GP China F1: Vitória fácil de Lewis Hamilton

Por a 9 Abril 2017 08:57

Lewis Hamilton obteve na China uma vitória fácil, já que depois de partir na frente, aproveitou bem o facto de, atrás de si, as coisas se terem desenrolado duma forma caótica. Sebastien Vettel foi segundo, minimizando desta forma as perdas, pois o que lhe aconteceu na fase inicial da corrida, determinou o seu ‘destino’. O piloto da Ferrari aproveitou o Safety Car Virtual resultante da saída de pista de Lance Stroll, que foi ’empurrado’ por Sergio Pérez, mas pouco depois o Safety Car entrou em pista, e no meio de toda a confusão o alemão foi um dos ‘perdedores’, pois caiu de segundo para sexto. Aquele Safety Car não veio nada a calhar para o piloto da Ferrari. Com isso, Hamilton foi-se afastando e construiu a margem que precisava para nunca ser incomodado durante toda a corrida.

Houve quem tivesse tido muita sorte, por exemplo Max Verstappen, que partiu de 17º e à 11ª volta já era segundo classificado. Muita sorte e muito bom andamento. O jovem holandês foi terceiro depois duma excelente batalha com o seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, pelo último lugar do pódio, com os dois Red Bull e terminarem a corrida bem juntos. Kimi Raikkonen foi quarto depois duma corrida em que se queixou de falta de potência à saída de algumas curvas no seu Ferrari. Teve muito tempo o seu companheiro de equipa, Vettel, atrás de si, mas o alemão realizou uma fantástica ultrapassagem, e depois do passar, afastou-se.

Valtteri Bottas foi sexto e um dos grandes prejudicados do que aconteceu na fase inicial da corrida, já que caiu de segundo para 12º com a ida às boxes na entrada do Safety Car.

No início da corrida só o Toro Rosso de Carlos Sainz e o Renault de Jolyon Palmer arrancaram com slicks, Hamilton partiu bem, mas a fase inicial da corrida foi totalmente caótica nas primeiras voltas, com um conjunto de incidentes que provocou primeiro um Safety Car Virtual, a que se seguiu, pouco depois a entrada do Sfety Car em pista. Tudo porque, em primeiro lugar, Sergio Pérez deu um toque na traseira do Williams de Lance Stroll levando-o a sair de pista e a abandonar. Pouco depois foi a vez de Antonio Giovinazzi bater, despistando-se quando rodava… a direito na reta. Com isto tudo e com as idas às boxes para troca dos pneus intermédios com que quase todo o plantel iniciou a corrida, a classificação ficou muito ‘misturada’ face à grelha inicial. Vettel e Bottas perderam alguma coisa, Verstappen passou de 17º para 3º, e mais tarde para segundo…

Após a partida Hamilton aguentou Vettel atrás de si, Raikkonen uma posição para Ricciardo, Carlos Sainz arrancou de slicks e despistou-se na primeira curva, Stroll abandonou, Giovinazzi despistou-se, os carros tiveram que passar pelo pitlane. A corrida recomeçou cinco voltas depois, com Lewis Hamilton na frente de Daniel Ricciardo com… Max Verstappen em 3º (partiu de 17º) e os Ferrari logo a seguir. Carlos Sainz que se despistou na segunda curva, era…sexto, na frente de Fernando Alonso.

Quando a corrida recomeçou, todos os pilotos já estavam de slicks, com Ricciardo a ser na altura o segundo classificado atrás de Hamilton. Verstappen passou Raikkonen e ficaram dois Red Bull atrás do Mercedes. Vettel passou Raikkonen, passou a aproximar-se de Verstappen, que bloqueou rodas e foi passado. nessa altura, Hamilton tinha sete segundos na frente de Vettel, e as coisas não mudaram muito até final. A luta pelo terceiro lugar entre os dois Red Bull foi muito interessante, Kimi Raikkonen foi quinto na frente do também azarado Valtteri Bottas, que, verdade seja dita, nunca teve andamento para muito mais.

Carlos Sainz foi um magnífico sétimo classificado ele que se despistou..na segunda curva porque arrancou com slicks. Aproveitou os Safety Car, Virtual e ‘real’, e desde aí foi sempre a ‘somar’. Kevin Magnussen foi oitavo com o Haas-Ferrari e realizou das melhores corridas que lhe vimos em muito tempo. Sergio Pérez e Esteban Ocon completaram o top 10, um bom resultado de conjunto para a Force India. A luta no meio do pelotão foi novamente muito animada e neste momento a Toro Rosso é quarta classificada no Mundial de Construtores na frente da Force India, Williams e Haas.

Recordamos que o  AutoSport vai abrir uma nova rubrica de interação com os seus leitores e para isso pedimos-lhe que faça os seus comentários e análise sobre o Grande Prémio da China de Fórmula 1, sendo que as melhores serão publicadas no jornal. Se preferir, pode ainda fazê-lo via e-mail para [email protected]

Classificação

1. Lewis Hamilton GBR Mercedes – Mercedes 56 voltas

2. Sebastian Vettel GER Ferrari – Ferrari +6.250s

3. Max Verstappen NED Red Bull – TAG +45.552s

4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull – TAG +46.987s

5. Kimi Raikkonen FIN Ferrari – Ferrari +48.076s

6. Valtteri Bottas FIN Mercedes – Mercedes +48.808s

7. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault +1m 11.115

8. Kevin Magnussen DEN Haas-Ferrari +1 volta

9. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1 volta

10. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes +1 volta

11. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1 volta

12. Nico Hulkenberg GER Renault – Renault +1 volta

13. Jolyon Palmer GBR Renault – Renault +1 volta

14. Felipe Massa BRA Williams – Mercedes +1 volta

15. Marcus Ericsson SWE Sauber – Ferrari +1 voltas

Abandonos

16. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 34 voltas

17. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault 18 voltas

18. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 16 voltas

19. Antonio Giovinazzi ITA Sauber – Ferrari 2 voltas

20. Lance Stroll CAN Williams – Mercedes 0 voltas

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
34 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Vitória facil do Hamilton num circuito favorável, ao que dizem, aos Mercedes. Grande burrice do Bottas ao despistar-se atrás do safety car, ao que julgo, e a estragar aí uma possível classificação no top 3. Tem ainda muito que aprender, mas continua a faltar-lhe agressividade.e isso paga-se no final. Os Ferrari, ou melhor o Vettell estão praticamente ao nível da Mercedes. O Vettell , safou-se duma penalização ao arrancar fora do seu lugar na grelha. Está lá escrito nos regulamentos!Será por estar na Ferrari ? O Vestappen continua a demonstrar que não há ninguém que se lhe compare no controle… Ler mais »

magiclonso
magiclonso
7 anos atrás

Corrida interessante! Foi pena não ter havido chuva, pois podia ter sido melhor! Ainda assim, corrida positiva. Boa resposta da Mercedes, com uma boa performance do Lewis, também com uma ajuda do safety car, pois o vettel podia ter dado problemas! O título é para estes dois, pois os seus companheiros não tem o mesmo nível! Destaque também para Max e sainz que tiveram a um nível muito elevado, qualquer um deles pode ser o driver of the day! E claro, uma palavra para o Alonso, que até abandonar, estava a ser mais uma vez o herói da corrida, está… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  magiclonso
7 anos atrás

O Alonso está de uma maneira com sede por pódios, que para o ano ainda corre se for preciso de graça numa equipa de topo. A Mercedes ainda pode ser uma opção válida, caso Bottas não convença, ou a Mercedes falhe a contratação do Vettel ou do Max.

RogerM
RogerM
7 anos atrás

Corrida interessante, com a Ferrari desta vez a falhar na estratégia. Afinal a Ferrari parece mesmo ao nível da Mercedes. Apesar de ser apoiante de igualdade de luta entre pilotos da mesma equipa, com esta dificuldade em ultrapassar, se a Ferrari tivesse ordenado ao Kimi deixar passar o Vettel, ainda acredito que ele tivesse ao menos chegado à traseira do Hamilton. O Kimi está a perder agressividade em corrida, veja-se como nem conseguiu incomodar no final os Red Bull. A dança das cadeiras para o ano vai ser interessante. Não me admira que a Mercedes puxe bem o livro dos… Ler mais »

jo22101626
jo22101626
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Ferrari acertou na estratégia, não advinhava era que iria haver um safety car 1 ou 2 voltas depois de parar o Vettel. Arriscaram

RogerM
RogerM
Reply to  jo22101626
7 anos atrás

Com a dificuldades aparentes em ultrapassar com estes novos F1 levando a que fosse difícil o Vettel recuperar posições após a saída das boxes, e face ao estado que a pista se encontrava, acho que a Ferrari deveria ter feito marcação à Mercedes. Indo às boxes aquando deles. Mas lá está: “Quem não arrisca, não petisca”.

*RPMS*™
7 anos atrás

Corrida interessante com um justíssimo vencedor. Mau dia para Vettel, que com o carro mais rápido da actualidade, não consegue aproveitar para ganhar pontos de avanço em relação a Hamilton. Se o alemão não aproveitar a vantagem de equipamento que tem neste momento para bater o inglês, mais tarde poderá ser mais complicado, porque sendo Hamilton melhor piloto basta a Mercedes melhorar um pouco para Vettel já não conseguir fazer nada. Uma palavra para Magnussen, que consegue levar o seu carro aos pontos, algo que o seu companheiro de equipa não teve capacidade. Corrida do dia para Alonso, com um… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

*RPMS* o Hamilton melhor piloto? Poupe-me essa conversa de melhor e pior piloto. Um piloto fora de série pode sentir dificuldades por vezes, em adaptar-se a determinados monolugares. Que o diga o próprio Hamilton que foi batido algumas vezes pelo Button. Por isso prefiro falar em pilotos fora de série, do que propriamente individualizar cada um.

*RPMS*™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Melhor piloto, claramente, em relação ao Vettel. Cumprimentos

jo22101626
jo22101626
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

O Hamilton é muito forte em qualificação e pode ser isso que venha a decidir

RogerM
RogerM
Reply to  jo22101626
7 anos atrás

Ainda é muito cedo para sabermos isso. Só a meio da temporada, após as férias, poderemos começar a admitir o possível vencedor. Para já, acho que vai ficar entre o Hamilton ou o Vettel. Acredito que a fiabilidade, será o factor mais determinante.

RogerM
RogerM
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

*RPMS* o Ferrari o mais rápido? Custa-lhe muito admitir, que poderá ser também o talento do Vettel em evidência? Veja-se como o Kimi tem ficado distante do Vettel. Acho que o Mercedes continua superior, mas com uma margem muito mais escassa em corrida.

*RPMS*™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Nos testes o Ferrari foi mais rápido, na primeira corrida o Ferrari era o mais rápido, durante este fim de semana o Ferrari foi sempre mais rápido (na qualificação Hamilton fez a diferença) acho que chega. Cumprimentos

Kampux
Kampux
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

Estou com dificuldade em perceber onde viu essa superioridade. Neste fim de semana quando foi a contar vi sempre uma Mercedes muito forte ao nível da Ferrari ou ligeiramente melhor,pq o Hamilton é muito forte em qualificação mas o Vettel não fica muito atrás, basta ver andamento em relação ao colega de equipa. Mas se calhar viu essa superioridade no dois primeiros treinos livres quando os carros estavam parados…

*RPMS*™
Reply to  Kampux
7 anos atrás

Não, não vi quando os carros estavam parados, vi até ao Q3 em que a Ferrari esteve sempre melhor. Quando foi preciso fazer a diferença surgiu o que falta a Ferrari: um piloto como o Hamilton. Cumprimentos

RogerM
RogerM
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

*RPMS* como deve saber. A Mercedes puxa dos galões em termos de mapeamento do motor no Q3. Por isso não me admira que eles no Q3 tenham sempre uma palavra a dizer, deixando muitas vezes para trás as outras equipas…e claro está…o talento do Hamilton, conjungado.

*RPMS*™
Reply to  RogerM
7 anos atrás

A Mercedes tem os “galões” enquanto que a Ferrari só tem “meia de leite” para oferecer em termos de pilotagem… Mas pronto, respeito a sua opinião. Agora o que me está a admirar hoje aqui é a ausência de algumas “bagaceiras”, de fraca qualidade, que hoje ainda não vieram comentar este Gp… Cumprimentos

Pity
Pity
7 anos atrás

Dum modo geral concordo com os colegas que me antecederam, viram todos a mesma corrida que eu vi, o que nem sempre acontece. Os momentos em que os pilotos pararam, decidiram a sua posição final. Hamilton dominou toda a prova, numa boa estratégia, já com Bottas… Também não percebi porque é que a Ferrari demorou tanto a chamar o Kimi, mas o facto é que outra estratégia talvez não adiantasse. O Kimi continua rápido, mas já não arrisca nas ultrapassagens. Tenho pena, mas a idade não perdoa. Por falar em idade, Max fez um corridão e é um justo piloto… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
7 anos atrás

Pelo que se tem visto, até ver, vamos assistir este ano a um duelo Vettel e Hamilton, com o factor fiabilidade a ser determinante.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Penso que sim. A Red Bull está longe e os finlandeses não parecem estar à altura dos seus colegas de equipa, mas isto ainda agora começou.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
7 anos atrás

Se a Ferrari tivesse optado por fazer marcação à Mercedes, olha que não sei se o Vettel não tinha vencido hoje. Ele parecia forte em ritmo de corrida, e uma curiosidade que tenho reparado, é que os Ferrari parecem não sofrer tanto a nível de desgaste dos pneus, quando estão no encalço de outros carros, enquanto os Mercedes, parecem perder um pouco o ritmo.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Talvez não vencesse, penso que o Hamilton andou apenas o necessário. Com Vettel por perto, teria de pisar mais no acelerador e o resultado seria o mesmo, mas coladinhos, o que seria mais emocionante.

noteam
noteam
7 anos atrás

Uma excelente vitória do Hamilton, não cometeu um único erro e terá ganho a corrida com a grande volta que o colocou na pole ontem. Desilusão total em relação ao Kimi, totalmente fora do ritmo do seu colega de equipa e assim a Ferrari arrisca a falhar o assalto ao 1º lugar dos constructores. Muito boa a corrida de ambos os RB, conseguiram deixar um Ferrari e um Mercedes para trás e isso é o máximo que podem fazer para já. Começam a faltar palavras para descrever o que faz o Max quando a pista se encontra molhada, fenómeno é… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
7 anos atrás

Corrida interessante. O inicio foi caótico no sentido de chegarmos a volta sete sem secter dado duas seguidas a fundo devido aos safety cars. Max rapidamente se chegou a frente aproveitando muito bem o que se foi passando à sua frente, só foi pena claudicar tao rapidamente quando Vettel chegou a sua traseira, confess que espantei o sono a pensar em alguns impropérios que iriam sair da boca do alemão. Na frente Hamilton seguiu sempre confortável sem grande pressão, Vettel deu o que podia depois do mau inicio, Ricciardo começou bem, perdeu-se pelo meio a contas com sobreviragem e recuperou… Ler mais »

F1_4ever
7 anos atrás

Quem disse que com estes novos F1 não se conseguia fazer ultrapassagens? Nesta corrida houve bastantes e as melhores até foram fora da zona do DRS, casos do Vettel e especialmente do Grosjean que fez várias excelentes ultrapassagens incluindo uma pelo lado de fora ao Massa,curiosamente ainda não li aqui em nenhum comentário da corrida mencionarem as ultrapassagens do Grosjean ou as do Vettel.

noteam
noteam
Reply to  F1_4ever
7 anos atrás

Houve realmente boas ultrapassagens. As que mais gostei foram as do Vettel e do Max, ambas sobre o Ricciardo. A do Grosjean pareceu-me sinceramente que o Massa simplesmente adormeceu, não sei se estava com algum problema no carro ou com os pneus, mas não se pode deixar surpreender ali com aquela facilidade.

rc
rc
7 anos atrás

Falta aqui um Rosberg na Mercedes e um bom piloto ao lado do Vettel.

RogerM
RogerM
Reply to  rc
7 anos atrás

Inconscientemente fizeste uma boa associação…Ferrari e Rosberg…porque não? Acho que resultavam bem.

rc
rc
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Não discuto a qualidade do Bottas, mas o tipo de entrada que teve na Mercedes acho que condicionou a sua postura (pelo menos neste início). Tem de ser mais agressivo, talvez ter uma relação mais crispada com o colega.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  rc
7 anos atrás

Pois falta, falta um Barrichello II. Infelizmente o Kimi não alinha com essas palhaçadas e como tal a equipa da-lhe uns pequenos presentes: Rodas que não são apertadas, erros sucessivos de estratégia, setups não apropriados.

pneu-quadrado
pneu-quadrado
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Muito bem dito

rc
rc
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

O Kimi acabou e não foi neste ano, foi há 2 ou 3…

jo22101626
jo22101626
Reply to  rc
7 anos atrás

Eu acho é que falta um Alonso ou um Max na Mercedes…

pneu-quadrado
pneu-quadrado
7 anos atrás

pois com um touro á frente que tinha falta de genica e com o raikonen a tentar fazer uma ultrapassagem o vettel perdeu a corrida ai
cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado