GP da China F1: Altos e Baixos

É tempos de apontar os Altos e Baixos do GP da China, numa prova onde a McLaren voltou a vencer. Sem o caos provocado pela chuva em Melbourne, foi uma prova mais morna, mas com tensão ao nível da estratégia e no pós-corrida, dada a desclassificação da Ferrari.
Altos
McLaren – Mais um fim de semana em grande para a “equipa papaia”. Depois de ter conquistado 27 pontos no primeiro fim de semana do ano, tantos quanto a Mercedes, em Xangai marcou 51 e deu um salto na tabela classificativa. Oscar Piastri foi o melhor da dupla, mas a McLaren voltou a ser a mais forte.
George Russell – Excelente corrida do britânico, apesar de ter perdido o segundo lugar conquistado na qualificação. A Mercedes ainda não tem argumentos para a McLaren, pelo que resta a Russell fazer o seu papel como Nº1: extrair o máximo do carro e trazer muitos pontos para a equipa. Missão cumprida com sucesso.
Max Verstappen – O RB21 não é uma máquina pronta para vencer e apenas o talento de Verstappen conseguiu colocar a Red Bull na discussão pelo pódio (à distância). A segunda metade da corrida já correspondeu mais ao que se esperava do #1 que continua a levar a equipa às costas.
Lance Stroll – Duas corridas nos pontos, evitando os azares do colega de equipa. Não tem deslumbrado, mas pelo menos tem trazido alguns pontos importante para a Aston Martin.
Kimi Antonelli – Segunda corrida, segundo teste superado com nota positiva. Sem o destaque da primeira, mas com uma eficiência digna de nota. Esperava-se que Kimi Antonelli fosse um dos rookies a errar mais no arranque da época, mas tem sido o mais fiável.
Baixos
Carlos Sainz – Longe da performance do seu colega de equipa, Sainz está a ter um arranque de época difícil. O espanhol vale muito mais do que tem mostrado e precisa de mais tempo. O impacto positivo na equipa foi claro, mas tem de se traduzir também em performance em pista.
Racing Bulls – Tinham ritmo para terminar nos pontos, mas ficaram longe deles devido a uma opção estratégica menos feliz. Yuki Tsunoda tem sido um dos pilotos em melhor forma neste início de época, mas a sua pontuação não reflete isso.
Jack Doohan – É verdade que a Alpine caiu muito de rendimento no fim de semana da China, mas Doohan está sob a avaliação atenta de Flavio Briatore, que não estará entusiasmado com o que tem visto. Com o mercado a borbulhar e com potenciais mudanças à vista, Doohan tem pouco tempo para se afirmar.
Sauber – Ambos os pilotos da Sauber tiveram muitos problemas. No arranque da corrida, Gabiel Bortoleto e Nico Hulkenberg tiveram saídas de pista, com os monolugares verdes a demonstrarem serem difíceis de pilotar. A equipa tem de fazer melhor.
Liam Lawson – Lawson é muito melhor piloto do que tem mostrado. Mas a máquina trituradora da Red Bull parece estar pronta para fazer outra vítima. Aconteceu o mesmo a Pierre Gasly (agora claramente um dos melhores da atualidade), Alex Albon (tem sido o abono de família da Williams) e Sérgio Pérez (um piloto com qualidade já comprovada). O estilo de condução de Verstappen tem levado a equipa por um caminho de desenvolvimento que deixa os companheiros em apuros. Lawson não parece ter o antídoto para este veneno. Uma pena, pois tem potencial para outros voos. Se for já cuspido da Red Bull e se lhe tirarem a oportunidade de recuperar na Racing Bulls, será uma grande injustiça.
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Ao final de duas corridas é tremendamente prematuro estar a classificar o desempenho dos rookies. O Antonelli guia um Mercedes, tem obrigação de terminar sempre top 10. Em especial quando as outras 3 grandes tem alguma corrida anormal. Até agora esteve bem mas também teve sorte. Se guiasse um Haas ou um Sauber seria muito diferente. O Doohan já tem o Briatore em cima, não é preciso mais pressão. Ser rookie significa que vais cometer erros, que o diga o Colapinto que fez vários o ano passado. A diferença é o impacto mediático favorável que tem o argentino. Já o… Ler mais »
Um piloto que na volta 1 apanhou com os destroços do Ferrari do Leclerc, que causaram ” floor damage” como a MB noticiou ainda a corrida não tinha acabado, como se pode dizer que teve sorte? Ou vamos fingir que nada aconteceu porque os de sempre não o noticiaram ?
Eu também acho que deve ser dado tempo aos rookies, mas o Doohan só tem feito ca**da. Em duas corridas já amealhou quatro pontos na “carteira”, nos que realmente importam, nenhum mas, nesse caso, a Alpine também não tem colaborado.