GP da Grã-Bretanha de F1: Destaques da corrida

Por a 3 Julho 2022 18:37

Carlos Sainz obteve a sua primeira vitória na Fórmula 1 numa corrida sensacional, com grandes lutas, mas também muita controvérsia, e alguma incredulidade face às decisões dos responsáveis da Ferrari.

Sergio Pérez foi segundo na frente de Lewis Hamilton com um Mercedes bem diferente do que se tem visto.

Max Verstappen foi apenas sétimo a braços com um Red Bull ‘um pouco torcido’ enquanto Charles Leclerc terminou apenas em quarto depois de decisões tácticas quase inexplicáveis por parte da Ferrari.

1ª vitória na carreira de Carlos Sainz

Foram precisas 150 corridas, mas finalmente chegou a vitória. Apesar de não ser, nem de perto, o piloto mais forte em pista, foi o vencedor, aproveitando da melhor maneira uma decisão estratégica da equipa, que o beneficiou a si em detrimento de Charles Leclerc. Depois disso, fez o que tinha a fazer, ae aproveitou as enormes lutas atrás de si para ganhar uma vantagem preciosa que lhe permitiu vencer.

Aquando do Safety Car, Carlos Sainz colocou pneus macios mais ‘frescos’, enquanto a equipa decidiu não fazer o mesmo com Charles Leclerc com receio de perder uma posição em pista. Com isso, Sainz ficou em condições para vencer, enquanto o seu colega de equipa que estava junto de si quando o SC foi espoletado, mantendo os pneus duros, o monegasco afundou-se na classificação, terminando em quarto.

Leclerc era mais rápido que Sainz, sempre o mostrou em pista, mas a decisão de Mattia Binotto ofereceu o triunfo a Sainz. O espanhol não teve culpa disso, fez o seu trabalho e depois de esperar 150 corridas, subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez.

Ferrari agridoce

Já explicámos, basicamente, o que correu mal do lado da Ferrari. Na volta 32, a Ferrari decidiu trocar de posições entre Sainz e Leclerc, que após subir ao segundo lugar começou a recuperar algum terreno a Lewis Hamilton, que ainda não tinha parado. Mas Leclerc ficou em pista com a entrada do SC, enquanto Sainz e Hamilton entraram na box para trocar os pneus duros por macios para as últimas 12 voltas. E isto ‘tramou’ Leclerc. Que se tem ido também à box, mesmo que a Ferrari perdesse uma posição em pista com essa troca deixaria os seus pilotos em igualdade de circunstâncias, mas oa manter Leclerc com os mesmos pneus, condicionou-lhe totalmente o resultado. Mesmo com uma deriva da asa da frente danificada, Leclerc era mais rápido que Sainz.

Má decisão de Mattia Binotto. Salvou-se mesmo o triunfo de Sainz, porque o resto…

Luta nas últimas 10 voltas

A luta entre Sergio Pérez (Red Bull), Lewis Hamilton (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari), que terminaram a corrida entre os 2º e o 4º lugar foi impressionante. A corrida valeu essencialmente pelas últimas 10 voltas, depois do Safety Car ter vindo para a pista na sequência do abandono de Esteban Ocon (Alpine) que parou o monolugar na reta da meta. O pelotão juntou-se e com Carlos Sainz (Ferrari) depressa a passar Charles Leclerc (Ferrari), pois tinha pneus macios e Leclerc manteve os duros, isso decidiu quem venceria a corrida.

Sergio Pérez (Red Bull) ‘venceu’ esta luta, mas o que ficou pelo meio só visto é que se acredita, pois foi uma das mais fantásticas lutas em muito tempo na F1, com todos a passarem-se uns aos outros várias vezes, em momentos absolutamente inesquecíveis, num dos pontos altos das corridas de Fórmula 1 em muito tempo.

Há ainda ‘pendente’ uma análise da ultrapassagem de Pérez a Hamilton no meio desta luta.

A ‘fava’ saiu a Leclerc, pois foi enviado para a luta pelo seu chefe de equipa com armas (pneus) desiguais…

Acidente de Zhou Guanyu e Alex Albon

A corrida começou com um grave acidente na curva 1, que envolveu Zhou Guanyu, que saiu de pista para a gravilha a alta velocidade depois de capotar. No incidente estiveram envolvidos Alex Albon, George Russell, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, em momentos e zonas distintas da pista, ainda que todos até à primeira curva.

O carro médico foi enviado para a pista, inicialmente com alguma preocupação pelo estado de saúde do piloto chinês da Alfa Romeo, mas felizmente nada de grave se passou.

O incidente envolveu vários pilotos, havendo várias batidas entre diversos monolugares.

Alex Albon (Williams) e Guany Zhou (Alfa Romeo) foram levados para o centro médico, o anglo tailandÊs teve mesmo que ir ao hospital de coventry, mas para já não há notícia de lesões mais graves. O chinês teve alta ainda no centro médico do circuito (ler em separado a explicação do acidente)

Sergio Peréz ‘salvou’ a Red Bull

Em determinado momento da corrida parecia que a Red Bull iria sair de Silvestone a zeros, depois de Pérez ter danificado uma asa do seu Red bull e perdido muito tempo com a sua substituição na fase inicial da corrida, e de Max Verstappen ter perdido a liderança e se atrasado depois de um furo lento e alguns danos no seu monolugar, que o deixaram visivelmente sem andamento. Contudo, se no caso de Verstappen, o que recuperou foi mais pelos abandonos do que outra coisa qualquer (mais não podia fazer, pois não tinha carro para isso) já Sergio Pérez aproveitou muito bem o Safety Car e ao ficar em quarto junto dos três primeiros lutou imenso e conseguiu terminar em segundo. Esteve igual a ele próprio.

Altos e baixos na Mercedes

Na Mercedes, os ‘baixos’ foi somente o abandono precoce de George Russel na 1ª curva. Quanto a Lewis Hamilton lutou como ainda não o tínhamos visto fazer este ano. Com um carro que está a melhorar de corrida para corrida a Mercedes continua a aparecer mais à frente e desta feita o inglês terminou no pódio com mérito e em determinado momento, em que era segundo chegou a pensar-se que ainda poderia ir atrás de Sainz. Só que os seus adversários diretos, Pérez e Leclerc, não permitiram que ninguém se afastasse desse grupo e ao lutarem entre eles, deram o ‘espaço’ que Sainz precisava para vencer. Foi a sorte do espanhol.

Parece estar de volta, a Mercedes, mas percebeu-se que ainda “não está lá”

Aquela troca de pneus de Hamilton na volta 34, perdendo bem mais tempo do que deveria, foi também um ponto baixo da Mercedes.

Duplos pontos para a Haas

A Haas aproveitou uma corrida caótica para pontuar pela primeira vez este ano, e logo com os dois carros no pódio. Dessa forma, Mick Schumacher alcançou os seus primeiros pontos na F1. E terminou a corrida a pressionar… Max Verstappen.

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