GP da Bélgica F1: Novo asfalto poderá fazer baixar os tempos

Por a 23 Julho 2024 10:30

A mítica pista de Spa-Francorchamps, conhecida pelo seu traçado desafiante, foi renovada antes do próximo Grande Prémio da Bélgica. Prevê-se que este novo asfalto afete significativamente os preparativos e o desempenho da corrida.

A Pirelli, o único fornecedor de pneus para as 24 Horas de Spa, realizadas no passado mês de junho, observou que os carros GT3 rodaram três segundos mais depressa na nova superfície, em comparação com o ano anterior, utilizando os mesmos compostos. Embora o desempenho dos GT3 não seja diretamente comparável ao da Fórmula 1, prevê-se que a nova superfície aumente a aderência e reduza os tempos por volta dos carros de F1.

Para a 14ª ronda da época em Spa-Francorchamps, a Pirelli selecionou os mesmos compostos de pneus dos dois anos anteriores: C2 (P Zero Branco duro), C3 (P Zero Amarelo médio) e C4 (P Zero Vermelho macio). A pista, conhecida pela sua elevada pressão sobre os pneus e pela mistura de tipos de curvas, representa um desafio para as equipas encontrarem o equilíbrio aerodinâmico ideal. A combinação Eau Rouge-Raidillon, com a sua forte compressão, exerce uma pressão especial sobre os pilotos e os carros. A nova superfície pode afetar a degradação dos pneus, que é tipicamente térmica.

As condições meteorológicas são um fator significativo em Spa, com condições variáveis que podem afetar os níveis de aderência em toda a pista. Os erros na escolha dos pneus podem custar caro, especialmente tendo em conta a extensão da pista. No ano passado, embora a corrida tenha permanecido seca, nos dias anteriores choveu. A maioria dos pilotos utilizou pneus médios no dia da corrida, com alguns a optarem por pneus macios ou duros, o que levou a diferentes estratégias e paragens nas boxes. Russell, Stroll e Gasly utilizaram com sucesso estratégias de duas paragens e terminaram nos pontos.

Este fim de semana assinala o 68º Grande Prémio da Bélgica do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com 56 corridas realizadas em Spa-Francorchamps, dez em Zolder e duas em Nivelles. Michael Schumacher é o piloto mais bem-sucedido com seis vitórias, seguido por Ayrton Senna com cinco. Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen e Jim Clark têm cada um três vitórias em Spa. Hamilton também detém o recorde de maior número de poles (seis) e de pódios (dez). Entre os construtores, a Ferrari lidera com 18 vitórias, a McLaren tem 14 e a Lotus tem oito. A Ferrari também tem o maior número de pole positions (16) e de pódios (50).

Após a corrida, a Pirelli permanecerá por mais dois dias de testes em Spa-Francorchamps para desenvolver pneus para 2025, com a participação da Aston Martin e da Alpine.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado