GP de Itália: Lewis Hamilton diz que a F1 deve prolongar as corridas em vez de as terminar sob Safety Car
Lewis Hamilton diz que a Fórmula 1 deveria considerar a possibilidade de alargar as corridas de modo a evitar que estas terminem atrás do Safety Car.
O Safety Car foi colocado em pista quando o McLaren de Daniel Ricciardo parou, com seis voltas para o final do Grande Prémio de Itália. A corrida não foi reiniciada e terminou atrás do Safety Car, o que provocou várias críticas por parte dos adeptos.
Hamilton disse à sua equipa no rádio que a F1 deveria considerar adicionar mais voltas no futuro para evitar que as corridas terminassem de forma semelhante.
“Quero dizer, qual é o mal de as prolongarem? Naturalmente, como piloto, tu queres mais tempo”.
Contudo Hamilton, que terminou a corrida em quinto lugar, admitiu que poderia ter sido ameaçado pelos rivais atrás se a corrida tivesse continuado.
“Eu queria ser capaz de desafiar o Ferrari à minha frente e ver se conseguia subir outra posição”, disse. “Mas, em retrospetiva, penso que foi provavelmente um bom final para nós. Estou muito grato por ter recuperado da última linha da grelha”.
Outros pilotos optaram por trocar para pneus novos quando o Safety Car entrou em pista. Hamilton não o fez. “Os meus pneus não se estavam nada mal”, explicou. “Senti que podia manter a temperatura neles”.
“Disseram-me que havia duas pessoas na minha janela de paragem, por isso, se eu tivesse parado, teria saído atrás desses dois pilotos e não queria arriscar, por isso, mantive-me em pista”.
A sugestão do Hamilton é válida, mas os carros teriam combustível para fazerem mais uma ou duas voltas?
Eu sugiro outra coisa: um acidente ou avaria na última parte da corrida* obriga a bandeira vermelha. Problema resolvido, retoma a corrida.
*como as pistas não são todas iguais, nem o número de voltas, eu dividiria o número de voltas por dez. A bandeira vermelha seria accionada quando o incidente ocorresse no último décimo da corrida.
A sugestão do Hamilton obviamente é impossível. Ainda há um ano o Vettel foi desclassificado por não ter o combustível mínimo. Seja no primeiro ou no último terço, se a intervenção se afigura demorada com entrada de máquinas ou pessoas para a pista (limpar destroços) a corrida deve ser parada, para evitar termos voltas atrás de voltas em procissão e para segurança dos comissários (andarem a varrer carbono por entre os carros é algo também vergonhoso). Será preciso outro Jules Bianchi?
Claro que nas condições actuais, a solução do Hamilton não é viável, porque os carros levam o mínimo de combustível necessário, mas no futuro pode ser possível, basta que a possibilidade de aumento do número de voltas esteja contemplada nos regulamentos. Nesse caso, as equipas teriam que contar com isso. Ainda assim, prefiro a solução bandeira vermelha.
A remoção dos carros também é muito lenta, aparentemente os comissários não conseguiram ou demoraram a colcoar o carro em neutro. Na Indy se não estou em erro têm algo semelhante aos que as equipas utiliza para colocar os carros nas boxes.