GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher
Mais um triunfo “demasiado fácil” de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11), que assegura em Spa a sua 89ª vitória na Fórmula 1 ficando apenas a duas do recorde de 91 de Michael Schumacher. Nesta corrida, o inglês partiu bem e mais uma vez dominou a seu bel prazer, não dando a mais pequena hipótese ao seu colega de equipa, Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11), que a pouco e pouco foi perdendo tempo para Hamilton, ficando sempre a sensação que o inglês nem sequer dá tudo o que tem.
Mais um triunfo fácil demais, num período de grande domínio de Hamilton, que assegura para a Mercedes a sexta vitória em sete corridas.
Com este triunfo, passa agora a ter 47 pontos de avanço para Max Verstappen e 50 para Bottas. Seja como for, não caiu bem a ninguém ouvir o engenheiro de Bottas a dizer-lhe que não podia atacar Hamilton. É difícil para os adeptos ter que ‘engolir’ estas situações que não fazem nada bem à F1. Compreendem-se, mas as corridas não são assim…
Vontade não faltou a Valtteri Bottas, mas faltou-lhe tudo o resto, até vontade da equipa do ajudar um pouco mais na luta com o seu colega. Quando o finlandês, via rádio, pediu permissão para atacar Hamilton, a equipa não pareceu muito interessada em ajudar o finlandês…
Bottas teve uma grande partida, por fora esteve perto de passar Hamilton, mas não conseguiu e a partir daí não voltou a ter oportunidades.
Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) foi terceiro, e também ele nunca conseguiu aproximar-se, no caso de Bottas. Na fase inicial da corrida não andou longe mas depois o duo da Mercedes, geriu melhor os pneus e o holandês terminou longe. Tal como já sucedeu em Silverstone, Verstappen simplesmente nada podia fazer, limitando-se a mais um dia solitário no terceiro lugar, isto depois de quatro corridas em que fez melhor, incluindo, vencer…
Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) repetiu o quarto lugar que alcançou no GP da Grã-Bretanha, depois duma corrida em que a Renault esteve uns furos acima do habitual. Os Renault andaram bem em Spa, mostrando que quando se conseguem qualificar mais à frente, são capazes de obter bons resultados. A Renault gozou um dos seus melhores dias em muito tempo.
Grande luta pelo quinto lugar com Esteban Ocon (Renault R.S.20) a passar Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) na última volta, com Lando Norris (McLaren MCL35/Renault) a terminar em sétimo. Uma boa prestação do inglês.
Albon optou por pneus médios na sua única paragem, quando todos os outros optaram pelos mais duros, por isso passou as últimas voltas da corrida sob forte pressão de Esteban Ocon e Lando Norris. Ainda assim ficou à frente do piloto da McLaren.
Pierre Gasly andou em oitavo nas primeiras voltas, sobressaindo uma fabulosa ultrapassagem em Eau Rouge a Sergio Perez. Curiosamente, ambos ficaram em pista aquando do Safety Car o que significa que tiveram de recuperar a partir de trás depois de pararem em verde mais tarde na corrida. Terminaram em oitavo e décimo.
Lance Stroll e Sergio Perez foram nono e décimo respetivamente. A dupla Racing Point nunca conseguiu afinar o monolugar tão bem quanto fizeram noutras ocasiões .Por outro lado, a equipa cometeu erros: Porque não chamaram Pérez às boxes imediatamente aquando do Safety Car?
Num curto filme da corrida, Hamilton foi rapidamente para a frente da corrida, seguido de Bottas, Verstappen e Ricciardo. Pierre Gasly e Charles Leclerc fizeram grandes arranques num dia em que Carlos Sainz (McLaren) teve problemas com o escape e nem arrancou para a corrida.
O Safety Car teve que entrar em pista devido ao acidente de Antonio Giovinazzi que levou consigo George Russell, com um pneus que saltou do Alfa Romeo a eliminar o Williams.
Hamilton mantinha a liderança na frente de Bottas e Verstappen, mas Leclerc já começava a perder o que ganhou no início da corrida.
A meio da corrida, Hamilton tinha uma vantagem confortável e começava a gerir os seus pneus. O finlandês tinha Verstappen por perto.
Na frente, nada mudou até final. Mais atrás é que houve boa ação especialmente na luta pelo quinto posto.
A Ferrari foi o que se esperava e teve um fim de semana desastroso. Na fase inicial da corrida Charles Leclerc ainda deu um ar da sua graça, ganhando várias posições mas com o andar da corrida, os homens da Scuderia começaram a andar para trás, terminando nuns inglórios 13º (Vettel) e 14º (Leclerc), incluindo a vergonha de serem batidos pela equipa cliente, a Alfa Romeo, com Kimi Raikkonen a ser 12º, depois de ultrapassar Vettel nas derradeiras voltas. Pior, era difícil.
Recorde-se ainda que a Ferrari tinha ganho os dois anteriores Grandes Prémios em Spa-Francorchamps.
Mais informação assim que possível.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Até o Número de Voltas da Corrida dizia quem seria o vencedor , portanto ……só faltam 3 para mais um Record !
É… mas espero que o Hamilton consiga perder duas corridas, para que esse recorde só seja batido em Portimão.
Preferia uma corrida diferente, como tem sido até agora não me admiro se vir dormir nas bancadas.
Quem olhar para as exibições dos restantes pilotos, em vez de se concentrar apenas no trio do pódio, digamos assim, não adormece de certeza. Agora aqueles que acham que a corrida se resume à luta pela vitória…
Sempre foi assim e não vai ser a pity que vai mudar a forma de se ver as corridas.
Pois não e eu também já fui assim… no século passado. Mas diga-me: actualmente onde é que está o maior espectáculo: na frente ou no meio do pelotão? Onde é que assistimos às melhores lutas?
Continuo a torcer pelos meus favoritos, a querer que eles ganhem mas, actualmente, só um deles ganha, pelo que eu me foco mais nas batalhas pelas posições secundárias.
Chama-se a isso autoenganar-se, a issencia das corridas seja de carro ou outra coisa qualquer, é sempre quem vai ganhar. É como pedir algo para comer, quando vê que não presta, contentasse com os acompanhamentos, só que paga o mesmo.
“Issencia”???!!!
A essência das corridas é lutar pelas vitórias e, se não for possível, lutar pelo melhor lugar. Pelo seu ponto de vista, a Haas, a Williams e a Alfa Romeo não teriam adeptos e já tinham abandonado a competição, visto que não lutam por vitórias,
Pity, o problema é que muitas vezes estas lutas sao esquecidas pela realização e, quer queiramos quer nao a luta principal e pela vitória e, depois da emoção do dia é isto que conta nos registos finais.
Alex, actualmente, a realização até ignora, muitas vezes, o comandante da corrida, porque a emoção não está aí. Se, por exemplo, o Hamilton tem 10 segundos de vantagem para o Bottas e este outros tantos para o Verstappen, e há uma luta intensa por posição entre o Norris e o Vettel, onde é que está a realização? O ano passado houve corridas inteiras em que os Mercedes quase não eram mostrados.
quem ganhou ???? foi ???? não estava a espera ….. bem afinal o troféu mono-marca cada vez mais pende mais para o Hamilton…. que luta , brutal…. que suspense até ao fim…. não há adjectivos…. cada vez mais espectadores pagam para ver este espectaculo imprevisível no desfecho final… parabéns F-1 pelo nível actual… sim senhor
Não me digas que não gostas-te da luta Alfa Romeo vs Ferrari vs Hass vs Williams, completamente ao rubro.
Grande Kimi, humilhou a Ferrari.
“Gostas-te”!!!???
Ai esses verbos…
Gostaste, está melhor? Mas é bom saber que vocês nunca dão erros……
Este é um tipo de erro muito frequente por estas bandas e, por sinal, um dos que eu menos perdoo.
Devias perdoar porque já perdoaram a pity, não gosto de corrigir ninguém mas pela tua arrogância vou te lembrar que já escreveste onda sem H, e não te referias as ondas do mar, mas a um motor que equipa a Red Bull.
Se o fiz, foi por engano e quando me engano, ou erro, gosto que me corrijam. Ainda há dias o fizeram quando eu escrevi “há” e era “à”, ou vice-versa, já não me lembro. Não sou infalível, mas escrever onda em vez de Honda, não é um erro de Português. Infelizmente, há pelo menos 31 criaturas que gostam de escrever com erros… talvez tenham andado na escola naquela época em que os professores diziam que o importante era saberem expressar as ideias, os erros não importavam. mas eu sou do tempo em que o importante, a base, era escrever sem… Ler mais »
Eu sou do tempo que se respeita as pessoas não só pela cor, mas também pelas diferenças e defeitos.Também aceito que me corrijam, mas não suporto arrogância.
A correção foi para mim mas posso garantir que nenhum dos votos negativos é meu, nem vejo motivo no seu comentário para 31 votos negativos mas enfim é o que temos.
Dou. E quando erro, agradeço que me corrijam. Mas este tipo de erro, separar o verbo, é dos que mais me enerva!
Não se enerve, que não vale a pena.
to be continued Monza!….
Em 2004 é que era bom.
Antes de falares faz a saudação nazi nao te esqueças ja que eles ganharam e nao admitem outro tipo de comportamento a nao ser a saudação antes de falares, ja que os apelidas disso… convem manteres a coerência.
O melhor momento da corrida foi ver a Ferrari demorar 11seg para substituir os pneus…
Não viu que estiveram a alterar qualquer coisa no carro?
Tanta azia, choro e pranto que vai por estas bandas…que culpa tem a Mercedes da incompetência dos adversários? Que culpa tem a Mercedes de trabalhar mais e melhor do que os adversários? E que culpa tem a Mercedes de não se cansar de vencer e querer sempre mais e mais. Haja o mínimo de respeito!!!
Isso não interessa nada, o problema é que a Mercedes não se deixa dormir a sombra da bananeira, tem um carro superior mas ainda assim veio para este circuito com uma nova evolução aerodinâmica, sempre a tentar melhorar, enquanto os outros…..
Voce deve ser o florista mais chato que existe. É sempre da equipa que ganha e os outros só existem para realçar o mais forte. Você tem dons de acólito serviçal e pelos seus comentários ‘frutados’ ve-se que adora melões!
“Florista” LOOOOOOOL
Mais uma para Hamilton e mais uma “dobradinha” para a Mercedes. Bottas ficou hoje a saber, em directo e em plena corrida, que não pode usar tudo o que o seu carro tem contra o seu companheiro de equipa. Ai Bottas… Verstappen, uma vez mais, a ser o único que consegue acompanhar minimamente o ritmo dos Mercedes. Holandês milagreiro. Renault a confirmar que, em termos de motor, talvez seja o 2º melhor, apenas atrás do motor da Mercedes. Falta é melhorar bastante a nível de chassis. Por falar em motor, confirma-se que o Ferrari é o pior da actualidade. Correr… Ler mais »
Tendo em conta o numero de corridas que este ano vão acontecer em Itália vai ser torturante a vergonha por que vão passar.
Uma vez que a direcção da Ferrari não faz nada… essa é a minha aposta.. esperar que os media italianos apertem o Binotto até ele se “atirar da ponte”…
Pode ser que assim sejam mesmo obrigados a melhorar as coisas…
Cumprimentos
O choque foi tão grande que o meu clone só conseguiu reagir e comentar mais esta sólida vitória de Hamilton 4 horas depois do fim do GP!…. Ai que desgosto ver o predestinado tão sem braço nem capacidade de liderança !… E que decepção ver que o Jos Júnior não vai mesmo lá!… No fundo, que dor de alma ver que nunca mais ninguém consegue vingar o mal que fizeram ao Alonso em 2007!… Ai ai… A F1 perdeu todo o interesse! O meu amigo clone já me confidenciou que vai deixar de ver as corridas e que se vai… Ler mais »
Se na frente não se passou nada fora do normal já daí para baixo tivemos animação que ainda me dá vontade de ver F1. Riccardo a voar nas últimas voltas ainda levou o pontinho da melhor volta numa tarde em cheio para a Renault, que até viu Ocon a limpar Albon na última volta e ascender ao quinto lugar. Albon a ficar sem pneus e sem defesa, acabou por ter sorte pois, mais uma volta e talvez Norris também o tivesse ultrapassado. Destaque da tarde para a Grande corrida protagonizada por Gasly, creio que sem a entrada do safety car… Ler mais »
É só rir com as carpideiras vermelhas anti Hamilton. Com que então agora o Bottas é prejudicado porque não o deixam utilizar um modo de motor superior ao do Hamilton para o conseguir ultrapassar? Segundos estas mentes brilhantes, o carro #77 é o único Mercedes que tem no motor o “One push”. A esperança babosa desta gente, é que o carro #44 não tivesse disponível esse “One push”. Fiquei no entanto sem perceber qual seria a tese destes iluminados sujeitos, para depois defenderem a não inclusão desta benesse no carro #44. Com certeza que não iriam utilizar o argumento que… Ler mais »
Cheguei a mesma conclusao… o 77 tem modos de motor que nao existem no 44 …so assim se explica esta azia..se nao for isso pode ser a cegueira cronica…afeta muita gente…ou entao…percebem muito….mas é de culinária…caldinhos arranjam todos os fins de semana…e nao e so arroz…que basta um gajo vir aqui que temos pratos para todos os gostos!
O curioso é que na Áustria quando Hamilton queria atacar o Valteri (com o mesmo modo de motor) e a equipa pediu a ambos para “desligaram” os motores e trazerem os carros para casa. Nessa altura o Hamilton já não foi prejudicado, nem apelidado de Wingman e muito menos de 2º piloto.
As carpideiras andam ao rubro. Pudera… ano após ano, sempre sodomizadas pelo mesmo.
Resumindo : 47 pontos de avanço para Max e 50 para Bottas. Mais alguma dúvida? E venha mais arroz e idas à praia!
Visto que o meu “afilhado”, da família dos Afondo, só consegue comentar de madrugada (com a sua conta principal) devido ao seu trabalho noturno, compete-me a mim dizer algo por ele.
Bom trabalho da Mercedes a limparem o chão (ele adora esta expressão) com o Bottas, humilhando-o pelo rádio.
Grande corrida de Verstappen que com o seu monolugar inferior (ele também adora esta) consegue sempre ir ao pódio.
De resto, aquelas lengalengas e raivinhas do costume, típicas de alguém traumatizado, vamos mesmo esperar por ele porque essa é a sua grande “especialidade”🤭🤭😉
A F1 está uma verdadeira seca. Não mudem o formato das corridas não.
Não é necessário mudar o formato das corridas para a F1 ficar boa. Basta mudarem os intervenientes nas vitórias.