GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher
Mais um triunfo “demasiado fácil” de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11), que assegura em Spa a sua 89ª vitória na Fórmula 1 ficando apenas a duas do recorde de 91 de Michael Schumacher. Nesta corrida, o inglês partiu bem e mais uma vez dominou a seu bel prazer, não dando a mais pequena hipótese ao seu colega de equipa, Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11), que a pouco e pouco foi perdendo tempo para Hamilton, ficando sempre a sensação que o inglês nem sequer dá tudo o que tem.
Mais um triunfo fácil demais, num período de grande domínio de Hamilton, que assegura para a Mercedes a sexta vitória em sete corridas.
Com este triunfo, passa agora a ter 47 pontos de avanço para Max Verstappen e 50 para Bottas. Seja como for, não caiu bem a ninguém ouvir o engenheiro de Bottas a dizer-lhe que não podia atacar Hamilton. É difícil para os adeptos ter que ‘engolir’ estas situações que não fazem nada bem à F1. Compreendem-se, mas as corridas não são assim…
Vontade não faltou a Valtteri Bottas, mas faltou-lhe tudo o resto, até vontade da equipa do ajudar um pouco mais na luta com o seu colega. Quando o finlandês, via rádio, pediu permissão para atacar Hamilton, a equipa não pareceu muito interessada em ajudar o finlandês…
Bottas teve uma grande partida, por fora esteve perto de passar Hamilton, mas não conseguiu e a partir daí não voltou a ter oportunidades.
Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) foi terceiro, e também ele nunca conseguiu aproximar-se, no caso de Bottas. Na fase inicial da corrida não andou longe mas depois o duo da Mercedes, geriu melhor os pneus e o holandês terminou longe. Tal como já sucedeu em Silverstone, Verstappen simplesmente nada podia fazer, limitando-se a mais um dia solitário no terceiro lugar, isto depois de quatro corridas em que fez melhor, incluindo, vencer…
Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) repetiu o quarto lugar que alcançou no GP da Grã-Bretanha, depois duma corrida em que a Renault esteve uns furos acima do habitual. Os Renault andaram bem em Spa, mostrando que quando se conseguem qualificar mais à frente, são capazes de obter bons resultados. A Renault gozou um dos seus melhores dias em muito tempo.
Grande luta pelo quinto lugar com Esteban Ocon (Renault R.S.20) a passar Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) na última volta, com Lando Norris (McLaren MCL35/Renault) a terminar em sétimo. Uma boa prestação do inglês.
Albon optou por pneus médios na sua única paragem, quando todos os outros optaram pelos mais duros, por isso passou as últimas voltas da corrida sob forte pressão de Esteban Ocon e Lando Norris. Ainda assim ficou à frente do piloto da McLaren.
Pierre Gasly andou em oitavo nas primeiras voltas, sobressaindo uma fabulosa ultrapassagem em Eau Rouge a Sergio Perez. Curiosamente, ambos ficaram em pista aquando do Safety Car o que significa que tiveram de recuperar a partir de trás depois de pararem em verde mais tarde na corrida. Terminaram em oitavo e décimo.
Lance Stroll e Sergio Perez foram nono e décimo respetivamente. A dupla Racing Point nunca conseguiu afinar o monolugar tão bem quanto fizeram noutras ocasiões .Por outro lado, a equipa cometeu erros: Porque não chamaram Pérez às boxes imediatamente aquando do Safety Car?
Num curto filme da corrida, Hamilton foi rapidamente para a frente da corrida, seguido de Bottas, Verstappen e Ricciardo. Pierre Gasly e Charles Leclerc fizeram grandes arranques num dia em que Carlos Sainz (McLaren) teve problemas com o escape e nem arrancou para a corrida.
O Safety Car teve que entrar em pista devido ao acidente de Antonio Giovinazzi que levou consigo George Russell, com um pneus que saltou do Alfa Romeo a eliminar o Williams.
Hamilton mantinha a liderança na frente de Bottas e Verstappen, mas Leclerc já começava a perder o que ganhou no início da corrida.
A meio da corrida, Hamilton tinha uma vantagem confortável e começava a gerir os seus pneus. O finlandês tinha Verstappen por perto.
Na frente, nada mudou até final. Mais atrás é que houve boa ação especialmente na luta pelo quinto posto.
A Ferrari foi o que se esperava e teve um fim de semana desastroso. Na fase inicial da corrida Charles Leclerc ainda deu um ar da sua graça, ganhando várias posições mas com o andar da corrida, os homens da Scuderia começaram a andar para trás, terminando nuns inglórios 13º (Vettel) e 14º (Leclerc), incluindo a vergonha de serem batidos pela equipa cliente, a Alfa Romeo, com Kimi Raikkonen a ser 12º, depois de ultrapassar Vettel nas derradeiras voltas. Pior, era difícil.
Recorde-se ainda que a Ferrari tinha ganho os dois anteriores Grandes Prémios em Spa-Francorchamps.
Mais informação assim que possível.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mais um passeio dimingueiro do Hamilton.Boring .
O Bottas é uma desilusão.
Então o podia fazer depois de o impedirem de atacar o Hamilton, desobedecer ordens de equipa?
Atacar o Hamilton, quando é que o Bottas esteve em posição de o fazer?
Não consegue atacar o Max com um carro muito superior ía atacar o Lewis.
Será que só eu é que li aqui no AS que o eng. do Bottas recusou o seu pedido para atacar.
Não o impedirão de atacar, impedirão de usar um modo de motor mais potente, mas pergunto e o Lewis ía ficar a dormir?
O que daí resultaria só saberíamos se tivesse acontecido. Conclusão, foi impedido de atacar a posição do Hamilton, é a única certeza que fica.
Continue a pensar assim que custa menos.
Não fui eu que tentei camuflar a realidade, logo a realidade não me custa, mas dis que tenho razão na forma como sempre vi as coisas, temos pena.
Aqui já asfaltaram a minha estrada? E a sua?
Gostava que os teus comentários tivessem conteúdo para te poder responder.
Ah ah ah! Fala o tipo com os post’s mais emblemáticos do fórum. Rendo-me! Gostava que ganhasses uma corrida na vida, que fosse, para te poder responder!
Não, não foi impedido de atacar o Hamilton. Foi, isso sim, impedido de usar um modo superior de motor porque tinha sido acordado que não o fariam um ao outro. Os carros são iguais, portanto, se o Bottas queria atacar, tinha de pisar mais fundo no acelerador. Essas “benesses”, chamemos-lhes assim, deverão ser para utilizar com adversários de outras equipas, na mesma equipa, deve ser no braço. Mas como os modos de motor vão acabar, é uma questão que não se voltará a pôr.
Corrida dentro do esperado, mais uma para o Hamilton que assim caminha a passos largos para o hepta. com estratégias de pneus diferentes fica difícil para o Albon, podia ser quinto mas já não tinha pneus.
Quanto a Ferrari é mesmo triste.
Estarei a ficar velhinho? … É que adormeci duas vezes durante a corrida. O que me valeu foi o Gasly para evitar que dormisse a corrida toda.
Há um bom remédio para não adormecer: umas pastilhas elásticas ou uns rebuçadinhos
🙂
A F1 é um autêntico fiasco. Os carrinhos de choque na feira sao mais animados. So falta combinarem os resultados e temos a WWF sobre rodas. Mais monótono só mesmo os comentários por aqui, com as picardias do costume com as alegorias a melões e afins.
Ahahah. Corrida emocionante que se avizinhava? Estou a ver que não perdi nada. A Liberty Media que não faça nada, que vamos ver até quando dura a F1 Mercedes. Nem nos tempos da Williams de suspensão activa, a FIA deixou uma equipa dominar por mais de quatro temporadas. Siga…para a próxima dobradinha Mercedes. Que já curei o meu vicio que tinha de F1.
100% de acordo. É engraçado constatar que, o que é óbvio, é sempre brindado com pontos vermelhos.
Meu caro…já nem ligo a pontos vermelhos. Desde que este espaço foi infestado por fanáticos que é assim. Os mesmos vão bater em retirada quando a Mercedes deixar de dominar…já é assim por aqui há anos. Enquanto houver o complô Mercedes na Liberty Media, e a apatia da FIA com os mesmos, a Mercedes continuará a dominar. Veja-se o cúmulo, que até o Wolff esteve perto de ser líder da FIA. Nem Williams, Ferrari, ou Red Bull podem se gabar de mais de 4 temporadas a dominar ao belo prazer, sem a FIA ou os lideres à época da F1,… Ler mais »
Zzzzzzz
Nao adormeça ao volante, por favor, sem antes passar em revista os seus comentarios, muitas vezes absurdos.
Então como estava a praia. Boa? Espero que sim. Por aqui, mais arroz e do bom. Pode ser que o Hamilton não ganhar deixe de ir à praia. Mas aviso desde já, que mesmo de inverno, muito provavelmente ainda vai ter que fazê-lo! 😬
Rogerito a reescrever a história:
1992-93 aconteceu depois de 1999-2004
Sem dúvida. O Prost foi campeão no ano seguinte e os regulamentos mudaram se bem que isso tenha originado alguns graves acidentes que custaram a vida a dois pilotos. A mudança deveria ter sido mais progressiva. Mas o Mosley foi piloto nos anos setenta e devia estar habituado a mortes …
Mais um passeio de Lewis Hamilton e da máquina infalível o W11, corrida perfeita, sem erros, sem do nem piedade a arrasar tudo e todos, bottas bem, versttapen bem, Ricciardo e Gasly para mim os 2 pilotos da corrida, Norris nada mal! Renault está muito bem, tem um carro muito competitivo! Ferrari a humilhação total, até me dá pena! Carro tão fraco motor tão fraco, pilotos tão fracos, engenheiros tão fracos, a pior equipa da história da F1, maior incompetência é impossível!
Pilotos da Ferrari fracos?!? Pior equipa da história da F1?!? Nem dá para comentar tão absurdas afirmações!!!!
É o Gui. Estavas à espera de comentários com factos reais e não inventados da cabeça dele?
O Norris tem de melhorar nas largadas. É sempre comido. Curiosamente o Sainz é quase sempre ao contrário.
Bem vindo às corridas gui. Faz só um exercício : compara os teus comentários do 2º treino livre e hoje. Da água para o vinho ou ainda pior? Tira as tuas conclusões…!
A Alfa Romeo nao é cliente. É do mesmo grupo! A Haas sim, é cliente.
Mais uma seca de domingo a tarde (hoje tive o Tour de França para ir desenjoando). Mercedes fácil fácil fácil nem precisaram de puxar para fazer valer a sua superioridade em mais de 7km não é fácil contrariar. Realçar também a inteligência da Mercedes que já percebeu que a melhor maneira de evitar o óbvio (2 primeiros lugares) é limitar a luta entre os 2 carros para minimizar erros e desgaste nos carros a comunicação radio para o Bottas é óbvia prova disso. Ferrari já nem vou comentar só digo uma coisa divulguem de uma vez o acordo para termos… Ler mais »
Começou o chororô 🤦♂️🤦♂️ o azar deles foi não haver acesso à internet nas décadas de 90 e 2000 tão generalizada como hoje em dia, senão sería tudo lindo e maravilhoso, melhores carros e piloto de outro planeta etc etc… Tudo na vida tem fases e agora é a da Mercedes, quem sabe a partir de 2022 volta a ser da Ferrari, ou da McLaren ou Williams ou Renault 🤷🏻♂️🤷🏻♂️ mas se não for a Ferrari, qualquer outra é lixo e não se valoriza e respeita o trabalho de quem vai à frente 🤦🏻♂️ é uma incoerência total, pra não… Ler mais »
Você encontra por aqui quem tenha ficado chateado por a FIA ter descoberto a ilegalidade da Ferrari (por ex. o RogerM) por aqui pode ver onde chega a hipocrisia desta gente, preferem que uma equipa tenha um carro ilegal, grandes apreciadores de desporto.
No pódio, nada de novo. Renault em grande, apesar da enorme diferença entre os dois pilotos, mais de 20 segundos. Foi tão bom ver o sorriso do Ricciardo (apesar da máscara) nas declarações pós corrida! Norris a fazer, também, uma boa corrida, pena o percalço do Sainz, mas são coisas que acontecem. Gasly a dar-se bem com uma estratégia alternativa e os Racing Point a desiludirem, talvez porque a cópia não foi bem feita. Que dizer da Ferrari? Quando os cinco carros motorizados pela Ferrari ficam nos seis últimos lugares, pouco há a dizer, mas quando o melhor deles é… Ler mais »