GP da Singapura GP: 5 histórias que prometem passar pelo paddock

Por a 15 Setembro 2023 09:38

A Fórmula 1 vai agora para fora da Europa, mas nem por isso as conversas do paddock deixam de ser interessantes. Fiquem com cinco histórias que prometem ser temas de conversa.

Qual o impacto da diretiva técnica da FIA?

Singapura será o evento em que a FIA colocará em prática uma nova forma de verificar se os carros de cada umas das equipas cumprem os limites de flexibilidades para os mais diversos componentes com influência aerodinâmica.

Não existe um novo regulamento, antes uma nova diretiva técnica que altera como as superfícies aerodinâmicas são verificadas.

Qualquer peça tem sempre alguma flexibilidade, mas as equipas usam esta característica a seu favor e procuram novas formas de passar os testes de flexão da FIA, mantendo deformações que permitam aumentar a performance dos seus carros.

A nova diretiva técnica não se destina a nenhuma equipa em particular, mas poderá ter um impacto na competitividade relativa de cada um dos carros, dada a proximidade que existe entre eles, exceto o Red Bull. Será, portanto, interessante ver se existem realmente alterações na ordem competitiva, muito embora não se espera que a equipa de Milton Keynes sofra uma quebra competitiva.

Logan Sargeant sob pressão

Com a continuidade de Guanyu Zhou na Sauber, o plantel de 2024 está quase fechado, mas existem ainda alguns lugares por definir, na Williams e na AlphaTauri.

Na equipa de Faenza, Yuki Tsunoda deverá ter o seu lugar assegurado, mas a identidade do seu colega de equipa está ainda longe de ser conhecida.

Daniel Ricciardo era o piloto que a AlphaTauri e a Red Bull pretendiam avaliar para a próxima temporada, mas a sua lesão veio levantar questões, uma vez que Liam Lawson tem vindo a realizar boas performances numa situação difícil, mostrando que tem valor para ter um lugar na Fórmula 1.

A Williams tem Alex Albon confirmado para o próximo ano, mas Logan Sargeant ainda não tem o seu volante assegurado para 2024.

O americano tem mostrado momentos de talento, mas tem cometido alguns erros que o impedem de concretizar o seu potencial em resultados.

As dúvidas continuam a pairar sobre o futuro de Sargeant e estará sob os holofotes em Singapura, e não apenas no sentido literal.

O namoro entre Red Bull e Lando Norris

Os rumores que dão Lando Norris como provável na Red Bull não desaparecem, parecendo haver um namoro entre as duas partes que estas não tentam esconder.

Sergio Pérez tem contrato até ao final do próximo ano e parece seguro de que não seguirá como colega de equipa de Max Verstappen, muito embora ninguém o confirme, como seria de esperar, o que obriga a Christian Horner e a Helmut Marko procurar opções para colocar ao lado do neerlandês.

Sem grandes opções no seu programa de apoio a jovens pilotos, os responsáveis da Red Bull poderão ter de procurar soluções em outras paragens, sendo Norris uma possibilidade, muito embora tenha contrato com a McLaren até ao final de 2025.

Em Singapura este voltará a ser, seguramente, um tema de conversa no paddock, podendo haver formas de Zak Brown soltar o seu piloto, sobretudo se Oscar Piastri continuar a evidenciar o crescimento que tem vindo a protagonizar, mostrando-se num nível muito equiparado ao seu colega de equipa.

O impacto do novo traçado

O traçado de Marina Bay apresenta este ano alterações, desaparecendo quatro curvas de 90º, já perto do final da volta, deixando os carros de passar por baixo de uma das bancadas, uma das imagens mais fortes da prova de Singapura.

Isto criará uma nova reta, muito embora não se creia que esta possa permitir um maior número de ultrapassagens em pista. No entanto, a nova configuração do traçado poderá exigir uma afinação aerodinâmica com menos apoio, muito embora se espere que continue a demandar elevados níveis de ‘downforce’.

Para quando o regresso de Daniel Ricciardo?

Daniel Ricciardo estará presente em Marina Bay, mas desta vez apenas para assistir, continuando a recuperar da lesão que sofreu em Zandvoort enquanto vê Liam Lawson a pilotar o seu carro.

A fratura no pulso esquerdo não poderia ter ocorrido em pior momento para o australiano, que pretendia convencer a Red Bull e a AlphaTauri de que estava na sua melhor forma, depois das dificuldades na McLaren, para poder garantir um lugar para 2024.

Para além de não poder mostrar o seu potencial, Ricciardo ainda é obrigado a ver Lawson a realizar um bom trabalho, o que o coloca numa boa posição para assegurar a posição de colega de equipa de Yuki Tsunoda.

Isto leva a que o australiano pretenda regressar o quanto antes ao cockpit, mas a gravidade da sua lesão não é de somenos importância, o que o impedirá de voltar à pista antes do Grande Prémio do Qatar, que se realiza no início de Outubro. Caso se confirme, Ricciardo falhará quatro provas, atrasando o seu processo de adaptação ao AlphaTauri e enfraquecendo a sua candidatura a um lugar em 2024.

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