GP de Portugal de Fórmula 1 – ONDE VER?
Neste momento uma das questões que pode estar a colocar é onde ver o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1. Nós damos uma ajuda, explicando com o que pode contar em cada bancada. Em primeiro lugar, quando olhar para o preço dos bilhetes, pondere sempre uma coisa: Não tem só Fórmula 1 para ver. Há Fórmula 2, onde estão as próximas ‘vedetas’ da Fórmula 1, numa competição cujas corridas são igualmente espetaculares. Por fim o AIA há-de anunciar posteriormente mais duas competições de apoio, que ainda não estão ‘fechadas’.
Veja aqui o preço dos bilhetes e as respetivas bancadas – CLIQUE AQUI
Começando pela reta da meta, da bancada principal inferior e superior vê toda a ação de boxes, pré-grelha, partida, paragens nas boxes, e ainda boa parte do interior do circuito. Se ficar na bancada superior, leve uns bons binóculos, não só para ver as boxes em detalhe como todos os restantes procedimentos de largada, etc. Uns binóculos levam-o para bem mais perto da ação. Na bancada principal inferior, está mais perto, mas vê menos. Tem no entanto uma sensação de velocidade dos carros bem maior do que lá em cima onde a grande vantagem é ver muito mais ao longe.
Na bancada 7, Norte vê toda a luta na travagem para a primeira curva, é um ponto de ultrapassagem para quem se atrever a travar mais tarde e será onde o DRS vai permitir muitas trocas de posição. Saídas de pista aqui são quase certas durante os três dias à medida que os pilotos testam os limites dos carros e os seus.
A bancada 6, Lagos, será um dos pontos em que os pilotos farão travagens muito fortes para um gancho muito apertado a direita, e é uma zona boa para ultrapassar, já que a trajetória ideal é por fora, para sair rápido para a subida que se segue, mas quem meter por dentro pode surpreender os adversários, embora tenha que alargar a saída. Deve ver-se muita ‘confusão’ aqui. Tanto da bancada 6 como da sete vê-se toda a zona desde a descida da reta da meta, até ao fim da subida do gancho após a curva 3.
Da bancada 4, Portimão 2, tem uma visão privilegiada sobre a curva 8 e toda a zona interior do circuito, conseguindo também ver uma longa extensão da pista, desde as curvas 1 e 2, às curvas 7 e 8 sendo que nesta última é bem capaz de haver pilotos com trajetórias distintas para ganhar posições. É inacreditável a velocidade a que os F1 chegam a este gancho muito apertado.
Na zona da bancada 5 e Peão, vê uma das zonas mais difíceis da pista com uma travagem muito difícil em curva para uma zona a descer muito, sendo que é quase certo que vai haver muito boa gente a sair de pista nesta zona. Não é fácil ultrapassar, mas quem tiver o carro mais bem afinado é bem capaz do conseguir.
Depois das bancadas 2, Sagres e 1, Solverde, e 3, Sul, que acompanham toda a zona de parabólica a descer para a reta da meta, um ponto do circuito que quem fizer melhor do que o carro que segue à sua frente vai poder ultrapassá-lo na reta pois vai entrar bem mais depressa.
O espetáculo é bom em todo o lado, mas pondere um pouco o que prefere ver. Esta é uma primeira abordagem ao que pode ver de cada bancada, sendo certo que no futuro próximo vamos pormenorizar ainda melhor a ação que pode ver em cada uma das bancadas.