GP de Espanha de F1: de volta o (forte) domínio Red Bull?

Por a 20 Junho 2024 16:33

A 10ª ronda de 24 corridas que tem a temporada de F1, realiza-se no Circuito de Barcelona-Catalunha, em Espanha. Max Verstappen venceu a última corrida no Canadá e voltou a aumentar a sua liderança no campeonato, num fim de semana em que Carlos Sainz vai tentar brilhar em casa enquanto procura um lugar em 2025. Já se sabe que Oliver Bearman vai voltar ao cockpit de um F1, desta feita um Haas, pois vai participar no TL1 de amanhã.

A Pirelli apostou forte neste fim de semana, com os pneus C1, C2 e C3 para este circuito de alta velocidade, os mais duros da gama disponível. Mas será que os pneus para tempo húmido e a borracha intermédia vão entrar em ação? A previsão continua a ser de tempo seco para amanhã e sábado, mas o domingo poderá ser inclemente com a previsível queda de muita chuva.

Max Verstappen venceu aqui nos últimos dois anos e, de um modo geral, esta pista é bem adequada aos Red Bull, tal como se tem visto na era do efeito de solo. No próximo fim de semana, a seguir a este, a Áustria é uma pista muito semelhante em muitos aspetos, e Silverstone, no fim de semana seguinte, também tende a ser favorável aos Red Bull.

A equipa teve algumas oscilações, mas os próximos três fins de semana podem definir a temporada de Max Verstappen. Caso vença os três Grandes Prémios estará a caminho do tetra. Mas se tiver dificuldades, o resto da temporada terá uma nova perspetiva.

George Russell conseguiu o primeiro pódio do ano para a sua equipa no Canadá, apoiado por Lewis Hamilton em quarto. Depois disso, o chefe Toto Wolff falou de como, em vez de um grande pacote de atualização que definisse a época, a equipa tem vindo a melhorar lentamente e a trazer pequenas peças aqui e ali, que agora se somam e o resultado foi um grande passo na direção certa, mas isso sucedeu numa pista em que já estiveram bem no passado. Será que vão manter a forma este fim de semana? Essa é a questão, e ninguém tem uma resposta certa.

A McLaren tem sido uma das equipas mais em forma ultimamente, podiam ter vencido no Canadá, mas será que se vai sair bem em Barcelona? No ano passado, o seu carro adaptava-se a curvas de alta velocidade, este ano tem-se saído também bem nas curvas de baixa velocidade. Desenvolveram o carro numa direção em que é mais versátil, pelo que este será um fim de semana interessante para verem se conseguem desafiar a Red Bull pela vitória num circuito mais “tradicional”.

Depois do que sucedeu à Ferrari em Montreal, será interessante ver se o que sucedeu deixou ‘feridas’ ou se, por outro lado a Scuderia regressa ao bom momento em que estava anteriormente. O mais provável é a Ferrari voltar a ser competitiva, com o mesmo nível de desempenho que demonstrou ao longo da época antes do Grande Prémio do Canadá.

A Aston Martin tarda em melhorar e não deve ser coincidência a falta de atualizações, e mais uma vez, agora Barcelona, ainda não será desta, prevendo-se para um dos dois próximos fins de semana.

A RB está agora na frente do segundo pelotão, e os seus resultados recentes têm sido razoáveis e a equipa tem vindo a marcar pontos. No entanto, a luta a meio do pelotão é incrivelmente renhida e quem fizer tudo bem terá sempre mais hipóteses. A equipa tem feito uma quantidade significativa de trabalho de preparação e entrega de uma atualização aerodinâmica que consiste num piso, carroçaria e asa traseira para ambos os carros, de modo a proporcionar um benefício mensurável em termos de desempenho. Vamos ver como corre.

A Alpine está a subir (devagar) no pelotão. A equipa tem melhorado nos últimos tempos e tem marcado pontos, embora nos lugares mais baixos do top 10, mas desta feita, numa pista mais ‘normal’ não esperam estar tão bem. A verdade é que depois primeira dupla pontuação da época, no Canadá, e pressão é menor.

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