GP da Bélgica F1: 5 Histórias do Paddock
O paddock de Spa-Francorchamps foi o palco de diversos rumores, alguns deles bastante arrojados, envolvendo a Alpine, que foi um dos principais temas de conversa.
Palou no mercado
Alex Palou está na corrida por um lugar na Fórmula 1, havendo duas equipas que lhe poderão assegurar a sua estreia na categoria máxima.
O espanhol é um dos grandes nomes da IndyCar, tendo conquistado o título em 2021 e liderando a temporada deste ano de forma confortável.
No entanto, Palou parece estar interessado em rumar à Fórmula 1, depois de ter vindo a testar carros de Fórmula 1 com mais de dois anos com a McLaren, tendo impressionado os responsáveis da formação britânica.
A equipa de Woking não lhe poderá oferecer um lugar, uma vez que tem nos seus carros Lando Norris e Oscar Piastri, tendo qualquer um deles mostrado performances de relevo, mas poderão existir possibilidade em outras latitudes.
Na Williams, Alex Albon está de pedra e cal, mas Logan Sargeant, apesar de ter mostrado potencial, ainda não conseguiu encontrar a consistência que a equipa pretende, podendo ter o seu lugar em risco para a próxima temporada.
Na AlphaTauri poderá também haver um lugar vago, estando tanto Daniel Ricciardo como Yuki Tsunoda a lutar pela sua continuidade na equipa de Faenza.
O japonês tem vindo a realizar uma boa temporada, mas Helmut Marko e Christian Horner não o veem como um possível colega de equipa de Max Verstappen, para além de ter ligações à Honda, que deixará de ser uma parceira da Red Bull.
Quanto ao australiano, terá que mostrar até ao final da temporada que tem ainda capacidade para continuar na Fórmula 1.
Tanto a possibilidade de entrar na Williams como na AlphaTauri agradaria a Palou, estando o seu ‘manager’, Slavatore Gandolfo, à procura das melhores soluções para o seu piloto.
Zhou sem contrato
A Sauber, que no próximo ano terminará a sua colaboração com a Alfa Romeo, poderá estar a procura de um piloto-pagante para fazer equipa com Valtteri Bottas.
Sem o dinheiro da marca italiana e com a queda na classificação do Campeonato de Construtores, a formação suíça terá um rombo nos seus cofres de mais de 35 milhões de euros, o que é substancial.
Guanyu Zhou tem mostrado um bom nível, mas o seu contrato termina no final do ano, podendo a Sauber procurar um piloto jovem com talento, mas que leve também algum dinheiro para compor o orçamento de 2024, enquanto continua a investir na preparação para a chegada da Audi, em 2026.
Alpine na rota da Andretti?
A Alpine esteve em polvorosa durante o Grande Prémio da Bélgica com a saída de Otmar Szafnauer e de Alan Pemarne.
São muitos os rumores que circulam em redor de toda a operação, havendo quem garanta que estes dois responsáveis saíram para que Mattia Binotto possa assumir os comandos de toda a estrutura.
Porém, existem outros ainda mais arrojados.
Segundo o que se podia ouvir nos ‘mentideros’ de Spa-Francorchamps, a Renault estaria a preparar-se para vender a equipa de Enstone à Andretti-Cadillac, que assim não necessitaria de ser aceite pela FIA e FOM no concurso para novas equipas que foi aberto.
A Alpine deixaria a Fórmula 1, mas a Renault continuaria a partir de Viry-Châtillon, onde produziria unidades de potência para a estrutura de Enstone.
Assim, a Andretti e a GM teriam garantida a sua entrada na categoria máxima com uma equipa que tem quase toda a infraestrutura adequada, e com os lugares de chefia por ocupar, podendo os americanos colocar os seus homens de confiança.
Szafnauer com americanos?
Otmar Szafnaeur deixou a Alpine, mas poderá estar de regresso à Fórmula 1 a curto prazo.
O americano terá de passar por um período de nojo, o que o impede de trabalhar no paddock até 2025, mas isso poderá não ser um entrave.
Segundo o que seu ouvia em Spa-Francorchamps, haverá uma entidade americana que deverá entrar na Fórmula 1 em 2026 que tem interesse nos serviços de Szafnauer.
A Ford é uma das marcas em questão, mas o seu projecto com a Red Bull pouco mais é que uma operação de marketing e comercial, não precisando da capacidade de trabalho do americano.
Outra entidade com interesse em chegar à Fórmula 1 é a Andretti e a Cadillac, que precisam de pessoas conhecedoras do meio para poderem progredir o mais rapidamente possível.
Szafnauer oferece conhecimento do paddock, tendo trabalhado com construtores – como foi o caso da Honda e da Alpine – o que o deixa como uma boa solução para os americanos, mesmo que estes sigam a rota da compra da estrutura de Enstone, até porque conhece a cultura das terras do ‘Tio Sam’.
Red Bull cedeu?
Laurent Meckies já não esteve em Spa-Francorchamps a desempenhar o papel de diretor desportivo da Ferrari, ficando livre para assumir a função de chefe de equipa da AlphaTauri, ou seja qual for o seu nome em 2024.
Isto indica que foi encontrado um acordo entre Frédéric Vasseur, Christian Horner e Helmut Marko para que o francês fosse libertado do seu atual contrato.
Sabendo-se que na Fórmula 1 tudo tem um preço e que a Ferrari pretendia os serviços imediatos de alguns técnicos da Red Bull com quem já tinha um acordo, não é muito difícil perceber que os homens da equipa de Milton Keynes tiveram de ceder a deixar seguir os seus técnicos para Maranello.
Foto: Francois Nel/Getty Images/Red Bull Content Pool