GP da Bélgica F1: George Russell desclassificado. Lewis Hamilton é o vencedor da corrida
Golpe de Teatro em Spa-Francorchamps. George Russell, que cruzou a linha de meta em primeiro lugar, depois de uma soberba atuação, acaba de ser desclassificado do GP da Bélgica. O Mercedes do piloto britânico ficou abaixo do peso mínimo regulamentar, o que motivou a desclassificação.
As verificações pós-corrida revelaram que o seu carro pesava 798 kg, o mínimo exigido, mas depois de esvaziar 2,8 litros de combustível, pesava 796,5 kg, 1,5 kg abaixo do mínimo.
A primeira informação da FIA dizia o seguinte:
A desclassificação acaba de ser confirmada, com a última publicação da FIA:
“Infração – Violação do artigo 4.1 do Regulamento Técnico de Fórmula 1 da FIA.
Decisão – O carro 63 é desclassificado da corrida. Todos os outros pilotos sobem na classificação.
Motivo – Os Comissários Desportivos ouviram o representante da equipa do Carro 63 (George Russell), o Delegado Técnico da FIA, o Diretor de monolugares da FIA e o Diretor Técnico de monolugares da FIA.
O carro 63 foi pesado na balança interior e exterior da FIA, tendo ambas as balanças apresentado o mesmo resultado de 796,5 kg. A calibragem de ambas as balanças foi confirmada e testemunhada pelo concorrente.
Durante a audiência, o representante da equipa confirmou que a medição está correta e que todos os procedimentos necessários foram executados corretamente. A equipa também reconheceu que não havia circunstâncias atenuantes e que se tratava de um erro genuíno da equipa.
Os Comissários Desportivos determinam que o artigo 4.1 do Regulamento Técnico da FIA para a Fórmula 1 foi violado e que, por conseguinte, deve ser aplicada a sanção normal para uma infração deste tipo”.
Assim, é Lewis Hamilton que fica com a vitória no GP da Bélgica, a sua 105ª vitória, Oscar Piastri foi segundo e Charles Leclerc foi promovido ao terceiro lugar. Max Verstappen e Lando Norris completaram o top 5″.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Ahahahah, Mercedes perde assim 18 pontos para a Ferrari, mclaren e red bull! Lets go , cambada de batoteiros e loosers desde 2021 andam com estas maroscas e batotices desde a asa traseira no Brasil 2021, o fundo do carro em austin 2023 e agora o peso mínimo em spa 2024, se fosse a red bull e a Ferrari estavam todos a gozar e a insultar, mas como é a marca alemã Mercedes ninguém pode gozar nem criticar por serem riques e chiques! Eles desde 2021 perderam a hegemonia desportiva no campeonato mundial de f1 para a red bull, só… Ler mais »
Não te trates, não.
Rapaz… nem digo nada! Era para te dar um “cartão vermelho”, mas reparei que já lá tens 23(!) por isso, não vale a pena… 😁
Vê se consegues comprar um 190D (nem digo a marca que é para evitar que te dê por aí algum “chilique”) e vais ver que mesmo com mais de 40 anos, está aí para as curvas… 😂
Ah! E já agora, depois há-des dizer, mas bem baixinho, que unidade de potência tem os carros que levam o teu “sobrenome”… 🤣
Esse 190D é quase da idade do Alonso, já não vai durar…😁
Foi ironia. Tenham calma sff.
Há-des?…. Hás-de… Não faz mal é típico… 🙂
Hades era o submundo da mitologia grega, mas não creio que fosse a isso que o nosso camarada se referia.
Vai a MultiOpticas e pede um Brufen… Com ou sem batotice limparam te 8 campeonatos seguidos… Sem contar com a ajuda do massi e sem a dita assa flexível que depois retiraram com medo que se descobrisse a verdade. E o teto orçamental excedido?! Agora tens medo que eles voltem para dominar de novo. Porque nas últimas 4 provas ganharam 3 e a RBR chourona já se anda a queixar que a McLaren tem algo ilícito nos dutos de arrefecimento dos travões. O menino chorão max já deve estar com medo que o campeonato após as férias mude de mãos.… Ler mais »
só de ver os 28 fãs aziados da mercedes e do hamilton a dar dislike, e a insultar-me quando não têm argumentos, dá-me um gozo tramado, foi por isso que estes 2 anos e meio onde vocês foram comidos de cebolada pela red bull e pela ferrari e mclaren em muitas provas deram-me um gozo danado, não há nada que me faça mais feliz de ver a mercedes na mó de baixo e fazer cagada com um carro lento e pouco competitivo, adoro ver o vosso melão e azia de ver o max ganhar 3 titulos seguidos e o tetra… Ler mais »
Mete o teu max no cu. Digo te novamente 8 seguidos 8 Que levaste um K.O Absoluto bateram recordes e voltam a bater.o teu menino chorão quando não ganha queixa se de tudo e de todos. E depois ainda tenta retirar os adversários de pista como foi na Áustria e na Hungria. Levam no ao colinho… Batotice só se for na tua equipa. Tetos excedidos Ajudas de comissários. Peças ilícitas que foram retiradas com medo que a FIA descobrisse. Escândalos dentro da equipa e fico me por aqui. Quando a tua equipa chegar ao lugar que a Mercedes tem a… Ler mais »
Não haverá alguém que o possa ajudar?
Talvez o Dr. Phil.
Não percebo os 40 pontos negativos… É mentira se calhar!… Mercedes e RB para já podem-me juntar e a ver vamos o que se vai descobrir na McLaren…
… Vergonhoso.
Nada a dizer. Estava abaixo do peso, é desclassificação. Uma pena para Russell, que não teve culpa nenhuma.
Por acaso saiu nas comunicações o Russel a assumir ao engenheiro, que seguia com o mesmo set até ao fim. Calinada geral. Não calcularam o desgaste de pneus, nem como finalizariam a prova, com a luta tão acessa com um Hamilton mais rápido e intenso. Excitação a mais, consistência débil – menos do Toto, que com 1-2, estava como num funeral, quando cortaram a meta
Por isso deu este resultado vexante.
” Russell’s charge to the chequered flag came as the result of him electing to skip a second pitstop that most of his rivals went for.” AutoSport UK
2024.07.29
Nada a dizer. 1,8% Abaixo do peso mínimo tem que dar desclassificação.
Importante é trabalhar 1.6% acima do teto de orçamento… aí é só multa
Pois estes regulamentos…
Hahahah melhor comentário do ano. Haja quem saiba ver a fraude que se tem vivido
E com isto o velho Alonso faz mais 3 pontos e o aziado Ricciardo faz mais 1… se as contas não me falham.
3 pontos aonde? Ele já tinha 2 pontos com o 9º lugar, assim faz 4 pontos com o 8º lugar ou seja mais 2 pontos e não 3! Alguem precisa de voltar para as aulas de matematica, aiaiaiai!
No total faz 4 amigo.
Tenha calma que ainda tem um AVC.😉
Essa ansiedade mais os “produtos”…
Já agora, pode ter a mesma rapidez a responder a questões que outros usuários aqui do site lhe colocaram. Ou não lhe cheira?
Eu nem falei consigo, nem quero.
Incrível! Russell herdou uma vitória caída do céu na Austria, perdeu agora uma. Podia dizer-se que é ela por ela. Mas esta vitória foi espectacular, não merecia perdê-la.
Agora se percebe o rosto do Toto Wolff no final da corrida… 🤔 Nem parece que haviam feito uma dobradinha… Com todos os dados dos carros que têm instantaneamente, não me admira que ele já soubesse que o real desfecho poderia ser este, é que pode parecer que não, mas 1,5kg a menos na F1 é uma diferença de ritmo considerável! Uma pena, pela mega corrida que o Russell fez, mas creio que se ele não tivesse apertado o ritmo para se defender do Hamilton teria ficado em segundo, pois se os dois não tivessem perdido tempo um com o… Ler mais »
Sem querer criar polémica, aqueles 1.5kg equivalem a quantos km/h ? É que o Lewis nem com o DRS lá chegava.
É uma boa pergunta, mas o Leclerc estava legal e o Verstappen também não o conseguiu passar, apesar de se dizer que o DRS da Red Bull é o mais potente, o que me leva a crer que o DRS, desta vez, não tinha a mesma eficácia.
Não foi assim tão eficaz passaram todos por eles, Max e Perez , só o Lando é que não conseguiu por culpa própria.
Por baixo da mesa foi ‘mostrado’ que deviam manter as posições.
O Lewis conteve o ataque pois sabe que o Russel poderia não jogar fair and square. Por isso não foi uma questão de DRS, mas apenas de acelerador e sensatez.
Ok, vamos pensar nisto de um ângulo diferente. O Russel não parou a segunda vez como programado, logo teve mais uma volta a fundo. Como não parou os pneus tinham um desgaste superior ao previsto, logo menos borracha, e não ouve volta de consagração, logo não apanhou os restos de borracha como de costume. Isto tudo junto e neste desporto onde são contadas todas as gramas, pode ter sido a razão para as 1500g abaixo do mínimo.
… Acho que em spa não há consagracao
É evidente que foi isso que aconteceu. O Totto apercebeu-se e gelou. Mas o erro foi de todos porque embalaram e acharam que era bonito. Não foi, foi um atestado de cegueira, pois não viram que era o Hamilton o homem chave da corrida. Teriam ganho 1-2, mas com outra ordem (LH, GR) sem espinha, se não fossem soberbos. Ai, ai que temporada. Toda, toda silly.
Por isso o totó não estava satisfeito pois sabia o que ia acontecer… Cada vez tudo pior e lá foi o max mamar mais uns pontos caídos do céu …
Passada a fase quente pus-me a pensar e fui investigar: os 4 pneus de um F1, novos, pesam cera de 40Kg (9 cada da frente, 11 um de trás), ou seja, 1,5Kg são menos de 4% do peso dos pneus. E daí?… Daí que houve 2 coisas com que a Mercedes pode não ter contado nos seus cáculos de peso: – Os pneus do Russell tinham muito mais voltas que o previsto, possivelmente um desgaste maior, menos borracha, menos peso; – Em Spa não há uma volta completa para apanhar borracha, como nos outros circuitos, os carros limitam-se a virar… Ler mais »
Acredite que não é uma teoria sua. Foi isso que aconteceu. Um devaneio a que a Mercedes se deu ao luxo. Amadores.
Mas a Mercedes sabe que não há volta de consagração em SPA, por isso o erro não foi aí, deve ter sido no desgaste dos pneus ou outro ponto como dizes. Não sei se me fiz entender.