
Scirocco
9 meses atrás

Impressionante que até á 9ª posição inclusive está tudo no mesmo segundo.
Max a provar ( se é que era preciso) que a diferença na equipa está dentro do Cockpit.
Nico a dar um pequeno calendário (mais do mesmo) ao Kevin.
Lewis parou mais cedo para ir almoçar.
Os Ferrari a cumprir a boa evolução já mostrada.
Russel a mostrar uma excelente performance (agora que é o 1º Piloto).
McLaren a marcar passo?
Alonso a ver se se cola aos primeiros (o Lance foi almoçar com o Lewis)

Last edited 9 meses atrás by Scirocco
Pity
Pity
9 meses atrás

Pontos a destacar: pela positiva, nove pilotos couberam em 531 milésimos, o que promete uma corrida competitiva. Pela negativa, a Alpine, que “roubou” o lugar à Haas. De salientar também a diferença de apenas um milésimo entre os pilotos da Sauber.
De resto, nada muito diferente do que vimos nos últimos anos.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
9 meses atrás

Afinal a ferrari não está tão forte como mostrou nos testes. A vantagem da red bull é menor e a mercedes deu um enorme passo em frente e vai lutar por ambos os titulos, vai beneficiar o russell em detrimento do hamilton infelizmente. A aston a desiludir, alonso a mostrar o jogo demasiado cedo, acho que amanhã soma poucos pontos, a mclaren desilusão mas o ritmo de corrida parece bom, a alpine um desastre total!

chicanalysis
Reply to  GuiMoreiraMclaren
9 meses atrás

Impressionante, como as previsões do Gui se confirmam até ao mais ínfimo detalhe.
Força Gui, precisamos de ti.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  GuiMoreiraMclaren
9 meses atrás

Não foi o que eu vi sinceramente. Só consigo concordar com a análise à Alpine. Mau demais. Agora a Ferrari lenta? 2 e 4 posições não me parece mal. Quanto a Mercedes ainda que melhores da que pensar se é assim tanto. Um bom carro faz bons tempos em quali e corrida. É a Mercedes não mostra isso de todo

PABT
PABT
9 meses atrás

Estes carros ainda não são os definitivos, ainda vai haver mudanças nas próximas corridas, vamos aguardar e ver como corre amanhã na corrida.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado