GP de Espanha de F1, TL1: Novamente Red Bull e Max Verstappen

Por a 2 Junho 2023 17:32

Max Verstappen (Red Bull RB19/RBPT) voltou a ser o mais rápido no segundo treino livre, mas desta feita com a Aston Martin em segundo, depois de Fernando Alonso (Aston Martin AMR23/Mercedes) ter colocado o seu monolugar a 0.170s do piloto da Red Bull.

Surpresa foi o terceiro lugar de Nico Hulkenberg (Haas VF-23/Ferrari) e da Haas, depois do piloto alemão ter sido 18º na primeira sessão do dia. Sergio Perez (Red Bull RB19/RBPT) que tinha sido segundo de manhã desta feita foi apenas quarto, a 0.312s do seu colega de equipa, numa sessão em que o pelotão coube todo em 1.508s e mais interessante que isso, teve 18 pilotos em 1.103s com o 18º lugar de Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes).

Esteban Ocon (Alpine A523/Renault) piorou um pouco a classificação face à primeira sessão, onde foi 3º, sendo desta feita quinto, mas ficou bem mais perto da frente em termos de diferença, ‘recuperando’ 0.5s.

O equilíbrio na tabela e este exemplo de Ocon dizem que lá na frente há certamente quem tenha bem mais para dar, mostrando que esta sessão não espelha bem, ainda, qual é a verdadeira correlação de forças. Não tanto nas posições, tirando as exceções, mas mais o que têm ainda na ‘manga’ para dar, especialmente a Red Bull.

O melhor Ferrari foi o de Charles Leclerc (Ferrari SF-23) em sexto, depois de ter sido 8º no TL1, com Carlos Sainz (Ferrari SF-23) logo a seguir, depois de ter sido nono de manhã.

Os Mercedes continuam sem mostrar muito, George Russell (Mercedes W14) foi oitavo depois de ter sido 10º de manhã, Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari) foi nono, dando um belo salto face ao que fez de manhã (16º) com Pierre Gasly (Alpine A523/Renault) a fechar o top 10, caindo na tabela após ter sido 5º de manhã.

Lewis Hamilton (Mercedes W14) ficou fora do top 10, em 11º depois de ter sido 12º no TL1, pelo que neste caso, nada de diferente.

Quem piorou muito foi Kevin Magnussen (Haas VF-23/Ferrari), 15º depois de ter sido 7º de manhã, sendo claro que houve equipas a fazer programas diferentes. Como sempre, o TL3 vai mostrar melhor a correlação de forças que se irá confirmar, claro está, na qualificação.

Filme da sessão

Russell cedo se queixou de ‘porpoising’ na última curva, entre outras coisas. Não faltaram alguns solavancos nesta sessão. Verstappen cedo saiu com um conjunto de médios e imediatamente passou para frente por 0,031s. Russell teve um ‘momento’, passando pela gravilha. As repetições mostraram que encontrou um Piastri lento na linha de trajetória na Curva 10 e, ao tomar uma ação de evasão, foi forçado a passar pela escapatória.

A Mercedes teve dificuldades no TL1 em termos de ritmo e nesta sessão não melhoraram nada.

Leclerc colocou a Ferrari no topo da tabela de tempos, mas foi sol de pouca dura.

A meio da sessão, Nico Hulkenberg foi para segundo, 0,270s atrás do mais rápido em pista

Com muitas nuvens no céu a temperatura da pista começou a baixar, mas pouco mudou na tabela de tempos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

Finalmente o Hulk no pódio!!!
Oh, espera…

#99
#99
1 ano atrás

GP DE ESPANHA DE F1, TL1??
Dá um pouquinho de trabalho, mas se corrigir o pessoal agradece.

canam
canam
1 ano atrás

Saúde-se a retirada das horriveis chicanes, tornando o circuito outra coisa bem melhor Deviam seguir o exemplo as outras pistas cheias disso.

Pity
Pity
1 ano atrás

Hulkenberg, de médios, a 270 milésimos do Max, de macios? Como diria Boss AC: “é sexta-feira…”

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado