GP da Bélgica F1: Red Bull em apuros?
A Red Bull parece ter um ligeiro ascendente sobre a McLaren, depois do que vimos nos treinos livre de sexta. Mas o GP da Bélgica promete ser duro para os Bull´s que não esconderam alguma preocupação.
A Red Bull é a equipa mais rápida, mas a diferença para a McLaren é de apenas 0,04 segundos na qualificação e 0,13 segundos nos stints longos. O RB20 destaca-se nas secções de baixa e média velocidade devido ao maior apoio aerodinâmico, mas é 0,3 segundos mais lento nas retas em comparação com a McLaren.
Red Bull mais rápida, mas McLaren tem vantagem
Apesar do seu ritmo, a Red Bull não é favorita porque Max Verstappen enfrenta uma penalização de 10 lugares na grelha devido a mudanças de motor, o que significa que não irá largar acima do 10º lugar. Sergio Perez está a ter dificuldades, ficando atrás de Verstappen, a um segundo do colega de equipa durante os treinos de sexta-feira em Spa.
Lando Norris e Oscar Piastri impressionaram nos treinos de sexta-feira, com Norris a ser o mais rápido no TL2, apesar de se sentir desconfortável no seu carro. Piastri ficou satisfeito com o seu desempenho. A McLaren destacou-se nas curvas de alta velocidade e teve melhor velocidade em linha reta do que a Red Bull, tornando-os competitivos com os líderes do campeonato. Norris e Piastri estão bem posicionados para uma partida na primeira linha, mesmo em condições de piso molhado.
Marko irritado no final do treino
Helmut Marko admitiu que foi feita uma escolha errada de afinação entre a primeira e a segunda sessão de treinos livres em Spa, o que levou a um passo atrás para a Red Bull (Red Bull dominou o TL1, mas ficou atrás da McLaren no TL2). Marko acredita que a afinação da manhã era melhor e tem dúvidas sobre as suas hipóteses de vitória, mesmo que Verstappen faça a pole e, portanto, largue do 11º lugar na corrida.
Red Bull pressionada
A diferença entre Verstappen e Sergio Perez deveu-se a afinações diferentes, segundo o austríaco, que estava com pouca vontade de falar, segundo os jornalistas no local. A pressão da McLaren faz-se sentir cada vez mais e se a Red Bull não conseguir vencer, poderá sentir ainda mais a pressão.
O último triunfo da Red Bull foi no GP de Espanha, a 23 de junho e se não vencer em Spa será a maior série de corridas sem vencer desde…2020. É preciso recuar até 2021 para vermos a Red Bull a ficar 3 corridas afastada do primeiro lugar do pódio. A McLaren está numa posição privilegiada para incomodar mais os campeões do mundo.
Foto: Philippe Nanchino / MPSA