GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher
Mais um triunfo “demasiado fácil” de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11), que assegura em Spa a sua 89ª vitória na Fórmula 1 ficando apenas a duas do recorde de 91 de Michael Schumacher. Nesta corrida, o inglês partiu bem e mais uma vez dominou a seu bel prazer, não dando a mais pequena hipótese ao seu colega de equipa, Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11), que a pouco e pouco foi perdendo tempo para Hamilton, ficando sempre a sensação que o inglês nem sequer dá tudo o que tem.
Mais um triunfo fácil demais, num período de grande domínio de Hamilton, que assegura para a Mercedes a sexta vitória em sete corridas.
Com este triunfo, passa agora a ter 47 pontos de avanço para Max Verstappen e 50 para Bottas. Seja como for, não caiu bem a ninguém ouvir o engenheiro de Bottas a dizer-lhe que não podia atacar Hamilton. É difícil para os adeptos ter que ‘engolir’ estas situações que não fazem nada bem à F1. Compreendem-se, mas as corridas não são assim…
Vontade não faltou a Valtteri Bottas, mas faltou-lhe tudo o resto, até vontade da equipa do ajudar um pouco mais na luta com o seu colega. Quando o finlandês, via rádio, pediu permissão para atacar Hamilton, a equipa não pareceu muito interessada em ajudar o finlandês…
Bottas teve uma grande partida, por fora esteve perto de passar Hamilton, mas não conseguiu e a partir daí não voltou a ter oportunidades.
Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) foi terceiro, e também ele nunca conseguiu aproximar-se, no caso de Bottas. Na fase inicial da corrida não andou longe mas depois o duo da Mercedes, geriu melhor os pneus e o holandês terminou longe. Tal como já sucedeu em Silverstone, Verstappen simplesmente nada podia fazer, limitando-se a mais um dia solitário no terceiro lugar, isto depois de quatro corridas em que fez melhor, incluindo, vencer…
Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) repetiu o quarto lugar que alcançou no GP da Grã-Bretanha, depois duma corrida em que a Renault esteve uns furos acima do habitual. Os Renault andaram bem em Spa, mostrando que quando se conseguem qualificar mais à frente, são capazes de obter bons resultados. A Renault gozou um dos seus melhores dias em muito tempo.
Grande luta pelo quinto lugar com Esteban Ocon (Renault R.S.20) a passar Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) na última volta, com Lando Norris (McLaren MCL35/Renault) a terminar em sétimo. Uma boa prestação do inglês.
Albon optou por pneus médios na sua única paragem, quando todos os outros optaram pelos mais duros, por isso passou as últimas voltas da corrida sob forte pressão de Esteban Ocon e Lando Norris. Ainda assim ficou à frente do piloto da McLaren.
Pierre Gasly andou em oitavo nas primeiras voltas, sobressaindo uma fabulosa ultrapassagem em Eau Rouge a Sergio Perez. Curiosamente, ambos ficaram em pista aquando do Safety Car o que significa que tiveram de recuperar a partir de trás depois de pararem em verde mais tarde na corrida. Terminaram em oitavo e décimo.
Lance Stroll e Sergio Perez foram nono e décimo respetivamente. A dupla Racing Point nunca conseguiu afinar o monolugar tão bem quanto fizeram noutras ocasiões .Por outro lado, a equipa cometeu erros: Porque não chamaram Pérez às boxes imediatamente aquando do Safety Car?
Num curto filme da corrida, Hamilton foi rapidamente para a frente da corrida, seguido de Bottas, Verstappen e Ricciardo. Pierre Gasly e Charles Leclerc fizeram grandes arranques num dia em que Carlos Sainz (McLaren) teve problemas com o escape e nem arrancou para a corrida.
O Safety Car teve que entrar em pista devido ao acidente de Antonio Giovinazzi que levou consigo George Russell, com um pneus que saltou do Alfa Romeo a eliminar o Williams.
Hamilton mantinha a liderança na frente de Bottas e Verstappen, mas Leclerc já começava a perder o que ganhou no início da corrida.
A meio da corrida, Hamilton tinha uma vantagem confortável e começava a gerir os seus pneus. O finlandês tinha Verstappen por perto.
Na frente, nada mudou até final. Mais atrás é que houve boa ação especialmente na luta pelo quinto posto.
A Ferrari foi o que se esperava e teve um fim de semana desastroso. Na fase inicial da corrida Charles Leclerc ainda deu um ar da sua graça, ganhando várias posições mas com o andar da corrida, os homens da Scuderia começaram a andar para trás, terminando nuns inglórios 13º (Vettel) e 14º (Leclerc), incluindo a vergonha de serem batidos pela equipa cliente, a Alfa Romeo, com Kimi Raikkonen a ser 12º, depois de ultrapassar Vettel nas derradeiras voltas. Pior, era difícil.
Recorde-se ainda que a Ferrari tinha ganho os dois anteriores Grandes Prémios em Spa-Francorchamps.
Mais informação assim que possível.
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Sai mais uma “CAIXA DE MELÕES” para a mesa do costume!
Tirando a Mercedes e a Renault… podes servir “caixas” a quase todos…
Essa dos melões é mais batida que as classificações das corridas. Nao podia mudar pelo menos a fruta?
Que tal abóboras?
Sao maiores, as que sao grandes mas, não são consideradas fruta apesar de serem parentes. Melancia é outra opção. Que acha? Ate são vermelhas por dentro o que condiz com a Ferrari. O JS1970 nem se lembrou disso!
Tanto faz. Melões,melancias, abóboras, cabeçudos tanto faz. Desde que o Hamilton ganhe tudo bem!
Sim porque o campeonato é o Hamilton. A competição que se lixe. E o público também. É isso que se gosta e quer. E viva a fundação Hamilton!
Que aconteceu ao “queijo flamengo”? Desta vez não conseguiu passar pelo #77…
🤣
Nao, não conseguiu. Nao viu a corrida?! Mais uma piadinha estafada essa do queijo flamengo.
Mais uma volta e talvez ficasse a chupar o dedo nas boxes…
A Renault deu um salto enorme vamos ver em monza se a honda vai conseguir superar os avecs
+ 1, Siga
Ferrari? Até tenho pena de falar.
Desejoso pelo GP de Itália. Vais ser bonito a Ferrari fora dos pontos. Parecem uns tomates atropelados na estrada. Era esta a grande surpresa do Binotto 😝
Nem quero pensar nas “carpideiras”
Carpideiras?! Enganou-se no filme certamente.
Não me enganei não, é mesmo carpideiras, não sabe o que é? Vá ao Google
Muito bom… 😂😂😂
Adorei essa dos tomates atropelados… 🤣🤣🤣
Infelizmente, a Fórmula 1, está a tornar-se bastante aborrecida. Ficou decidida no sábado.
Apesar disso, parabéns ao vencedor e parabéns à Renault por uma corrida muito bem gerida no que toca a pneus.
Nao está a tornar-se aborrecida. Infelizmente sempre que há uma equipa dominadora é aborrecida. E isso acontece com demasiada frequência sem que se faça algo radical que evite essa ‘tendência’.
Algo radical? Como, por exemplo?
Pity, se eu tivesse a ideia milagrosa nao estaria em casa a comentar mas provavelmente em Paris a gerir essa mesma ideia. O que é certo é que algo tem de ser feito sob pena da F1 acabar. Sabe-se que existem muitos interesses em jogo mas quem sustem a Fórmula 1 e a competição motorizada em geral é o público e é obvio o cansaço existe, bem como o sentimento desagrado que persiste prova após prova. E este público tem de estar acima de todas as jogadas de bastidores e, se for necessário, tomar medidas tão radicais como alterar toda… Ler mais »
Não se preocupe, porque a era vitoriosa da Mercedes chegará ao fim, como chegou a da Red Bull, da Ferrari, da Williams e por aí atrás no tempo. É para isso que servem as alterações de regulamentos. Acontece que com motores tão caros, tiveram de manter os regulamentos estáveis durante mais tempo, com a agravante de ainda ir durar um ano mais devido à pandemia. Não sei o que, concretamente, vai mudar nos novos regulamentos, mas vai haver mudanças e será a grande oportunidade de se abrir um novo ciclo porque, não tenha dúvidas, quando acabar o domínio Mercedes, outro… Ler mais »
Pity, é verdade tudo o que diz mas, não só a última alteração dos regulamentos trouxe um domínio que já leva 6 ou 7 anos, como a repetição de um novo domínio após as alterações em 2022 será, a mei ver, o golpe fe misericórdia na F1. Tambem acho que sempre que há um domínio não se pode onerar as outras equipas por nao acompanharem a dominadora poos nao o fazem propositadamente. Era bom que fosse fácil. E para terminar, o facto da F1 estar efectivamente reduzida a 5 equipas com possibilidade real de ganhar não ajuda nada a situação.… Ler mais »
Para o que você quer a F1 tem que passar a ser um troféu mono marca, motor igual para todos e a construção do carro também. Mas claro isso deixa de ser a F1.
Oh Mário, mas eu disse que queria um trofeu monomarca ou voce aproveitou o que eu NÃO disse para dizer qualquer coisa que copiou de qualquer lado? Nao invente nem ponha palavras que não foram ditas na boca dos outros. As suas ilações não foram as minha palavras, pois nao? Ora releia lá o que eu escrevi e desta vez não o faça na diagonal para nao escrever disparates.
Nem o KimiRäikkönen quis ficar atraz dos ferrari
Nem atraz nem atrás!
Uma boa seca este GP comparativamente aos anos anteriores.
Na frente nada de novo. Apenas realçar mais uma vez o que disse num artigo anterior, nem Bottas tem capacidade nem Mercedes o deixa.
Aqui mais uma prova para quem ainda insiste nessa teoria…
https://www.youtube.com/watch?v=qXm6gggYXMI
Verstappen a fazer o possível, que já é muito…
Renault muito forte, Riccardo com mais umas 2/3 voltas ia ao pódio.
Gostei de ver Gasly, muito forte aquele início, e com pneus duros, assim como Leclerc inicio muito forte.
Ferrari tem o 6 lugar reservado, 40 anos depois.
Que eu saiba o one push e valido para os 2 carros lamento desiludir se achavas que so havia isso no #77 lol o bottas hoje podia fazer o que bem entendesse nao teve ontem nem teve hj andamento para o hamilton..assim como o verstappen nao teve para o bottas e muito simples… mas tens razao deviam ter dado esse push ao bottas apenas a ele mesmo podia ser que conseguisse esboçar 1 tentativa de ultrapassagem, pelo menos uma…
Ouviu o radio??? Ou fez de conta???
Acho que o bottas e que fez de conta que jao ouviu a estrategia mas sim ouvi perfeitamente, ” sim temos, mas acordamos nao usar um contra o outro” entendendo eu portugues quando se diz usar um contra o outro e porque o outro piloto teria de usar tambem o que levaria a coisa nenhuma …so se o bottas nesse momento da corrida ja nao fosse o aguadeiro e passasse a ser um Ayrton senna…vai-se la perceber essas cabeças 😂😂mas sim força com essa teoria…assino onde?
Gui?
O que eu acho engraçado é haver gente que fica muito indignada por a Mercedes beneficiar o Hamilton, mas será que está malta quer comparar o 6 vezes campeão do mundo ao colega de equipa com 5 ou 6 vitórias? A Mercedes já deixou bem claro que quando os pilotos estão em 1° e 2° não interfere independentemente de quem vai em 1° o problema e que o Hamilton anda em 1° muito mais vezes, é está a grande diferença para aquilo que a Ferrari fazia na tempo do Schumacher.
Aqui ninguém está indignado com nada, o que torna isto interessante é vários fãs de Hamilton aqui no fórum recusarem isso quando é mais que evidente.
Claro que é evidente, enquanto o Hamilton estiver em forma e a ganhar, o outro piloto da Mercedes será sempre 2° piloto, chame-se Bottas, Russel ou Vettel.
Agora a grande diferença é que se o Bottas estiver em 1° a Mercedes não o obriga a ceder o lugar como a vergonha que a Ferrari fazia e isso é uma grande diferença.
lol….
Russia 2018
Lol…hungria 2017
Lol …austria 2020
Você deve ser um brincalhão, vai buscar uma 16 °corrida quando o piloto que cede o lugar já não está a lutar pelo campeonato? Enfim nem vale a pena fique lá com a bicicleta……..
Se nem está na luta pelo campeonato porque lhe tiram a vitoria?
E gozo essa pergunta certo?🤔
É o que digo, com essa pergunta só mostra que não passa de um brincalhão.
Portanto, Hamilton tinha 40 pontos de avanço para Vettel, Bottas faz pole e fez tudo para merecer estar na frente.
Para ganhar mais 7 pontos, tiram assim uma vitoria merecida Bottas….
Qual a desculpa??? Se têm alguma respondo já, bastava Hamilton no final o deixar passar novamente, como fez na Hungria 2017(mas aqui como era uma vitoria a coisa é diferente)
Conseguiste no teu comentario dar a resposta no inicio..bravo 👍
O Hamilton só tem esta diferença tão grande do Bottas porque o Bottas no GP de Inglaterra não pontuou devido ao rebentamento do pneu. Só nesse GP o Hamilton ganhou 25 pontos ao Bottas.
Oh “colega” eu ja ando desde 2017 que a mercedes só pode ter um numero quando se tem o bottas com colega de equipa o que eu nao aceito e usarem isso para estarem sempre a desmerecer o hamilton…e a vossa bandeira amigo.. quando temos uma redbull que e o que é e a ferrari foi o que foi anos a fio… e ridiculo quando veem para aqui com esse tipo de conversa e depois levam a musica do costume…
👏👏👏
E em relação aos colegas de equipa do “queijo flamengo” a RB o que faz? A RB já deixou bem claro quem é o piloto prioritário desde os tempos do Ricciardo! Mas isso não é importante pois não MLS? Só o Hamilton é que interessa certo?
Volto a repetir, não deve ter lido:
“Aqui ninguém está indignado com nada, o que torna isto interessante é vários fãs de Hamilton aqui no fórum recusarem isso quando é mais que evidente.”
Ferrari? Quem é a Ferrari?
Gui?
Tas gago?😂😂
Deve ser dos melões!!!! 🙂 🙂
Ggg…gguui e e eeees ttt t t tuuu
Hamilton imperial!… Nada a fazer… Verstappen fez o que lhe competia, mas mesmo com chuva o melhor a que poderia aspirar seria o segundo lugar… Boa performance da Renault, que parece ter mesmo acertado com o carro. Espeto que para o ano o problema não venha do lado dos pilotos, porque de contrário têm todas as condições para fazer um belo 2021…E grande grande prova de Räikkönen!!! Sinal muito negativo para a Ferrari. Nunca pensei que fosse possível chegarem a este ponto. E Charles atrás de Vettel em SPA… Aí Charles… Um abraço a todos cá do Soares e um… Ler mais »
E o Charles teve culpa de ter ficado atrás da abecla?
“abecla” não existe. E como não gosto que chamem nomes aos pilotos, também não lhe digo a grafia correcta.
“depois de ultrapassar Vettel nas derradeiras voltas”
Como assim?!?!!?!?!
Raikkonen passou Vettel quase logo após o safty car
Inacreditável como é que um campeonato pode ser tão repetitivo e chato. Hamilton com o seu indubitável talento e completamente ajudado pela equipa ( que se está a borrifar para o Bottas desde que este contribua com alguns pontos para a equipa), um Bottas que está onde está porque apesar de tudo guia o melhor carro de longe. Max continua a ser “the best of the rest”. Sem dúvida muito bom para a Mercedes mas para o espectador pagante um espectáculo paupérrimo. Quanto á Ferrari…fiquemos por aqui. Por último parabéns ao Riccardo que bem merece uma montada melhor. Que venham… Ler mais »
O melhor comentário até agora!
Alguém nos vai ter que explicar a relação entre a desistência do recurso da renault sobre os ductos de travões da RP e a inversão imediata das respetivas performances. Será que a RP foi obrigada a trocar de ductos com a Renault 😀 como parte de um acordo secreto.? Quanto ao resto, a única situação digna de nota é o iminente regresso do Gasly à Redbull. O Leclerc, com um calhambeque já está a três pontos do Albon no campeonato . Começa a ser difícil justificar a manutenção do Albon na RB, sobretudo se nos lembrarmos que no ano passado,… Ler mais »
quem fez o chassis da ferrari este ano? foi o paddy lowe, despedido da williams?
Nao foi troca. Foi a Mercedes a pôr água na fervura para não sobrar para eles. Mas alguém acha que a Mercedes permitia à RP ganhar uma prova?
O Albon faz o mesmo que fazia o Gasly e que fará qualquer outro que esteja ao lado do Verstappen. O moço até fez uma boa corrida, atendendo à estratégia que lhe deram.
Se vamos falar em estratégias então ainda maior foi o domínio do Gasly na medida em que lhe aconteceu o pior cenário possível face à escolha inicial de pneus. Sendo o único a arrancar com duros o safety car tão cedo destruiu-lhe totalmente a vantagem que poderia obter. Ainda assim recuperou de penúltimo para 8°, em condições ideais teria ficado lá para 5° ou 6°.
Eu vejo a questão de outra maneira. O safety car ajudou o Gasly porque ele, ao andar mais devagar, poupou os pneus, que terão durado mais umas voltas.