GP da Austrália, F1: Pneus só serão completamente entendidos a meio da época

Por a 21 Março 2018 18:36

Já se sabe que o entendimento dos pneus é uma das partes fulcrais na busca pela melhor performance num carro de F1. Considerada por muitos uma espécie de ciência oculta, cada equipa tentar fazer um chassis que permita extrair o melhor dos pneus e em corrida, com a ajuda dos engenheiros da Pirelli, tentam encontrar a melhor combinação de borrachas. É preciso ter em conta a superfície da pista, a temperatura, as inúmeras variáveis que o chassis traz para esta equação e a própria gestão do piloto. É provavelmente uma das partes mais difíceis de dominar.

Para este ano, a Pirelli tem uma gama de pneus muito mais macios do que no ano anterior. Depois de alguns amargos de boca, com pneus a rebentarem em pista, o que provocou um coro de críticas, a marca italiana não correu riscos e optou por uma abordagem cautelosa em 2017, com pneus um pouco mais duros que o desejável. Uma jogada para salvaguardar o nome da Pirelli, que ainda não sabia do que as máquinas de 2017 eram capazes, com mais 25% de apoio aerodinâmico em relação ao passado recente.

Depois de um ano de competição, os responsáveis pelas borrachas resolveram atender aos pedidos das equipas e fizeram uma gama de pneus mais macios.  É  uma gama praticamente nova, que apenas agora está a ser descoberta pelas equipas. Mario Isola entende que só a meio da época as equipas conseguirão ter um entendimento mais adequado do novo produto:

“Estou certo de que há alguns detalhes que ainda não conhecemos. Os compostos são mais ou menos novos, com excepção do médio, que é  o macio do ano passado. Testamos no ano passado, tivemos um teste em Abu Dhabi, temos um teste [em Barcelona], mas não podemos dizer que conhecemos todos os detalhes dos composto com dois testes. O hiper macio é um composto que precisamos entender melhor, especialmente onde o podemos usar, assim como os restantes. Acho que começaremos a entender melhor os vários compostos a meio da temporada, não antes. Antes da meia temporada, o processo de aprendizagem é muito grande “.

 

A escolha dos pneus pelas equipas já foi feita há algum tempo e há nesse aspecto muitas incógnitas pois as equipas têm de avaliar chassis novos, com comportamentos novos, e fazerem trabalhar esse conjunto com as novas borrachas. É provável que algumas equipas não tenham feito a escolha ideal mas, segundo alguns dos responsáveis das equipas, não será algo que possa trazer um handicap significativo. Uma coisa parece certa… quem dominar melhor os pneus, tem meio caminho andando para o sucesso.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
6 anos atrás

É melhor dizer assim:
nós na Pirelli continuamos a fazer os pneus para a Ferrari e os outros que se amanhem.
Faz muita falta haver concorrēncia neste campo,que é decisivo, mas a FIA parece não lhe interessar isso ! Porque será?
E de certeza que no Domingo vamos continuar a ver os Ferrari como os que melhor se adaptam e gerem os pneus.Isso é quase certo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado