GP da Bélgica F1: Chuva estragou TL3. Max Verstappen foi o mais rápido
Spa-Francorchamps e chuva. Uma combinação já bem conhecida que voltou a acontecer. O Treino Livre 3 pouco deu, com poucas voltas dadas pelos pilotos. A chuva instalou-se por cima do traçado belga e afetou os trabalhos de todas as equipas. Max Verstappen foi o mais rápido de uma sessão que deu poucas informações às equipas.
A chuva apareceu para tornar o desafio de Spa ainda mais difícil. A previsão já tinha antecipado esta possibilidade que se cumpriu com os pilotos a irem para a pista com os pneus intermédios. A temperatura da pista era de 21,3 °C e a temperatura do ar era 18,2 °C. Max Verstappen foi o primeiro a colocar um tempo na tabela, com um registo de 2:03.232.
Com cinco minutos cumpridos, a chuva começou a cair com mais intensidade e os pneus intermédios já começavam a ficar assoberbados com tanta água em pista. Max Verstappen conseguiu melhorar o seu registo e estava mais de um segundo e meio mais rápido que a concorrência.
12 minutos depois do arranque da sessão, Lance Stroll provocou a primeira interrupção do fim de semana, com uma saída de pista no topo da Raidillon que danificou a roda dianteira esquerda do seu Aston Martin.
We have a red flag 🚩
Stroll comes to a halt with damage to his car #F1 #BelgianGP pic.twitter.com/WPU6oDUqjq
— Formula 1 (@F1) July 27, 2024
💥 LANCE STROLL'ÜN EAU ROUGE'DAKİ KAZASI#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/B0CYhpuumc
— Motorsport Türkiye (@motorsportcomtr) July 27, 2024
Este era o top 10, quando a sessão foi interrompida:
- Verstappen, Red Bull
- Piastri, McLaren
- Gasly, Alpine
- Norris, McLaren
- Ocon, Alpine
- Leclerc, Ferrari
- Stroll, Aston Martin
- Bottas, Sauber
- Hamilton, Mercedes
- Perez, Red Bull
As bandeiras verdes regressaram 15 minutos depois do incidente de Stroll, mas nenhum carro saiu, com a chuva ainda a cair com mais intensidade. A quantidade de água não iria permitir recolher dados relevantes e o risco de uma saída de pista era elevado. E pouco tempo depois, as bandeiras vermelhas foram novamente mostradas, com a meteorologia a estragar a festa aos fãs que se deslocaram para ver a corrida ao vivo.
Com a chuva a não dar tréguas, o tempo da sessão foi se esgotando. Mas a dois minutos do fim da sessão a luz verde regressou ao fim da via das boxes, com alguns pilotos a aproveitarem a oportunidade para dar mais duas voltas ao traçado. As condições eram difíceis, com Carlos Sainz a ter uma saída de pista nas primeiras curvas da sua primeira volta do dia (o espanhol não tinha ido ainda para a pista nos primeiros minutos da sessão). A bandeira de xadrez foi mostrada pouco depois e os pilotos que saíram para a pista deram apenas duas voltas.
Foi uma sessão que deu muito pouco, quer ao nível do espetáculo, quer ao nível da informação recolhida. Espera-se que a qualificação também aconteça com a companhia da chuva, o que poderá complicar as contas para a pole. Max Verstappen ficou com o melhor registo (2:01.565), seguido de Oscar Piastri e Pierre Gasly, o piloto que mais voltas fez nesta sessão (5)
A qualificação está agendada para as 15h.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI