GP de Itália F1: A festa da Ferrari em Monza

Por a 2 Setembro 2024 10:16

A Scuderia Ferrari HP venceu o Grande Prémio de Itália, em Monza, com um trabalho magistral da equipa e um desempenho excecional de Charles Leclerc, que conseguiu fazer com que os pneus duros do seu monolugar durassem mais tempo do que todos os outros, numa bela luta entre velocidade e equilíbrio.

Com uma mente afiada como as (poucas) curvas da pista, o piloto fez da estratégia sua grande aliada, gerindo os pneus do seu carro como diamante sobre o asfalto. Os rivais voavam mais rápidos, mas precisaram de uma paragem extra, e enquanto isso Charles Leclerc deslizava com precisão e cuidado, mantendo o ritmo e economizando cada milímetro de borracha. No fim, venceu não tanto pela velocidade, mas pela inteligência, provando que, no automobilismo, a cabeça é muitas vezes mais importante que o acelerador.

A Ferrari somou 37 pontos, graças também ao quarto lugar de Carlos Sainz, mais do que qualquer outra equipa, o que a coloca a 43 pontos do líder. É a 246ª vitória da Ferrari, a terceira nesta temporada, a sétima para Leclerc, sua segunda em Monza após sua memorável vitória em 2019.

O monegasco é agora o terceiro na classificação dos pilotos, enquanto Sainz é o quinto. Tal como aconteceu na semana passada em Zandvoort, a equipa executou muito bem a sua estratégia e provou ser flexível quando se tratou de arriscar com uma paragem quando duas pareciam ser o caminho mais provável.

A decisão de rodar com menos downforce aerodinâmico também se revelou correta, permitindo aos pilotos tirar o máximo partido de um dos pontos fortes do SF-24, nomeadamente a sua capacidade de ser ‘amável’ com os pneus. O resto ficou a cargo de Leclerc, que mais uma vez provou a sua classe, sempre a melhorar e agora um verdadeiro mestre na gestão dos pneus.

Após a partida, a dupla da Ferrari aproveitou um erro de George Russell na primeira chicane para passar para terceiro com Charles e quarto com Sainz. O monegasco também passou imediatamente a ‘perna’ a Lando Norris para chegar a segundo, depois de Oscar Piastri ter atacado agressivamente o seu companheiro de equipa na chicane Roggia.

Os pneus médios mostraram sinais de degradação muito cedo, em todos os carros, e o ritmo de Charles Leclerc caiu um pouco e ele foi ultrapassado por Lando Norris para voltar ao terceiro lugar. Charles mudou para os duros na 15ª volta e, a partir daí, a sua corrida tomou um rumo completamente diferente. Ele fez um trabalho brilhante na gestão dos seus pneus para que pudesse ir até à bandeirada, ao contrário dos dois McLaren que fizeram uma segunda paragem.

De volta à liderança, o monegasco manteve um ritmo consistente que o colocou fora do alcance de Piastri e Norris, permitindo-lhe obter uma vitória bem merecida, no seguimento da inesquecível vitória no Mónaco em maio. Sainz, que completou 30 anos hoje, também teve uma corrida muito forte, mudando para Hards na 19ª volta antes de também ele ir até à bandeira sem mais paragens.

No entanto, ele foi ultrapassado na fase final por ambos os McLaren, tendo ajudado Charles ao defender-se de Piastri durante duas longas voltas, quando a McLaren não conseguiu impor o seu verdadeiro ritmo, que teria sem a pista livre.

Como sempre acontece com uma vitória da Ferrari, o público, um verdadeiro mar vermelho, não perdeu tempo e invadiu a pista na reta principal para começar a festa debaixo do pódio, aplaudindo a equipa, os pilotos e o chefe de equipa, cantando a plenos pulmões. Esta noite, vamos desfrutar de uma merecida celebração. O Campeonato recomeça dentro de duas semanas, a 13 de setembro, com o Grande Prémio do Azerbaijão no Circuito da Cidade de Baku, outra das pistas preferidas de Charles.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
1 mês atrás

Uma vitória da SF em Monza é sempre algo de especial. Acho que não há ninguém que goste realmente de F1 que não goste de ver!

2020
2020
Reply to  917/30
1 mês atrás

Ui… Ainda há alguns, basta ver aqueles que não premiaram o Leclerc como o piloto da tarde….
Esses são mesmo os que não gostam de F1….

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  2020
1 mês atrás

O piloto da tarde foi o Piastri.
Por nabice da equipa tiraram-lhe a vitória. Just.

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
1 mês atrás

Hummmmm… Então o faça mais vezes que os outros agradecem

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  917/30
1 mês atrás

Tu não gostas… se for o Hamilton a ganhar para o ano………………..

917/30
Reply to  Daniel Sousa
1 mês atrás

O piloto que vence é secundário… a haver uma vitória da SF em Monza no próximo ano será aquilo que sempre foi, uma vitória da SF!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  917/30
1 mês atrás

Não esperes que acredite nisso. Tu não podes ver o Hamilton em primeiro.
Para mim é claro isso.

917/30
Reply to  Daniel Sousa
1 mês atrás

Quero lá saber do que achas ou queres acreditar, vai ver se chove…

malhaxuxas
malhaxuxas
1 mês atrás

Eu gosto verdadeiramente há cinquenta e muitos anos e não me incomoda nada ver a SF perder em Monza. É só mais 1 Gp. Saudosismos bacôcos.
A Ferrari há muito que deixou de ser referência na F1. Quantos títulos nos últimos 20 anos?

917/30
Reply to  malhaxuxas
1 mês atrás

Conseguiste escrever um comentário mais ridículo que o teu nick…

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  917/30
1 mês atrás

Ridículo é sua excelência que não tem outro argumento que não seja comentar o nick.
E o nick é mesmo para malhar xuxas, gente medíocre que só faz o país marcar passo. Mas isso é o fado tuga. Quem não se sujeita faz como eu. Emigra e manda uns trocados para a circense xuxaria.
Quanto à sua amada SF, só mesmo gente ceguinha de todo para continuar acreditando que vai algum dia mudar. Já era kamarada.

917/30
Reply to  malhaxuxas
1 mês atrás

Comentei muito mais que o teu nick…é só ler. Não sou Ferrarista, gosto de F1 acima de tudo mas a SF não me é indiferente, julgava eu que seria o mesmo para todos… Não sofro se a SF perder em Monza mas acho sempre muito giro quando lá ganha. Gostando de F1 e da sua história devo sofrer do tal “saudosismo bacoco” que falas, ainda bem! Dizer que que a SF “deixou de ser uma referência”, ou “já era”…desculpa a franqueza, mas é mesmo de quem não sabe do que está a falar. p.s. também já andei lá por fora,… Ler mais »

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
1 mês atrás

A melhor solução para o seu problema é mesmo emigrar e enfiar a cabeça na areia…
Cada um!

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
1 mês atrás

No dia em que abandonarem vê logo a diferença que esta marca faz falta…
Nos últimos 20?…
Tirando a McLaren que já lá anda tb há séculos, os outros são recem-chegados, mas tudo termina…
Há cada lógica, é mesmo anti-cir.

Last edited 1 mês atrás by simiao jms
malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  2020
1 mês atrás

No dia que abandonar não fará diferença nenhuma. Veja-se como já temos a F1 na mão dos americanos, com audiências nunca vistas e cada vez mais espalhada pelo mundo.
Que venha o Ruanda para substituir mais um gp europeu, quiça monza, da falida Itália.

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
1 mês atrás

Parabéns Ferrari Grandiosa e Leclerc…

2020
2020
Reply to  2020
1 mês atrás

Anti-cor… “Não cir”… 🙂

2020
2020
Reply to  malhaxuxas
1 mês atrás

Vê-se mesmo que supostamente vê F1 há 20 para cá… MT novato ainda para mais dar uma opinião destas…. Não sabe mesmo o que diz ou então a frustração é de insónias profundas…. É um hábito.

christopher-shean
christopher-shean
1 mês atrás

Parabéns á Ferrari e a Leclerc!

Pity
Pity
1 mês atrás

Não sou ferrarista, mas gosto de ver a festa dos adeptos em Monza. É algo único no campeonato. Pela situação do campeonato preferiria uma vitória do Norris, mas não me incomodou absolutamente nada a vitória da Ferrari, até porque simpatizo com o Leclerc.

2020
2020
Reply to  Pity
1 mês atrás

Ser ferraristas, só fica bem… 🙂
É único… Muito diferente de ser porshista, (ex) etc…
Muito menos RB…
É diferente mas cada um é o que deseja ser…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado