GP de São Paulo de F1: Verstappen imparável, tem campeonato na mão, duplo pódio para a Alpine

Por a 3 Novembro 2024 17:58

Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) venceu dos Grandes Prémios mais atribulados em muito anos de Fórmula 1, com a Alpine a conseguir um duplo pódio que tem tanto de inesperado como de extraordinário com Esteban Ocon (Alpine Renault) em segundo na frente de Pierre Gasly (Alpine Renault).

É a primeira vitória de Max Verstappen desde o GP de Espanha de Fórmula 1. E este regresso surge-lhe na altura certa…

A corrida de hoje foi um verdadeiro espetáculo de imprevisibilidade, com a chuva e os acidentes a jogarem um papel decisivo no desenrolar da corrida. O asfalto molhado, traiçoeiro e incerto, trouxe desafios imensos para os pilotos, obrigando-os a tomar decisões rápidas e arriscadas.

As primeiras voltas já prenunciavam um caos iminente, com incidentes a cada curva e pilotos a perderem o controlo. A primeira entrada do Safety Car baralhou classificações e estratégias, abrindo oportunidades inesperadas e aqueles que tiveram a sorte — ou o timing perfeito — de entrar nas boxes, acabaram por ser bafejados pelos acontecimentos, conquistando posições até aí improváveis.

Numa corrida marcada pela incerteza, destacou-se claramente Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) que numa pista tão molhada simplesmente não teve adversários a partir de determinada fase da corrida. Se as coisas pareciam complicadas durante boa parte do fim de semana, com a troca de motor e a consequente penalização, a que se seguiu algum azar na qualificação, eis que na corrida a ‘roda da sorte’ virou por completo a seu favor e o neerlandês fez o resto em pista. E que ‘resto’…

Se na primeira parte da corrida as coisas não estavam famosas em termos ‘matemáticos’, para o piloto da Red Bull, nessa altura ele já estava a minimizar claramente os ‘estragos’, preparando-se para não terminar muito longe de Lando Norris, com a interrupção da corrida na volta 32 com o acidente de Franco Colapinto, Verstappen teve a sorte de ser dos poucos que ainda não tinha ido às boxes e quando a corrida recomeçou teve paciência (o que não costuma ter) para atacar no momento certo, passando o líder Esteban Ocon e indo para a frente da corrida que venceu com grande avanço.

Desta forma, aliado ao facto de Lando Norris (McLaren Mercedes) ter feito um percurso inverso, uma boa primeira parte da corrida, ‘sujando o pé todo’ após o último Safety Car quando saiu de pista a caiu de quinto para sétimo, traçando logo ali boa parte das hipóteses no campeonato, pois a única coisa que conseguiu depois foi passar para a frente de Oscar Piastri, terminando em sexto.

Grande corrida para a Alpine com a chuva a igualar muito mais o nível dos carros sobressaindo o dos pilotos e nesse aspeto, Esteban Ocon e Pierre Gasly são das melhores duplas do plantel, e na fase final da corrida, tendo ficado em primeiro (Ocon) e terceiro (Gasly) após o terceiro Safety Car, sabendo da importância que tem para a equipa a sua classificação nos primeiros lugares, tudo fizeram para não errar, deixando Verstappen ir à sua vida, mantendo-se num nível andamento seguro, que acabou por lhes render uma excelente maquia de pontos, dando com isso um enorme salto no Mundial de Construtores, de nono para sexto.

George Russell (Mercedes) terminou em quarto, ele que depois da interrupção da corrida bem tentou passar Pierre Gasly (Alpine Renault) sem nunca o conseguir. Logo atrás, em quinto, terminou Charles Leclerc (Ferrari) que deixou fugir o piloto da Mercedes, mantendo no entanto, atrás de si Lando Norris (McLaren Mercedes), que nunca conseguiu incomodar verdadeiramente o piloto da Ferrari, sendo ele o grande perdedor desta corrida. Podia tê-la ganho, teve azar com a interrupção, mas depois também não fez muito para melhorar a sua posição, bem antes pelo contrário, caiu posições devido a um erro.

