GP da Hungria F1, o Destaque: Lando Norris

Por a 22 Julho 2024 11:41

Lando Norris tem sido um dos destaques desta época e no GP da Hungria, foi destaque a dobrar. Pela sua performance em pista e pela sua atitude.

Lando Norris voltou a ser o mais rápido na qualificação, com a McLaren a dominar o fim de semana. Norris é um dos melhores em qualificação e em Hungaroring acabou por demonstrar novamente essa força. Mas também voltou a falhar na largada, deixando-se antecipar por Oscar Piastri e até Max Verstappen, apesar da manobra ilegal. Norris tem de trabalhar as largadas pois já desperdiçou boas oportunidades por maus arranques.

Quando regressou ao segundo lugar, nunca mais foi incomodado pelo Red Bull #1 o que mostra bem a força da McLaren neste fim de semana. A sua qualidade e o seu talento já foram muito elogiados e não há dúvida que Lando Norris é um dos melhores da atualidade. O destaque vai para a sua postura quando lhe foi oferecido o primeiro lugar.

Quando Norris começou a colocar entraves à troca pedida pela McLaren, muitos terão pensado que isto seria o fim da harmonia na McLaren, numa altura em que a equipa ainda não se pode dar ao luxo de lidar com um conflito interno. Norris bateu o pé e parecia que estava determinado em não ceder o lugar a Piastri, que acabou por ser apenas um figurante nesta situação. Norris cedeu, e trouxe justiça à corrida.

Terá sido este amuo do piloto britânico despropositado. Não! Numa semana em que foi questionado se não era demasiado “bom rapaz” para ser campeão, Norris deu um murro na mesa e ameaçou que não se importa de vestir o papel de “vilão” para chegar ao sucesso que almeja. Apesar da McLaren ficar novamente mal na fotografia, esta poderá ter sido uma lição muito valiosa. A equipa entendeu que Norris quer mesmo chegar ao topo e começa a dar sinais de que pode subir o nível de agressividade. A equipa não voltará a colocar tão cedo o piloto numa situação em que tem de optar entre o seu interesse pessoal e o da equipa. Na Hungria, Norris calou alguns críticos, a sua azia na conferência de imprensa mostra que a cedência foi feita a contragosto, apesar de reconhecer a justiça da troca. No debrief certamente terá dito à equipa para nunca mais o colocarem nessa posição. Foi mais um passo no processo de aprendizagem e crescimento do piloto e da equipa.

Não foi bonito, retirou brilho à vitória da equipa e do seu colega, mas Norris bateu o pé. Os grandes campeões são assim. Norris fez a equipa sofrer um pouco, numa lição que será importante para a estrutura no futuro. Se querem ser campeões, têm de tratar os seus pilotos como tal, e não como um par de bons rapazes. Norris não vai levantar o pé e Piastri também não, pois se os papeis fossem invertidos, talvez o australiano fizesse o mesmo.

A única questão é se a confiança entre os pilotos ficou manchada. Não nos parece que seja o caso, afinal justiça foi feita. Mas o nível está a subir na McLaren e os sinais estão à vista. Todos terão de fazer mais e melhor.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
2 meses atrás

Convidava o Fábio Mendes, e obviamente os foristas, a ler, ou reler, a imprensa ou os blogues de automobilismo francês ou italiano (e hoje há tradutores para tudo) e verá o mundo ao contrário; não vê um único elogio ao Lando igual aos que faz aqui, muito pelo contrário. Não é que eles tenham razão, mas a questão é que há muita boa gente que tem essa opinião contrária e isso não deveríamos ignorar.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado