GP de França F1: Os destaques da qualificação
A Ferrari foi a estrela da tarde. O ritmo dos seus pilotos foi ótimo e a forma como orquestraram as voltas de Charles Leclerc com a ajuda do cone de aspiração de Carlos Sainz na Q3 foi perfeita. Sainz pareceu sempre o piloto mais rápido da dupla da Ferrari durante o fim de semana, mas com a penalização por troca de elementos da unidade motriz não aspirava à pole. O espanhol mostrou na Q2 o que podia fazer e na Q3 ajudou o seu colega de equipa a conquistar a pole para a corrida de amanhã. Uma excelente prestação da Ferrari, que no treino 3 parecia ligeiramente atrás da Red Bull, mas na qualificação esteve muito bem. A Red Bull conseguiu um bom resultado com dois carros no top 3, mas Sergio Pérez nunca teve ritmo para igualar o andamento dos homens da frente e Max Verstappen esteve ao seu nível, tirou o máximo que conseguiu do carro, mas nunca pareceu muito confortável. A Red Bull ficou a perder em relação à Ferrari na qualificação, mas continua tudo muito renhido na luta pela vitória.
A Mercedes fez o que se esperava. Ficaram atrás dos Red Bull e da Ferrari, mas muito longe dos homens da frente. Ao contrário do que se esperava, a Mercedes não encontrou em Paul Ricard uma pista que favorecesse as caraterísticas do seu monolugar. Hamilton ficou a 0.8 seg. da qualificação, um passo atrás em relação ao que vimos nas últimas corridas. A equipa tentou várias abordagens à afinação, mas parece que o W13 não gosta dos ares da França. George Russell ficou atrás de Lewis Hamilton e parece ser o piloto com mais dificuldade da dupla em encontrar o melhor compromisso.
Lando Norris esteve muito bem na qualificação e ficou à frente da Alpine, que era o resultado desejado. Norris foi sempre dos mais rápidos em pista e conseguiu um excelente resultado, ao contrário de Daniel Ricciardo que voltou a desapontar, com mais uma qualificação para esquecer. O que é feito do Ricciardo que encantava na Red Bull? A Alpine parecia estar a ter um fim de semana algo complicado, mas Fernando Alonso tratou de acalmar a sua equipa e fez o sétimo tempo. Embora tenha ficado atrás da McLaren (a equipa britânica deu um bom passo em frente), conseguiu manter-se na luta pelos pontos e pelo top 5, o que será complicado, mas nunca impossível com o piloto espanhol. Esteban Ocon não conseguiu encontrar o mesmo ritmo do seu colega de equipa e ficou arredado na Q2. Yuki Tsunoda foi o melhor piloto da Alpha Tauri e o oitavo lugar é um bom resultado. Mas o resultado de Pierre Gasly foi a maior desilusão do dia. Esperava-se muito mais do francês, mas ficou eliminado logo na Q1. A Alpha Tauri melhorou com as atualizações do carro, mas Gasly terá muito mais dificuldade em chegar aos pontos assim.
Valtteri Bottas e Zhou Guanyu tiveram sessões algo cinzentas e embora Bottas tenha passado à Q2, nunca pareceu em condições de carimbar a passagem à Q3 e Zhou ficou eliminado logo na Q1, numa má sessão para a Alfa Romeo, tal como foi para a Aston Martin. Lance Stroll foi eliminado na Q1 e Sebastian Vettel ainda conseguiu uma vaga na Q2, sem conseguir muito mais. Do lado da Williams, Alex Albon passou à Q2 mas depois disso não conseguiu encontrar ritmo para mais e Nicholas Latifi ficou novamente demasiado longe do seu colega de equipa. Por fim a Haas, que podia ter feito mais um brilharete esta tarde ( e este fim de semana) Mick Schumacher fez um grande tempo, apagado por exceder os limites de pista e Kevin Magnussen podia lutar pelo sexto ou sétimo lugar, não fosse a penalização por troca de elementos da sua unidade motriz, que o vai atirar para o fundo da tabela.
Em resumo, Ferrar vs Red Bull ainda renhido e amanhã teremos mais um entusiasmante capítulo, Mercedes demasiado longe da frente para tentar um pódio em condições normais, McLaren com melhorias e em vantagem face à Alpine, Alpha Tauri fora de posição, Haas infeliz, Williams melhor mas ainda longe do top 10, Alfa Romeo e Aston Martin ainda a desiludir.