GP de São Paulo de F1/TL1: McLaren na frente, alguns pilotos com problemas
Lando Norris brilhou ao liderar a única sessão de treinos livres do GP de São Paulo, superando George Russell por 0.181s, enquanto Ollie Bearman aproveitou a chance ao substituir Kevin Magnussen e chamou a atenção com uma excelente performance na Haas. Já a Red Bull, com Max Verstappen e sergio Pérez fora do top 10, enfrenta talvez um desafio inesperado antes da qualificação sprint, sendo que Verstappen já conta com uma penalização de 5 lugares na grelha para a corrida de domingo devido à troca do motor ICE do seu Red Bull RB20.
Com o formato Sprint em jogo pela penúltima vez nesta temporada, o FP1 assumiu uma importância ainda maior do que o habitual, com pilotos e equipas a tentarem recolher o máximo de dados possível na única sessão de treinos livres do fim de semana.
Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) foi o mais rápido na única sessão de treinos livres do GP de são Paulo de F1, batendo George Russell (Mercedes W15) por 0.181s. Grnade sessão para Oliver Bearman (Haas VF-24 Ferrari) que substituiu o ‘adoentado’ Kevin Magnussen, com o piloto inglês a aproveitar para brilhar. Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) foi quarto a 0.340s do seu colega de equipa na frente de Alexander Albon (Williams FW46-Mercedes).
Os dois Ferrari ficaram em sexto e sétimo com Charles Leclerc (Ferrari SF-24) na frente de Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24). A fechar o top 10 ficaram Nico Hülkenberg (Haas VF-24 Ferrari), Fernando Alonso(Aston Martin AMR24-Mercedes) e Pierre Gasly (Alpine A524 Renault).
Destaque para a 15ª posição de Max Verstappen(Red Bull RB20/Honda RBPT) e o 19º de Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda RBPT). Pelo menos no caso do neerlandês, a sua posição normal é bem perto da frente, tal como se percebeu pelos parciais da sua última volta lançada, que abortou entrando para as boxes no final da sessão.
Lewis Hamilton (Mercedes W15) foi apenas 16º e reportou estar a sentir dores aparentemente causadas pelo facto de o seu Mercedes fazer muito ‘bouncing’ por causa dos solavancos, pelo que a sua equipa tem de trabalhar para ver se consegue ajustar a altura do carro sem prejudicar o desempenho. Seja como for, o carro pareceu rápido.
Como se percebe, Ollie Bearman terminou com mais de três décimos de vantagem sobre o seu colega de equipa. Marcou pontos para a Ferrari quando substituiu Sainz, e voltou a fazê-lo quando substituiu Magnussen. Será que ele pode conquistar mais pontos amanhã?
Houve muitos deslizes e escorregadelas enquanto os pilotos tentavam encontrar o limite na superfície escura e absorvente do sol, com Franco Colapinto a sair da curva do Mergulho e Yuki Tsunoda a segurar por pouco uma derrapagem selvagem no sector intermédio.
A um terço da sessão de 60 minutos, foi o atual campeão Max Verstappen – através de alguma frustração inicial via rádio – que liderou a tabela com 1m 11,712s com pneus médios, após a confirmação de que irá receber uma penalização na grelha este fim de semana.
À medida que a sessão se desenvolvia, Lewis Hamilton conseguiu alguns ganhos para se colocar entre o líder Verstappen e o companheiro de equipa Russell, apesar de relatar que “a qualidade da condução ainda é má” a bordo do seu Mercedes e de ter tido problemas com os lentos Carlos Sainz e Norris em Juncao.
Os tempos das voltas mais rápidas foram trocados até à bandeira axadrezada, com Norris a acabar por sair ‘vitorioso’ graças ao seu esforço de 1m 10,610s com pneus macios, um par de décimos acima de Russell – que fez eco dos comentários de Hamilton sobre uma “condução acidentada” – e do excelente desempenho nos treinos de Bearman.
Oscar Piastri fez com que houvesse dois McLaren nas quatro primeiras posições, a partir do Williams de Alex Albon e da dupla da Ferrari Charles Leclerc e Sainz, enquanto o outro Haas de Nico Hulkenberg, Fernando Alonso da Aston Martin e Pierre Gasly da Alpine completaram o top 10.
A dupla da RB, Liam Lawson e Yuki Tsunoda, só registou tempos em borracha média, a caminho do P11 e P12, respetivamente, à frente do já mencionado Colapinto, de Valtteri Bottas da Kick Sauber e de Verstappen, que abandonou uma volta com calçado macio no final da sessão.
Hamilton foi outro piloto a fazer o seu melhor tempo com pneus médios, enquanto Lance Stroll (Aston Martin), Esteban Ocon (Alpine), o segundo Red Bull de Sergio Perez e Zhou Guanyu (Kick Sauber) completaram a ordem do FP1. Os pilotos e as suas equipas vão agora reagrupar-se no paddock e analisar os dados antes de irem diretamente para a Qualificação Sprint, que tem início marcado para as 18h30.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI