GP da China F1: luta entre a Red Bull e Ferrari agudiza-se

Por a 15 Abril 2024 12:26

A Red Bull continua a ser a equipa mais forte, mas começa a ficar claro que a concorrência está a aproximar-se

Se há uma pista em que a Red Bull tem sido ainda mais forte que a média é Suzuka, e para isso basta olhar para os resultados, mas também já está a ficar claro que os perseguidores mais próximos estão a aproximar-se.

Durante as épocas de F1, ou de corridas em geral, salvo raras exceções e 2023 foi uma delas, é mais comum observar que as equipas perseguidoras conseguem aproximar-se um pouco mais de quem lidera do que as equipas que estão na frente conseguem aumentar ainda mais a sua vantagem.

Essa tendência pode ser explicada por diversos fatores a começar logo com o facto do limite de desenvolvimento do carro ser menor para quem já está mais à frente enquanto para quem segue atrás é fácil de perceber que há muito mais para fazer melhor.

A Red Bull foi imensamente impressionante no Japão no ano passado e continuou a ser a mais forte do plantel também desta vez, mas o pelotão de perseguição está definitivamente a aproximar-se.

A distância entre Max Verstappen, na pole position, e Oscar Piastri, em segundo, em 2023, era a mesma que separava os sete primeiros carros este ano, de cinco equipas diferentes: Red Bull, McLaren, Ferrari, Aston Martin e Mercedes.

O facto de poder listar a McLaren à frente da Ferrari deve-se a uma impressionante volta de qualificação de Lando Norris, mas na corrida ele não teve o ritmo necessário para manter Carlos Sainz e Charles Leclerc atrás. E Carlos Sainz poderia ter estado ainda mais perto de Sergio Perez e pressionar pelo menos pelo segundo lugar se não tivesse de ultrapassar Lando Norris que conseguiu mantê-lo atrás fruto de uma estratégia mais inteligente.

O facto da Ferrari ter estado mais perto numa pista que se adequa à Red Bull é encorajador para a Scuderia, e agora vão para um Circuito Internacional de Xangai que tende a ser limitado na frente em termos de qual eixo define mais o desempenho, o que poderá jogar um pouco mais a favor dos pontos fortes da Ferrari.

A Red Bull vai tentar provar que a sua vantagem em termos de performance continua a ser tão grande que pode vencer em fins-de-semana que se adequam um pouco mais à Ferrari, mas só o facto de haver esta discussão mostra como as hipóteses de lutas renhidas pelas vitórias estão a começar paulatinamente a aumentar.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado