GP de São Paulo de F1: Verstappen imparável, tem campeonato na mão, duplo pódio para a Alpine

Por a 3 Novembro 2024 17:58

Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) venceu dos Grandes Prémios mais atribulados em muito anos de Fórmula 1, com a Alpine a conseguir um duplo pódio que tem tanto de inesperado como de extraordinário com Esteban Ocon (Alpine Renault) em segundo na frente de Pierre Gasly (Alpine Renault).

É a primeira vitória de Max Verstappen desde o GP de Espanha de Fórmula 1. E este regresso surge-lhe na altura certa…

A corrida de hoje foi um verdadeiro espetáculo de imprevisibilidade, com a chuva e os acidentes a jogarem um papel decisivo no desenrolar da corrida. O asfalto molhado, traiçoeiro e incerto, trouxe desafios imensos para os pilotos, obrigando-os a tomar decisões rápidas e arriscadas.

As primeiras voltas já prenunciavam um caos iminente, com incidentes a cada curva e pilotos a perderem o controlo. A primeira entrada do Safety Car baralhou classificações e estratégias, abrindo oportunidades inesperadas e aqueles que tiveram a sorte — ou o timing perfeito — de entrar nas boxes, acabaram por ser bafejados pelos acontecimentos, conquistando posições até aí improváveis.

Numa corrida marcada pela incerteza, destacou-se claramente Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) que numa pista tão molhada simplesmente não teve adversários a partir de determinada fase da corrida. Se as coisas pareciam complicadas durante boa parte do fim de semana, com a troca de motor e a consequente penalização, a que se seguiu algum azar na qualificação, eis que na corrida a ‘roda da sorte’ virou por completo a seu favor e o neerlandês fez o resto em pista. E que ‘resto’…

Se na primeira parte da corrida as coisas não estavam famosas em termos ‘matemáticos’, para o piloto da Red Bull, nessa altura ele já estava a minimizar claramente os ‘estragos’, preparando-se para não terminar muito longe de Lando Norris, com a interrupção da corrida na volta 32 com o acidente de Franco Colapinto, Verstappen teve a sorte de ser dos poucos que ainda não tinha ido às boxes e quando a corrida recomeçou teve paciência (o que não costuma ter) para atacar no momento certo, passando o líder Esteban Ocon e indo para a frente da corrida que venceu com grande avanço.

Desta forma, aliado ao facto de Lando Norris (McLaren Mercedes) ter feito um percurso inverso, uma boa primeira parte da corrida, ‘sujando o pé todo’ após o último Safety Car quando saiu de pista a caiu de quinto para sétimo, traçando logo ali boa parte das hipóteses no campeonato, pois a única coisa que conseguiu depois foi passar para a frente de Oscar Piastri, terminando em sexto.

Grande corrida para a Alpine com a chuva a igualar muito mais o nível dos carros sobressaindo o dos pilotos e nesse aspeto, Esteban Ocon e Pierre Gasly são das melhores duplas do plantel, e na fase final da corrida, tendo ficado em primeiro (Ocon) e terceiro (Gasly) após o terceiro Safety Car, sabendo da importância que tem para a equipa a sua classificação nos primeiros lugares, tudo fizeram para não errar, deixando Verstappen ir à sua vida, mantendo-se num nível andamento seguro, que acabou por lhes render uma excelente maquia de pontos, dando com isso um enorme salto no Mundial de Construtores, de nono para sexto.

George Russell (Mercedes) terminou em quarto, ele que depois da interrupção da corrida bem tentou passar Pierre Gasly (Alpine Renault) sem nunca o conseguir. Logo atrás, em quinto, terminou Charles Leclerc (Ferrari) que deixou fugir o piloto da Mercedes, mantendo no entanto, atrás de si Lando Norris (McLaren Mercedes), que nunca conseguiu incomodar verdadeiramente o piloto da Ferrari, sendo ele o grande perdedor desta corrida. Podia tê-la ganho, teve azar com a interrupção, mas depois também não fez muito para melhorar a sua posição, bem antes pelo contrário, caiu posições devido a um erro.

O campeonato não fica decidido, mas a partir daqui, a matemática está quase toda do lado de Verstappen, e só mesmo um cataclismo levará o piloto da Red Bull a perder o campeonato.

Sétimo lugar para Yuki Tsunoda (RB Honda RBPT) beneficiando da penalização de 10 segundos de Oscar Piastri (McLaren Mercedes) devido a uma colisão com Liam Lawson.

O piloto da McLaren Mercedes fez uma boa 1ª volta, mas depois disso não teve andamento para muito mais andando sempre entre o sexto e oitavo lugar. Já o japonês, começou do terceiro lugar da grelha, foi cedo às boxes e teve azar porque a chuva trocou-lhe as voltas. Foi caindo na classificação, mas o sétimo lugar igual a suas outras duas melhores classificações do ano, na Austrália e em Miami.

Liam Lawson (RB Honda RBPT) terminou em nono, pela segunda vez em três corridas. Começou em quinto, foi cedo às boxes, o que foi um erro, mas a equipa arriscou, pois poderia beneficiar disso. Depois teve boas lutas em pista, sobressaindo novamente a luta que deu a Sergio Pérez, marcando uma posição.

Como se percebe, dois pilotos nos pontos para a RB.

Lewis Hamilton (Mercedes) terminou no derradeiro lugar pontuável. Teve uma corrida difícil, queixou-se todo o fim de semana do ‘boouncing’ o asfalto é novo, mas irregular, e o inglês sofreu com isso nunca tendo, também, um carro em que confiasse para fazer melhor. Começou em 14º, terminou em 10º, diz bem das dificuldades que teve. Exceção feita aos abandonos, foi a sua pior classificação do ano.

11º lugar para Sergio Perez (Red Bull Racing Honda RBPT). Fez um pião na 1ª volta, teve muitas lutas durante a corrida, e não ganhou a maioria. Nas últimas cinco corridas, ficou fora dos pontos três vezes. Para quem tem um Red Bull, é mau demais.

Ollie Bearman ficou em 12º com o Haas, depois de uma tarde atribulada para o adolescente, que enfrentou alguns momentos fora da pista, bem como uma penalização de 10 segundos por uma colisão com Colapinto. É verdade que nunca tinha corrido na f1 à chuva, mas a sensação que fica é que ‘tentou demais’ e cometeu bem mais erros do que seria de esperar face ao que já fez anteriormente na F1. Mais calma, tinha-lhe feito bem.

Valtteri Bottas seguiu-se em 13º para a Kick Sauber, à frente dos últimos classificados, Fernando Alonso, da Aston Martin, e Zhou Guanyu, também da Kick Sauber. Carlos Sainz (Ferrari) e Franco Colapinto (Ferrari) desistiram na sequência das suas colisões, enquanto Nico Hulkenberg (Haas9 recebeu uma bandeira preta pouco antes do reinício da corrida, depois de o piloto da Haas ter recebido assistência dos comissários de pista quando regressava a esta após uma saída anterior. Lance Stroll (Aston Martin) não arrancou para a corrida depois de se ter despistado na volta de formação inicial com o seu Aston Martin, enquanto Alex Albon não pôde participar com o seu Williams porque a equipa não teve tempo de reparar o seu carro depois do acidente que o anglo-tailandês teve na qualificação.

FOTO Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
76 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Sousa
Daniel Sousa
11 dias atrás

Esta foi a corrida da machadada.
Um Verstappen que teve sorte mas foi muito competente e mereceu a vitória sem alguma dúvida.
Um Norris sempre muito mole: falha arranque novamente, é ultrapassado em pista, e não o vi fazer qualquer ultrapassagem. Pede-se muito mais a um campeão do mundo. Ainda não está lá.
Hoje venceu aquele que dos dois merece o campeonato. Russel merecia mais, teve muito azar.
Ocon e Gasly a fazerem um brilharete histórico. Parabéns à Alpine que começou tão mal o ano.
Lawson parece ter futuro.

Last edited 11 dias atrás by Daniel Sousa
alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Daniel Sousa
11 dias atrás

Calma. Também não é preciso enxovalhar o rapaz. O Norris comeu o Piastri de cebolada. Foi na volta swap positions.
Agora mais a sério. Parece-me que o Norris é a versão inglesa do Leclerc. É puro talento. O problema é que tem tanto de talentoso como de bonzinho. E isso na F1 não tem bom final.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  alvesba22020_gmail_com
10 dias atrás

Não estou a enxovalhar.
Tenho simpatia pelo Norris e ainda mais para com a Mclaren.
Simplesmente o Norris tem que ganhar pulso, saber defender-se a sério e também atacar a sério.

Scirocco
Scirocco
11 dias atrás

Master class do Max. Fantástico resultado da Alpine. Os jovens lobos a exagerar como é normal. Pobre Williams que não ganha para a despesa

race_on
race_on
11 dias atrás

De se lhe tirar o chapéu… seja como for continuo a ser 110% contra as equipas poderem mexer nos carros em situação de bandeira vermelha… desvirtualiza completamente as corridas.

Campeonato de pilotos garantido.. parabéns.

race_on
race_on
Reply to  race_on
11 dias atrás

Só gostava de perceber a razão do ponto negativo… não ofendi nem “Merdstapen” nem “Norrenden”…. pqp.. por isso deixei de comentar por aqui há muito tempo

race_on
race_on
Reply to  race_on
11 dias atrás

Deve ser alguém do contra lolol

jo22101626
jo22101626
11 dias atrás

Corrida fantástica por parte de Verstappen, para recordar um dia mais tarde, que teve a sorte do seu lado com a bandeira vermelha, sendo que eu acreditava que ele ganharia mesmo sem a bandeira vermelha, sendo que tem o campeonato sentenciado, mas costuma se dizer que a sorte protege os audazes. Está neste momento num nível completamente à parte dos restantes sendo que apenas na minha opinião apenas leclerc se aproxima minimamente. Uma palavra também para a Alpine. Agora acho que as regras de se trocar os pneus não deveria ser permitida em bandeira vermelha.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  jo22101626
11 dias atrás

Sinceramente acho que não ganhava sem a bandeira vermelha.
Na verdade o Leclerc fez-lhe frente. não sei quantas voltas iria por ali andar se a Ferrari não tivesse tido a má decisão de fazer parar o Leclerc.

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  jo22101626
11 dias atrás

Explique la essa teoria. Se com bandeira amarela, virtual safety car e safety car os pilotos podem ir a box trocar pneus , pq não deveriam poder trocar com bandeira vermelha? Eu sou Ferrarista e qd vi o leclerc ir a box tive um ataque cardíaco. Pq se por um lado percebi que a estratégia era o undercut qd a chuva começou a cair e os outros fossem a box, por outro é preciso ser mt inocente para não apostar já não digo numa bandeira vermelha (apesar das inúmeras ao longo do fds) mas pelo menos num safety car. Ganhou… Ler mais »

jo22101626
jo22101626
Reply to  alvesba22020_gmail_com
11 dias atrás

A minha opinião é que com bandeira vermelha a corrida está parada, neutralizado como lhe quiser chamar, não contam voltas, não conta para o tempo de corrida de duas horas. Mas as regras são assim, uma vez favorece uns outra vez favorece outros. Foi muito bem jogado pelos que não entraram, apenas não concordo com a regra mas se ela existe é para aproveitar.

MLS
MLS
11 dias atrás

“Que venha chuva que o Max trata do resto.”
😬😬😬😬

2020
2020
Reply to  MLS
10 dias atrás

Nesta altura, só assim… Ele próprio a pediu no México…

2020
2020
Reply to  MLS
9 dias atrás

Ele só anda bem de barco.

total wrc
total wrc
11 dias atrás

Não gosto do max hoje esteve muito forte apesar da sorte da bandeira vermelha que foi um milagre para ele mas teve capacidade mais que suficiente para controlar a corrida , bateu a volta mais rápida 17 vezes , os rivais tinham obrigação de mostrar mais o lando foi mais uma vez ajudado pela equipa ao ver o seu companheiro de equipa ser forçado a ceder o seu lugar mas não teve argumentos para sequer incomodar o Leclerc, muito pouco para quem quer ser campeão do mundo F1

Cágado1
Reply to  total wrc
11 dias atrás

O Piastri não foi forçado a coisa nenhuma. Tinha 10 seg. de penalização, não fazia sentido que impedisse o Norris de atacar o Leclerc.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
11 dias atrás

UAU! Que corrida! E que exibição do Verstappen! Das melhores de sempre! Garantiu o campeonato! Norris ainda tem muito para aprender. E a Alpine? Igualmente fantástica. Ambos RB nos pontos depois de muita luta. Menção honrosa para Lance Stroll, o palhaço de serviço! Se este gajo sentar o cu num carro do Newey para o ano… Más corridas para os veteranos. Hamilton e Alonso deviam brilhar nestes momentos, mas pronto, também não é que tenham muito mais a provar, mas é notória a desilusão de duas corridas medíocres. Coitados dos mecânicos da Williams! Colapinto a desiludir, mas neste tipo de… Ler mais »

MiguelCosta
MiguelCosta
11 dias atrás

Grande corrida do Max, eu que não torço por ele nem um “cadito”, apesar de saber que é um grande piloto, deu uma demonstração da fibra que tem, teve sorte, é verdade, mas soube capitalizar os momentos da corrida. Excelente os Alpine, muitos pontos para a equipa que no inicio era a pior. Quanto ao Norris não vou bater na mesma tecla, para mim não tem estofo de campeão, mais uma vez a falhar quando não pode. A Williams é que não ganha para as despesas assim. Campeonato sentenciado na minha opinião.

Cágado1
11 dias atrás

Uma corrida demasiado confusa, com muitos erros, de muitos piloto, para se fazer grandes comentários.
Quero só deixar um elogio ao Lawson, que muito tenho cciticado: hoje foi duro, mas nunca incorrecto e ainda sofreu o exagero do Piastri. Lutar assim, sim!👍 (Sem sentido apenas a queixa que fez do Pérez, o Pérez tb foi totalmente correcto.)

Last edited 11 dias atrás by Cágado1
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Cágado1
10 dias atrás

O Lawson tem estofo que chegue e que sobre para ali estar. É bom o rapaz, muito bom.

Pity
Pity
11 dias atrás

“Guardado está o bocado para quem o há-de comer”. A bandeira vermelha decidiu a corrida, sem ela Max dificilmente ganharia e Norris talvez ganhasse. Nunca saberemos. Neste momento Max já pode reservar o restaurante onde vai festejar o 4º título. Corrida muito movimentada, mas muito difícil também. Nestas condições era muito fácil cometer erros. Quando se viu no comando, Verstappen voltou a ser Verstappen (e não me parece que se vá queixar seja do que for). Não houve, propriamente, um bodo aos pobres, isso só se a Sauber pontuasse, mas quase, com o duplo pódio da Alpine. Os dois “Toro… Ler mais »

Leandro Marques
Reply to  Pity
11 dias atrás

Atenção que os pilotos da Racing Bulls ainda podem ser penalizados. Estavam, acho eu, sobre investigação que só iria ser decidido após o fim da prova. Estavam eles e julgo que russel também.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
11 dias atrás

Pois, mas como eu não espero por possíveis penalizações para comentar, comento o que vi na corrida, até porque o motivo dessas possíveis penalizações nada influenciaram o desenrolar da corrida.

Leandro Marques
Reply to  Pity
10 dias atrás

Nao é bem assim. Do que entendi eles podem ter feito o mesmo que Checo há umas corridas atrás e esse foi logo penalizado. E isso influenciou muito a corrida.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
10 dias atrás

Se é o que eu penso, não tem nada a ver com o Perez (checo é um natural da Chéquia, para mim), pois foi por arrancarem para a 2ª volta de apresentação, sem as luzes estarem verdes. O Perez foi por estar fora do seu espaço na grelha, na largada.

Leandro Marques
Reply to  Pity
10 dias atrás

Que seja causa diferente. Mas afinal as penalizacoes podem ou nao influenciar o resto da corrida? Estar parado na box a aguardar segundos antes de os mecânicos poderem trocar os pneus não tem influência?

Last edited 10 dias atrás by Leandro Marques
Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
10 dias atrás

Passaram seis horas desde o final da corrida, mais do que tempo para haver decisão. Ainda não há, provavelmente ninguém vai ser penalizado e nós estamos aqui a chover no molhado. O erro não influenciou a corrida de ninguém, porque passou-se na volta de apresentação. Não é uma falsa partida, não é limite de pista, nem toque, nem nada disso. O que pode ter influência, e também ainda não saiu nenhuma decisão, e pelo tempo que passou, provavelmente também não dará em nada, foi a alteração de pressão dos pneus dos Mercedes, não percebi se na pré-grelha, se na bandeira… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado