GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

Por a 30 Agosto 2020 15:42

Mais um triunfo “demasiado fácil” de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W11), que assegura em Spa a sua 89ª vitória na Fórmula 1 ficando apenas a duas do recorde de 91 de Michael Schumacher. Nesta corrida, o inglês partiu bem e mais uma vez dominou a seu bel prazer, não dando a mais pequena hipótese ao seu colega de equipa, Valtteri Bottas (Mercedes F1 W11), que a pouco e pouco foi perdendo tempo para Hamilton, ficando sempre a sensação que o inglês nem sequer dá tudo o que tem.

Mais um triunfo fácil demais, num período de grande domínio de Hamilton, que assegura para a Mercedes a sexta vitória em sete corridas.

Com este triunfo, passa agora a ter 47 pontos de avanço para Max Verstappen e 50 para Bottas. Seja como for, não caiu bem a ninguém ouvir o engenheiro de Bottas a dizer-lhe que não podia atacar Hamilton. É difícil para os adeptos ter que ‘engolir’ estas situações que não fazem nada bem à F1. Compreendem-se, mas as corridas não são assim…

Vontade não faltou a Valtteri Bottas, mas faltou-lhe tudo o resto, até vontade da equipa do ajudar um pouco mais na luta com o seu colega. Quando o finlandês, via rádio, pediu permissão para atacar Hamilton, a equipa não pareceu muito interessada em ajudar o finlandês…

Bottas teve uma grande partida, por fora esteve perto de passar Hamilton, mas não conseguiu e a partir daí não voltou a ter oportunidades.

Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) foi terceiro, e também ele nunca conseguiu aproximar-se, no caso de Bottas. Na fase inicial da corrida não andou longe mas depois o duo da Mercedes, geriu melhor os pneus e o holandês terminou longe. Tal como já sucedeu em Silverstone, Verstappen simplesmente nada podia fazer, limitando-se a mais um dia solitário no terceiro lugar, isto depois de quatro corridas em que fez melhor, incluindo, vencer…

Daniel Ricciardo (Renault R.S.20) repetiu o quarto lugar que alcançou no GP da Grã-Bretanha, depois duma corrida em que a Renault esteve uns furos acima do habitual. Os Renault andaram bem em Spa, mostrando que quando se conseguem qualificar mais à frente, são capazes de obter bons resultados. A Renault gozou um dos seus melhores dias em muito tempo.

Grande luta pelo quinto lugar com Esteban Ocon (Renault R.S.20) a passar Alexander Albon (Red Bull RB16/Honda) na última volta, com Lando Norris (McLaren MCL35/Renault) a terminar em sétimo. Uma boa prestação do inglês.

Albon optou por pneus médios na sua única paragem, quando todos os outros optaram pelos mais duros, por isso passou as últimas voltas da corrida sob forte pressão de Esteban Ocon e Lando Norris. Ainda assim ficou à frente do piloto da McLaren.

Pierre Gasly andou em oitavo nas primeiras voltas, sobressaindo uma fabulosa ultrapassagem em Eau Rouge a Sergio Perez. Curiosamente, ambos ficaram em pista aquando do Safety Car o que significa que tiveram de recuperar a partir de trás depois de pararem em verde mais tarde na corrida. Terminaram em oitavo e décimo.

Lance Stroll e Sergio Perez foram nono e décimo respetivamente. A dupla Racing Point nunca conseguiu afinar o monolugar tão bem quanto fizeram noutras ocasiões .Por outro lado, a equipa cometeu erros: Porque não chamaram Pérez às boxes imediatamente aquando do Safety Car?

Num curto filme da corrida, Hamilton foi rapidamente para a frente da corrida, seguido de Bottas, Verstappen e Ricciardo. Pierre Gasly e Charles Leclerc fizeram grandes arranques num dia em que Carlos Sainz (McLaren) teve problemas com o escape e nem arrancou para a corrida.

O Safety Car teve que entrar em pista devido ao acidente de Antonio Giovinazzi que levou consigo George Russell, com um pneus que saltou do Alfa Romeo a eliminar o Williams.

Hamilton mantinha a liderança na frente de Bottas e Verstappen, mas Leclerc já começava a perder o que ganhou no início da corrida.

A meio da corrida, Hamilton tinha uma vantagem confortável e começava a gerir os seus pneus. O finlandês tinha Verstappen por perto.

Na frente, nada mudou até final. Mais atrás é que houve boa ação especialmente na luta pelo quinto posto.

A Ferrari foi o que se esperava e teve um fim de semana desastroso. Na fase inicial da corrida Charles Leclerc ainda deu um ar da sua graça, ganhando várias posições mas com o andar da corrida, os homens da Scuderia começaram a andar para trás, terminando nuns inglórios 13º (Vettel) e 14º (Leclerc), incluindo a vergonha de serem batidos pela equipa cliente, a Alfa Romeo, com Kimi Raikkonen a ser 12º, depois de ultrapassar Vettel nas derradeiras voltas. Pior, era difícil.

Recorde-se ainda que a Ferrari tinha ganho os dois anteriores Grandes Prémios em Spa-Francorchamps.

Mais informação assim que possível.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
153 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Mais uma corrida exemplar do melhor de todos os tempos. Que domínio, que arte, que espectacularidade. Bottas a cumprir, mas fraquinho, nem importunou Hamilton, é assim que quer ganhar títulos? Verstappen também muito bem a acompanhar os Mercedes toda a corrida, o que significa que aquele RB não é tão lento como dizem. Destaque para Ricciardo, uau, com um monolugar inferior quase apanhou Verstappen, se tivesse um monolugar superior comeria toda a gente à cebolada. O outro destaque vai para Gasly, que corridão do Francês, imaginem agora se tivesse na RB sem esta proteger o Max? Ui ui, comeria o… Ler mais »

Frenanda_Afondo™
Frenanda_Afondo™
Reply to  Frenando_Afondo™
4 anos atrás

E pronto, tal como eu já tinha previsto aqui está o meu “afilhado”, da família dos Afondo, com a sua lengalenga do costume.
Os monolugares superiores e inferiores, a idolatria do costume, as raivinhas…e traumas.
Enfim, é o que um miúdo de 14 anos tem para oferecer.
Devagarinho e com tempo ele vai lá 😉🤫🤭

Last edited 4 anos atrás by Frenanda_Afondo™
4RcNg
4RcNg
4 anos atrás

E então o Bottas quase ultrapassava o Hamilton após a partida!!!?
Neste GP?…

Ligier
Ligier
4 anos atrás

Esta Ferrari está em grande! Não me recordo de nada tão mau talvez só recuando a 92 com aquele F92 em forma de míssil desenhado pela dupla Nichols/Migeot … quem sabe se inspirados na guerra do Golfo.
Pobre Hortas … não admira a saída do Nico que não esteve para aturar aquilo.
Última palavra para a televisão portuguesa … agora que temos F1 de volta e o Miguel ganhou na Áustria já noticiam tudo : até a vitória do Albuquerque foi referida na SIC notícias … passaram-se.

zbranco
zbranco
Reply to  Ligier
4 anos atrás

Esperemos que seja uma tendencia positiva, mas assim que acabar as ferias do futebol acredito que voltamos ao mesmo

Ligier
Ligier
Reply to  zbranco
4 anos atrás

Vamos acreditar que não 👍

Pecamisto
Pecamisto
4 anos atrás

Por muito animadas que possam ser as discussões do 4° lugar para trás, sabendo antecipadamente, quem são os dois segundos e que o primeiro é sempre o mesmo… Não sei que prazer tira o Hamilton deste tipo de corridas/campeonatos.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado