GP da Áustria F1: Carlos Sainz foi o mais rápido no TL2
Carlos Sainz foi o piloto mais rápido da segunda sessão de treinos livres que antecede a corrida sprint de mais logo. As diferenças entre a Ferrari e a Red Bull mantém-se reduzidas e espera-se uma luta interessante.
A sessão começou com alguns carros em pista, para iniciar o trabalho de preparação para a corrida de amanhã e a sprint de hoje. Do lado da Mercedes, muito trabalho, com reparações de ambos os lados da garagem. A Mercedes teve de montar um chassis novo para Lewis Hamilton e não era garantido que tanto ele quanto George Russell poderiam ir para a pista nesta sessão de treinos. A Mercedes fez um grande trabalho e acabou por colocar os dois carros em pista.
Lando Norris, que no treino de ontem teve problemas na sua unidade motriz e na sua caixa de velocidade (além dos problemas nos travões na qualificação), começou ao ataque, com pneus macios, mas os Ferrari depressa trataram de se instalar no segundo 9, assumindo a liderança da tabela.
Com 10 minutos de treino, Russell foi para a pista, iniciando relativamente cedo os trabalhos nesta sessão, numa altura em que Max Verstappen já estava no topo da tabela no segundo 9 baixo, com a ajuda dos pneus macios, 0.083 seg. à frente de Carlos Sainz (pneus médios).Verstappen tratou de melhorar o seu registo pouco depois e entrar no segundo 8, afastando-se dos Ferrari. Com 20 minutos de treino não tínhamos ainda sinal do Mercedes de Hamilton nem dos dois Alpine, com a equipa a considerar que não tinha assim tanto a aprender nesta sessão.
A maioria das equipas acumulava muitas voltas nos pneus macios para entender o desgaste das borrachas para a Sprint e para a corrida de amanhã. Mas a Ferrari parecia ainda não estar muito interessada, trabalhando com os médios na primeira metade do treino. No final dos primeiros 30 minutos, tínhamos Verstappen, Sainz, Russell, Fernando Alonso (que começou com um excelente ritmo), Leclerc, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Alex Albon, Lando Norris e Daniel Ricciardo.
A 25 minutos do fim da sessão, Charles Leclerc tratou de tirar 0.139 seg. ao tempo de Verstappen, com pneus macios, com os Alpine instalados no top 5, à frente de Sainz, que cinco minutos depois tratou de melhorar ainda mais e passar para a frente das operações, faltavam 18 minutos para o fim. Alguns pilotos trataram de testar os pneus duros, como Russell, Sebastian Vettel e Lance Stroll, explorando diferentes abordagens para amanhã.
Com 14 minutos para o fim da sessão, Lewis Hamilton entrou finalmente em pista para tirar partido do tempo que restava neste treino. A primeira volta, feita com alguma calma, deu o nono tempo, o que não era um mau começo para o britânico.
A sessão chegou ao fim, com Carlos Sainz ainda no topo da tabela de tempos, com o registo de 1:08.610, seguido de Charles Leclerc e Max Verstappen.
A sessão não deu grandes surpresas. Está tudo ainda muito renhido entre a Ferrari e a Red Bull, com a Red Bull aparentemente com alguma vantagem nos médios e a Ferrari com os macios, mas estando a falar de treinos, não podemos afirmar com certeza pois os programas variam. A Alpine é que parece estar muito bem e apesar de ter dispensado os primeiros vinte minutos da sessão, instalaram-se confortavelmente como os terceiros mais rápidos. Não podemos esquecer que a Mercedes teve uma sessão marcada pela reparação tardia dos seus carros, pois em teoria, a Mercedes é a terceira força neste fim de semana e a Alpine a quarta. A Alfa Romeo pareceu dar um passo interessante ao nível da performance e a McLaren pareceu dar sinais positivos (Daniel Ricciardo ainda longe do seu colega), mas ainda longe do topo do segundo pelotão. Os Haas, que foram ontem os quintos mais rápidos, tiveram uma sessão discreta, a Alpha Tauri ainda não encontrou o melhor compromisso e a Williams poderá ter perdido algum gás hoje.
Os engenheiros vão agora analisar os dados recolhidos, com foco para o que os pneus fizeram, uma vez que não há possibilidade de mudar grande coisa nos carros, depois da qualificação de ontem, e às 15:30 teremos a corrida sprint de 24 voltas, que decidirá quem terá o primeiro lugar da grelha de amanhã.