GP da Grã-Bretanha de F1: Guanyu Zhou sem fraturas após grave acidente
O arranque do GP da Grã-Bretanha de F1 ficou marcado por um grave acidente que envolveu vários pilotos, em situações distintas, que acabaram por resultar em batidas de vários monolugares.
Alex Albon (Williams) e Guany Zhou (Alfa Romeo) foram levados para o centro médico.
Ambos estavam conscientes e depois de avaliados no centro médico, a FIA revelou que o piloto chinês, que sofreu um um acidente muito aparatoso, capotando a alta velocidade depois de ter sido tocado pelo Mercedes de George Russell (que por sua vez tinha sido tocado por Pierre Gasly) não tinha fraturas, e estava bem, tendo em conta a gravidade do acidente.
Zhou tinha arrancado em nono, foi tocado por trás antes da primeira curva, tendo em conta a velocidade que já levava o carro capotou até se imobilizar entre a rede que protege as bancadas e a barreira de pneus.
A corrida foi imediatamente parada, os Marshall e equipas médicas socorreram rapidamente Zhou, que foi extraído do carro e levado para o centro médico da pista.
Foi Pierre Gasly que causou o acidente, ao dar um toque na roda traseira esquerda do Mercedes depois de ter ficado ensanduichado entre o Alfa Romeo à sua esquerda e o Mercedes de George Russell à direita, tocou neste último o Mercedes entrou em pião e tocou no Alfa Romeo de Zhou à sua esquerda, que capotou indo de ‘rojo’ até apanhar a gravilha ‘saltando depois a barreira de pneus, batendo na rede e ficando entalado entre os pneus e a rede. George Russell que ficou fora de pista na zona da escapatória correu para o Alfa Romeo acidentado, regressando pouco depois e aí terá percebido de imediato que nada de grave se passava com o piloto chinês
Mais atrás, outros incidentes. O Williams de Alex Albon foi atingido por trás pelo Aston Martin de Sebastian Vettel, e logo de seguido o Williams foi batido por outros com Yuki Tsunoda e Esteban Ocon a serem apanhados também, batendo e sendo batidos.
Paralelamente a aproveitando a confusão, a polícia teve de evitar que vários manifestantes invadissem a pista, logo após a bandeira vermelha ter sido mostrada.
Hoje, o halo (mais uma vez) salvou dois pilotos, Zhou e Nissany! A melhor inovação dos últimos anos!