GP da Bélgica F1: quantas voltas Max Verstappen demorará a entrar na luta da frente?
Se há uma coisa que temos garantido para a corrida de hoje é algo muito pouco habitual: ter um piloto que parte fora do top 10 como um dos principais favoritos a vencer a corrida. Como se sabe, Max Verstappen tem o hábito de vencer em Spa-Francorchamps depois de sofrer uma penalização na grelha, e este fim de semana enfrenta um desafio semelhante. Talvez as coisas sejam um ‘bocadinho’ mais complicadas este ano, mas poucos se vão admirar se o desfecho for o regresso de Max Verstappen e da Red Bull aos triunfos.
A Red Bull optou por utilizar um novo motor de combustão interna (ICE), o que levou a uma ‘queda’ de 10 lugares na grelha. Na quinta-feira, o líder do campeonato disse que o recente quadro competitivo tornava muito improvável que ele pudesse estar na luta pela vitória, depois de não ter vencido as últimas três corridas, mas isso é só o neerlandês a ser ‘simpático’, porque claramente não é o que ele verdadeiramente sente, simplesmente está a ser ‘polido’, o oposto do que foi com a questão do ‘simracing):
Max Verstappen sobre o simracing: “Podem ir para o inferno” – CLIQUE AQUI
“Se olharmos para as nossas últimas corridas, onde não temos sido particularmente os mais rápidos, não diria que com 10 lugares a mais temos hipóteses de vencer”, afirmou. “Mas uma corrida pode sempre ser virada do avesso com alguns momentos. Temos de ter a mente aberta e tentar tirar o melhor partido disso.”
Na verdade, esses comentários foram feitos antes de qualquer minuto em pista e o ritmo que Verstappen mostrou até agora neste fim de semana sugere que ele será claramente um fator real no domingo.
Ele atribuiu a qualificação com 0,6s de vantagem sobre o pelotão ao nível de downforce que optou – a fim de proteger os seus pneus – que se adequa mais às condições de chuva, mas não foi uma surpresa ver o campeão mundial mais rápido na qualificação.
O chefe de equipa Christian Horner afirma que chegar perto de um pódio seria um grande resultado para Verstappen, mas quando tem um carro com bom desempenho, o neerlandês pode ser muito difícil de parar. Onde quer que ele acabe, ele está pronto para uma tarde movimentada.
E vamos, certamente ter uma corrida muito animada, não só pelo que se passa à frente, como o que se irá passar com o 11º na grelha…
FOTO MPSA/Phillippe Nanchino