O campeonato não fica decidido, mas a partir daqui, a matemática está quase toda do lado de Verstappen, e só mesmo um cataclismo levará o piloto da Red Bull a perder o campeonato.

Sétimo lugar para Yuki Tsunoda (RB Honda RBPT) beneficiando da penalização de 10 segundos de Oscar Piastri (McLaren Mercedes) devido a uma colisão com Liam Lawson.

O piloto da McLaren Mercedes fez uma boa 1ª volta, mas depois disso não teve andamento para muito mais andando sempre entre o sexto e oitavo lugar. Já o japonês, começou do terceiro lugar da grelha, foi cedo às boxes e teve azar porque a chuva trocou-lhe as voltas. Foi caindo na classificação, mas o sétimo lugar igual a suas outras duas melhores classificações do ano, na Austrália e em Miami.

Liam Lawson (RB Honda RBPT) terminou em nono, pela segunda vez em três corridas. Começou em quinto, foi cedo às boxes, o que foi um erro, mas a equipa arriscou, pois poderia beneficiar disso. Depois teve boas lutas em pista, sobressaindo novamente a luta que deu a Sergio Pérez, marcando uma posição.

Como se percebe, dois pilotos nos pontos para a RB.

Lewis Hamilton (Mercedes) terminou no derradeiro lugar pontuável. Teve uma corrida difícil, queixou-se todo o fim de semana do ‘boouncing’ o asfalto é novo, mas irregular, e o inglês sofreu com isso nunca tendo, também, um carro em que confiasse para fazer melhor. Começou em 14º, terminou em 10º, diz bem das dificuldades que teve. Exceção feita aos abandonos, foi a sua pior classificação do ano.

11º lugar para Sergio Perez (Red Bull Racing Honda RBPT). Fez um pião na 1ª volta, teve muitas lutas durante a corrida, e não ganhou a maioria. Nas últimas cinco corridas, ficou fora dos pontos três vezes. Para quem tem um Red Bull, é mau demais.

Ollie Bearman ficou em 12º com o Haas, depois de uma tarde atribulada para o adolescente, que enfrentou alguns momentos fora da pista, bem como uma penalização de 10 segundos por uma colisão com Colapinto. É verdade que nunca tinha corrido na f1 à chuva, mas a sensação que fica é que ‘tentou demais’ e cometeu bem mais erros do que seria de esperar face ao que já fez anteriormente na F1. Mais calma, tinha-lhe feito bem.

Valtteri Bottas seguiu-se em 13º para a Kick Sauber, à frente dos últimos classificados, Fernando Alonso, da Aston Martin, e Zhou Guanyu, também da Kick Sauber. Carlos Sainz (Ferrari) e Franco Colapinto (Ferrari) desistiram na sequência das suas colisões, enquanto Nico Hulkenberg (Haas9 recebeu uma bandeira preta pouco antes do reinício da corrida, depois de o piloto da Haas ter recebido assistência dos comissários de pista quando regressava a esta após uma saída anterior. Lance Stroll (Aston Martin) não arrancou para a corrida depois de se ter despistado na volta de formação inicial com o seu Aston Martin, enquanto Alex Albon não pôde participar com o seu Williams porque a equipa não teve tempo de reparar o seu carro depois do acidente que o anglo-tailandês teve na qualificação.

FOTO Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
76 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Marques
11 dias atrás

Até a transmissão britânica estava estupefata com o que se viu hoje. Durante a transmissão foi possível ouvir isto: “ Another best lap for Max Verstappen. Outstanding, there is nothing that the stewards can done today.”
Acredito que não quisessem mostrar algum factor tendencioso dos comissários mas sim realçar que a condução de Max foi tão brilhante que mesmo que houvesse lugar a penalizacoes nem isso o conseguiria bater hoje.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Leandro Marques
10 dias atrás

Naaaa… não é bem assim meu caro.

Pity
Pity
11 dias atrás

Vocês não estão a sentir falta de ninguém, nestas três corridas? 🙂 Será que a criatura morreu? Ou tiraram-lhe o acesso à internet?

Leandro Marques
Reply to  Pity
11 dias atrás

Agora fiquei curioso, está a falar de quem?
Dos comentadores habituais têm estado todos por aqui, acho eu.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
11 dias atrás

Não se está a lembrar daquele que fazia quase sempre o primeiro comentário, com testamentos sem pontuação?

Leandro Marques
Reply to  Pity
11 dias atrás

Ahhh. Verdade, nem me lembrava dele. Tem toda a razão.

2020
2020
Reply to  Leandro Marques
10 dias atrás

Esse mesmo…

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Pity
11 dias atrás

Mas ele torce por quem. Tinha ideia que era pela McLaren.

Pity
Pity
Reply to  alvesba22020_gmail_com
11 dias atrás

Eu acho que nem ele sabe por quem torce…

2020
2020
Reply to  alvesba22020_gmail_com
10 dias atrás

Não, ele é mesmo ferrarista, mais do que vocês todos juntos, desde sempre. Eu já o conheço de gingeira…

2020
2020
Reply to  Pity
10 dias atrás

O tal que embirram sempre com ele?… E queixam-se da pontuação?… Parece que ainda não perceberam…

2020
2020
Reply to  Leandro Marques
10 dias atrás

Todos são habituais…

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
11 dias atrás

Ele há-de voltar. Esta a processar a informação para voltar no ano que vem com o carro dominador.

2020
2020
Reply to  Daniel Sousa
10 dias atrás

Ele anda por aí anda…e eu já o topei.

joaolima
joaolima
Reply to  Pity
11 dias atrás

Espero que o AutoSport o tenha bloqueado, o que seria de toda a justiça pelo teor dos seus comentários

2020
2020
Reply to  joaolima
10 dias atrás

Coitado do rapaz… Cada um é livre de processar o que quizer…

2020
2020
Reply to  joaolima
10 dias atrás

Ok não gostam do rapaz mas se calhar ele tb não vos grama!… Se calhar está a dar-vos bailarico…

canam
canam
11 dias atrás

Vir de 17º e ganhar…a História regista poucos casos. Fez-se História portanto.
Contra tudo contra todos, e principalmente contra os que de desportivismo tem zero e tem uma “estima particular” pelo personagem. O campeonato parece estar decidido para o melhor.

2020
2020
Reply to  canam
10 dias atrás

Tá feito mesmo.

canam
canam
11 dias atrás

Vir de 17º e ganhar…a História regista poucos casos. Fez-se História portanto.
Contra tudo e contra todos, e principalmente contra os que de desportivismo tem zero e tem uma “estima particular” pelo personagem e há-os na ilha grande e em todo o lado. O campeonato parece estar decidido para o melhor. piloto.

Last edited 11 dias atrás by Canam
Pity
Pity
Reply to  canam
11 dias atrás

Não precisa de repetir o comentário, basta recarregar a página. Hoje está a acontecer muito.

2020
2020
Reply to  canam
10 dias atrás

O melhor não mas ao lote dos melhores, já que desde que velaram o “celebre parafuso” que fazia a diferença ( ao que consta) nao mais venceu. E hoje mesmo com alguma sorte e upgrade feito ( esperemos que não haja outra aldrabice), lá justificou… Mas nada de ser o melhor, já que é perigoso, mt perigoso… Pena os comissários serem diferentes de gp para gp com opiniões e critérios diferentes, senão estava tramado.

2020
2020
Reply to  canam
10 dias atrás

O melhor não mas ao lote dos melhores, já que desde que celaram o “celebre parafuso” que fazia a diferença ( ao que consta) nao mais venceu. E hoje mesmo com alguma sorte e upgrade feito ( esperemos que não haja outra aldrabice), lá justificou… Mas nada de ser o melhor, já que é perigoso, mt perigoso… Pena os comissários serem diferentes de gp para gp com opiniões e critérios diferentes, senão estava tramado.

Vespamax
Vespamax
11 dias atrás

Tudo isto com o terceiro melhor carro.

2020
2020
Reply to  Vespamax
10 dias atrás

O tal carro mau que ele sempre choraminga…

2020
2020
10 dias atrás

Max finalmente foi grande mesmo com alguma sorte mas faz parte… Teve de arregaçar as mangas para dar a sapatada final neste circo de peripécias… Mas mereceu.
Lando ainda mt “soft” para esta malta… tanta coisa com a McLaren afinal, foi-se ou praticamente. Alpine surge qd ninguém esperava, Ferrari minimizou os estragos, Mercedes idem.
Campeonato de pilotos decidido .
Siga…

2020
2020
Reply to  2020
10 dias atrás

Alguma coisa de mal ou embirração?!……

*RPMS*™
10 dias atrás

Verstappen = Masterclass!!! Excelente corrida como é hábito no Gp do Brasil. Verstappen fantástico. Começou do 17º lugar e venceu esta corrida em condições bastante difíceis sem colocar uma roda fora do sitio. O campeonato parece estar quase fechado e será, sem dúvida, um justo campeão. Tem sido o melhor piloto ao longo da temporada. Dominador quando teve o melhor carro e a controlar os estragos quando o seu RB foi ultrapassado pelo McLaren (e por vezes pelo Ferrari). Parabéns também para Ocon, Gasly e toda a equipa da Alpine. Foi a melhor corrida de toda a temporada para a… Ler mais »

Phil1971
Phil1971
10 dias atrás

Em primeiro lugar umas palavras para a Alpin infelizmente este resultado já não fará a Renault reverter a decisão e eu acho que a fórmula1 perde com a sua decisão. Depois parabéns ao vencedor um excelente desempenho, alguém que ontem aqui o chamou de nojento seguramente hoje não terá a coragem de dizer que ganhou com o melhor carro. Eu apesar do resultado de hoje continuo a acreditar que vamos ter campeonato até ao final apesar de Nor ter demonstrado hoje falta de estofo de campeão

driver-on-track
driver-on-track
10 dias atrás

Pois a euforia já passou.. e o Lando passou a ser Landinho.. hoje viu-se que não tem estofo de campeão.. Max fez mais uma vez história e deveria oferecer o troféu da vitória ao aziado do Herbert.. que melão deve ter ficado…. os detratores do Max estão todos caladinhos .. de facto a sua superioridade com o piso molhado sobre o Landinho foi de bradar aos céus…. excelente a Alpine ao conseguir o pódio duplo , é pena que os tecnocratas da Renault tenham tomado a decisão de fechar o dep. de motores…. que falta respeito para as pessoas e… Ler mais »

driver-on-track
driver-on-track
10 dias atrás

Max a ser mais uma vez brilhante e a demonstrar quem manda… Lando a ser mais uma vez mais Landinho… sem classe ,e sem estofo para ser campeão . nem com o Herbert a comissário e todo o lobby Inglês lá chegou…. mais um flop

Leandro Marques
Reply to  driver-on-track
10 dias atrás

Anda tudo a malhar no Herbert e esquecem-se ou desconhecem que, a exemplo do México, ele foi comissário assim como o filho do fundador da mclaren.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
10 dias atrás

O filho do fundador da McLaren? Algum dos comissários tinha apelido McLaren? Não dei por isso.

Leandro Marques
Reply to  Pity
10 dias atrás

Eu que nem sou adepto dessa equipa sei que Bruce não a fundou sozinho.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
10 dias atrás

Então quem foi o outro?

Miguel DB
Miguel DB
Reply to  Pity
10 dias atrás

o Tim Mayer filho de Teddy Mayer que fundou a equipa com o Bruce e assumui o comando após a sua morte

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado