GP de Singapura de F1: Resumo da corrida

Por a 19 Setembro 2016 09:52

A Fórmula 1 terminou a temporada europeia e foi até Singapura para fazer a tradicional corrida noturna no  difícil e exigente circuito citadino de Marina Bay.

Nico Rosberg (#6) conseguiu garantir a pole position no seu Mercedes-Benz e tinha ao seu lado Daniel Ricciardo (#3), que colocou o seu Red Bull Tag Heuer no 2º posto. Lewis Hamilton (#44) cometeu um erro na sua última tentativa e não foi além do 3º lugar, com Max Verstappen (#33) em 4º, Kimi Räikkönen (#7), no melhor dos Ferrari, em 5º e Carlos Sainz, Jr. (#55) num excelente 6º lugar no seu Toro Rosso Ferrari. Sebastian Vettel (#5), o vencedor no ano passado em Singapura, sofreu um problema na suspensão e partiu do último lugar, com a Ferraria aproveitar para colocar novos componentes na sua unidade motriz

Na partida, Rosberg manteve-se na frente de Ricciardo. Verstappen fez um mau arranque, Carlos Sainz, Jr. conseguiu evitá-lo, mas Nico Hülkenberg (#27), que fez um excelente arranque, tentou passar pelo meio de vários carros e acabou por bater no carro de Sainz, Jr., fazendo um pião mesmo à frente de Verstappen e, consequentemente, bateu no muro na reta da meta, terminando a sua corrida. Mais atrás, Jenson Button (#22) partiu parte da asa dianteira do seu McLaren Honda e furou um pneu do Williams Mercedes de Valtteri Bottas (#77). O Safety Car foi chamado à pista.

A corrida recomeçou na volta 3 e Rosberg tentou destacar-se o mais depressa possível de Ricciardo, que era pressionado por Hamilton. O australiano conseguiu afastar-se do Mercedes-Benz à sua retaguarda e tentava acompanhar o ritmo de Rosberg, que a partir da sétima volta começou a afastar-se. Ricciardo tinha pneus super macios e não conseguiu igualar os tempos de Rosberg que, tal como a maior parte dos pilotos, começou a corrida com ultra macios.

A diferença entre primeiro e segundo era de quase cinco segundos quando Ricciardo parou pela primeira vez na volta 16, juntamente com Hamilton. Ricciardo decidiu manter os super macios, Hamilton passou para macios para fazer um turno mais longo. Rosberg respondeu uma volta depois e também passou para pneus macios, e quando voltou à pista tinha cinco segundos para Ricciardo e 11 para Hamilton, que estava a ser apanhado por Kimi Räikkönen.

A situação manteve-se estabilizada até à segunda ronda de paragens. Ricciardo entrou na volta 33 para colocar pneus macios. Entretanto, um erro de Hamilton permitiu a Räikkönen ficar em boa posição para atacar no Singapore Sling, e o finlandês colocou o seu Ferrari por dentro e conseguiu deixar o britânico para trás. Ainda houve um toque mas os carros não ficaram danificados.

Rosberg respondeu a Ricciardo e parou na volta 34, colocando pneus macios. Räikkönen entrou na mesma volta e também colocou o mesmo composto de pneus. Hamilton ficou mais uma volta em pista e atacou bastante, mas os pneus não lhe permitiram fazer uma grande volta e quando o campeão do mundo regressou à pista, manteve o 4º lugar e tinha quatro segundos de atraso para Räikkönen.

Nas voltas seguintes, Hamilton conseguiu reduzir a diferença para Räikkönen para menos de dois segundos, enquanto que Rosberg controlava uma vantagem de 4-5 segundos para Ricciardo.

A Mercedes passou para o plano B e mandou Hamilton para as boxes na volta 46, colocando pneus super macios. A Ferrari respondeu o mais depressa possível e deu instruções a Räikkönen para entrar nas boxes na volta 47, colocando pneus ultra macios. A volta de Hamilton foi soberba e o britânico conseguiu passar para o 3º lugar por muito pouco, apesar de ter apanhado tráfego na sua volta de saída das boxes. Com as paragens de Hamilton e Räikkönen, Ricciardo também parou nas boxes na volta 48 porque estava em risco de perder o 2º lugar. O australiano voltou à pista com pneus super macios e ainda no 2º lugar, com dois segundos de vantagem para Hamilton.

A equipa alemã considerou as suas opções para Rosberg, que tinha mais de 20 segundos de vantagem a 10 voltas do fim, mas Ricciardo conseguia ser mais de dois segundos por volta mais rápido. A decisão foi manter Rosberg em pista e esperar que os pneus super macios de Ricciardo cedessem nas últimas voltas. O australiano fez voltas impressionantes e deu tudo por tudo, mas o seu esforço foi insuficiente, por muito pouco, tendo de se contentar com o segundo lugar por apenas 0,488s. Lewis Hamilton sofreu um pouco com a gestão dos travões, tal como Rosberg, e ficou-se pelo 3º lugar, batendo Kimi Räikkönen, que não lhe deu descanso até ao fim da corrida.

Depois de quase duas horas de grande esforço, Nico Rosberg conquistou a sua primeira vitória em Singapura, e este triunfo volta a colocar o piloto alemão na liderança do campeonato, com oito pontos de vantagem sobre Hamilton.

Sebastian Vettel foi o piloto do dia e veio do final do pelotão, fez três paragens, deixou os pneus ultra macios para o fim e terminou num belo 5º lugar. Max Verstappen teve uma corrida com muitas e belas manobras de ultrapassagem, mas não foi além do 6º lugar, Fernando Alonso (#14) foi 7º no seu McLaren, Sergio Pérez (#11) fez apenas duas paragens e conseguiu levar o seu Force India Mercedes ao 8º lugar, Daniil Kvyat (#26) foi 9º no Toro Rosso Ferrari e Kevin Magnussen (#20) deu à Renault um ponto no 10º lugar.

A próxima corrida será em Sepang para o Grande Prémio da Malásia, no fim-de-semana de 30 de setembro a 2 de outubro.

Jorge Covas

 

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seven
seven
8 anos atrás

Já quase tudo foi (bem)dito pelos ilustres comentadores, mas quero apenas sublinhar o resultado de VET, que me parece revelador da dificuldade mais ou menos generalizada, na gestão das misturas de borracha disponíveis e das suas reais performances em pista. «Sebastian Vettel foi o piloto do dia e veio do final do pelotão, fez três paragens, deixou os pneus ultra macios para o fim e terminou num belo 5º lugar» – e acrescento eu, a apenas 17,5s de RAI que andou toda a prova a bater-se com HAM pelo 3º lugar! Não haverá aqui uma aparente incompetência da Ferrari no… Ler mais »

mdcc220
mdcc220
8 anos atrás

Vettel foi o piloto do dia, mas a luta do dia foi a defesa do Kvyat perante o Verstappen. Mais que uma questão luta por posição, uma questão de honra. Mais impressionante foi tê-lo feito sem mudar de direcção a 340 Km/h com o rival a 2 metros de distância.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Rosberg a aproveitar mais uma vez o deslize de Hamilton (má preparação por causa da fuga de óleo em um dos treinos e isso reflectiu-se no seu ritmo de corrida e aposto até na degradação de pneus). Ricciardo imperial a mostrar que não é por um sobre-marketizado Verstappen ganhar uma corrida que vai conseguir batê-lo… E já lá vão 3 ou 4 corridas assim, não é por acaso, nem por azares do neo das pistas. Hamilton meio apagado, com a tal cena no treino é dificil avaliar se é culpa dele, mas já se viu que esta pista não lhe… Ler mais »

cmafra6
cmafra6
8 anos atrás

Fiquei curioso com o que não vi no Sábado por parte do Vettel. O Raikkonen fez apenas 3 décimos menos que a Pole do ano passado do Vettel e, com a evolução dos carros a diferença seria obviamente maior, ou seja, o Ferrari Nº 5 podia ter ficado na 1ª linha da grelha.

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