GP China F1: Seis de seguida para Hamilton

Por a 8 Abril 2017 09:23

Lewis Hamilton conseguiu mais uma vez seis pole positions seguidas na Fórmula 1, depois de ser o mais rápido na Q3. O piloto inglês melhorou na última tentativa, colocando na altura Sebastian Vettel a 0.408s. Valtteri Bottas ainda realizou um registo que o colocou na segunda posição por alguns momentos, mas Vettel respondeu e colocou-se ao lado de Hamilton, na primeira linha, na segunda posição.

Os pilotos partiram para as derradeiras tentativas com Lewis Hamilton 0.184s na frente de Sebastian Vettel, com Valtteri bottas a 0.363s do seu colega de equipa. Kimi Raikkonen era quarto a 0.714s, na frente de Daniel Ricciardo, que ficou bem distante, a 1.359s de Hamilton. E as posições não mudaram nas últimas tentativas, mesmo que os pilotos tenham melhorado os seus registos.

Daniel Ricciardo terminou na posição esperada, o mesmo sucedendo com Felipe Massa, , com Nico Hulkenberg a melhorar substancialmente a sua posição na grelha em Melbourne, onde foi  11º. Na China, deu um ‘salto’ até ao 7º lugar. Atrás de si terminaram Sergio Pérez, que foi 10º na Austrália, Daniil Kvyat, que fez exatamente o mesmo e  Lance Stroll, que tinha partido do fundo da grelha em Melbourne.

A luta pela entrada na Q3 foi magnífica entre Lance Stroll, Sergio Perez, os dois Toro Rosso, e o Haas de Kevin Magnussen. Carlos Sainz falhou a ‘missão’ apenas por 0.060s, com Magnussen apenas 0.014s mais atrás, em 12º. Fernando Alonso foi 13º, a Sauber esteve muito bem ao colocar os seus dois carros na Q2, ainda que Antonio Giovinazzi tenha batido forte na fim da Q1. Grosjean e Palmer estão sob investigação da FIA, por alegadamente não terem desacelerado suficientemente sob bandeiras amarelas, podendo, por isso ser penalizados, o que ‘promoveria’ Verstappen na grelha.

Tempos Q3

1 Hamilton 1m31.678s

2 Vettel 1m31.864s

3 Bottas 1m31.865s

4 Raikkonen 1m32.140s

5 Ricciardo 1m33.033s

6 Massa 1m33.507s

7 Hulkenberg 1m33.580s

8 Perez 1m33.706s

9 Kvyat 1m33.719s

10 Stroll 1m34.220s

Q2: LANCE STROLL ESTREIA-SE NA Q3

Kimi Raikkonen bateu o recorde da volta mais rápida ao traçado de Xangai na segunda fase da qualificação do GP da China de Fórmula 1, numa fase da sessão em que Lance Stroll colocou o seu Williams na décima posição, o que o leva a atingir a fase decisiva da qualificação pela primeira vez na sua carreira na Fórmula 1. Eliminados nesta fase da qualificação foram Carlos Sainz, que não melhorou com o seu Toro Rosso na sua última tentativa, Kevin Magnussen, Fernando Alonso, Marcus Ericsson e Antonio Giovinazzi.

Tempos Q2

1 Raikkonen 1m32.181s

2 Vettel 1m32.391s

3 Hamilton 1m32.406s

4 Bottas 1m32.552s

5 Ricciardo 1m33.546s

6 Hulkenberg 1m33.636s

7 Massa 1m33.759s

8 Perez 1m33.920s

9 Kvyat 1m34.034s

10 Stroll 1m34.090s

11 Sainz 1m34.150s

12 Magnussen 1m34.164s

13 Alonso 1m34.372s

14 Ericsson 1m35.046s

15 Giovinazzi sem tempo

Q1: MAX VERSTAPPEN ELIMINADO

O facto mais importante da primeira fase da qualificação do GP da China de F1 teve a ver com a eliminação de Max Verstappen, que teve problemas com o motor do seu Red Bull. Também eliminados foram Stoffel Vandoorne, Romain Grosjean, Jolyon Palmer e Esteban Ocon. Curiosamente, Antonio Giovinazzi, que bateu a pouco tempo do fim da sessão, foi apurado, mas não irá passar da Q2, porque o seu Sauber ficou muito destruído no acidente, não estando em condições de ser recuperado. Depois de liderar o terceiro treino livre, Sebastian Vettel voltou a ser o mais rápido em pista.

Tempos da Q1

1 Vettel 1m33.078s

2 Hamilton 1m33.333s

3 Raikkonen 1m33.341s

4 Bottas 1m33.684s

5 Stroll 1m33.986s

6 Ricciardo 1m34.041s

7 Massa 1m34.205s

8 Kvyat 1m34.440s

9 Hulkenberg 1m34.453s

10 Alonso 1m34.499s

11 Sainz 1m34.567s

12 Perez 1m34.657s

13 Ericsson 1m34.892s

14 Magnussen 1m34.942s

15 Giovinazzi 1m34.963s

16 Vandoorne 1m35.023s

17 Grosjean 1m35.223s

18 Palmer 1m35.279s

19 Verstappen 1m35.433s

20 Ocon 1m35.496s

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Mais uma pole que foi feita pelo braço do Lewis. Que os Ferrari estão rápidos ninguém duvida. Agora o discurso é sempre o mesmo: vamos lá ver se amanhã a Mercedes não vai “inventar” outra estratégia para estragar a prova do inglês,como há 15 dias.
Se a prova for à chuva, é uma pena o Max sair atrasado, pois seria o grande candidato a ganhar. Saindo de 19 é tarefa quase impossível.

MVM
MVM
7 anos atrás

O momento mais importante da qualificação foi, sem dúvida nenhuma, a Q2, na qual Kimi Räikkönen humilhou Vettel, provando que é muito mais rápido que o seu companheiro de equipa e só não ganha corridas porque a equipa o remete para um estatuto de segundo piloto e o sabota deliberadamente em favor do “menino bonito” alemão, o qual, como sabemos, é um medíocre que só ganha quando tem um carro muito superior aos da concorrência. Se não fosse a má fé da Ferrari, Kimi Räikkönen teria feito a pole com uma vantagem de mais de um segundo. Fora mais esta… Ler mais »

jo22101626
jo22101626
Reply to  MVM
7 anos atrás

Sim até porque é na Q2 que se decide a pole

MVM
MVM
Reply to  jo22101626
7 anos atrás

Claro que não é, mas espero que tenha compreendido o sarcasmo do meu comentário.

V8_scars
V8_scars
Reply to  MVM
7 anos atrás

Só faltou falar do Alonso para ser um “comentário” perfeito.

MVM
MVM
Reply to  V8_scars
7 anos atrás

Porquê? O Alonso fez uma boa qualificação. Tem todo o mérito. De resto, o seu 13.º lugar permite-lhe continuar a afirmar que está muito melhor na McLaren do que na Ferrari e não está nada arrependido da sua (cough, cough) escolha.

sky47
sky47
Reply to  MVM
7 anos atrás

Mais um com a mania da perseguição….e se é assim tão saudosista aconselho a rever também o Grande Prêmio da África do Sul de 1985….

MVM
MVM
Reply to  sky47
7 anos atrás

Que comentário tão estúpido.

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  MVM
7 anos atrás

É normal que surjam teorias da conspiração, tendo em conta que estamos a falar da equipa onde se encontra o senhor “Multi-21”. XD

*RPMS*™
Reply to  jaguar-r1
7 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  jaguar-r1
7 anos atrás

Agora é o Multi 57 (Vettel 5, Kimi 7)

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  MVM
7 anos atrás

Pá já agora alguém me pode dizer qual foi o tempo do iceman na Q2? XD

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  MVM
7 anos atrás

O Kimi que costuma ser bem calmo não deve estar a gostar muito da situação, olhem o que aconteceu na Austrália:
https://www.youtube.com/watch?v=oTK6QJbMi4Q

*RPMS*™
7 anos atrás

Ferrari com o carro mais rápido durante todo o fim de semana até agora. Mas, na hora da verdade, Hamilton consegue fazer a diferença em termos de pilotagem, demonstrando ser mais piloto que os seus rivais da Ferrari. Apenas mais uma nota para Alonso que consegue no Q1 ser mais de meio segundo(!!!) mais rápido que o seu companheiro de equipa Vandoorne, piloto que diziam poder ser rápido demais para o espanhol. Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

E aquela vitória do Vettel na Austrália??? Deves ter ficado todo contente. 😀 Então o Alonso deve estar contentíssima da “sua” Ferrari, a sua equipa do coração, estar tão bem agora.

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Então e hoje? Ficaste contente? Cumprimentos

sempreferrari
sempreferrari
7 anos atrás

Por acaso gosto de alguns comentários como ” vamos lá ver se amanhã a Mercedes não vai “inventar” outra estratégia para estragar a prova do inglês, como há 15 dias.”
Até parece que foi pela estratégia da Mercedes que o queixinhas não ganhou o Grande prémio, se assim fosse quando o Verstappen saiu da frente e o Hamilton ficou com o caminho livre não conseguiu ganhar tempo ao Vettel, enfim…é o que temos!!

js1970
js1970
Reply to  sempreferrari
7 anos atrás

Por acaso até gosto de alguns comentários como “enfim…é o que temos” quando o Verstappen saiu da frente do Hamilton qual era a diferença entre o Vettel e o Hamilton? e com andamentos semelhantes era evidente que a estratégia foi importante e fez a diferença! Seja “coerente” e “realista”

sempreferrari
sempreferrari
Reply to  js1970
7 anos atrás

Acredito muito em si…Claro que foi…quantas voltas faltavam para terminar o Grande prémio quanto o Verstappen foi ás boxe? estou como diz o Iceman7, ele tem razão…acorde para a Vida Homem…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  sempreferrari
7 anos atrás

Quando a Mercedes ganha é mérito da Mercedes, quando a Ferrari ganha é demérito da Mercedes.
É o habitual.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

E o Vettel só ganha quando tem carro porque é o Helmut Marko que os pilota, toda a gente sabe.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  sempreferrari
7 anos atrás

E o Birrento do Dedo Espetado ganhou porquê? Porque tem o melhor carro.

É o que temos!!

Pity
Pity
7 anos atrás

Hoje, com tempo seco, Alonso conseguiu levar o McLaren à Q2, o que não se pode dizer que foi mau, atendendo ao motor que tem; meio segundo entre ele e Vandoorne na Q1, não é de estranhar, face à experiência de ambos. Azar para Verstappen e Grosjean, Stroll a portar-se bem e Giovinazzi a ser vítima da inexperiência (e alguma fogosidade). Kvyat parece estar de volta. Quanto à luta pela pole, tudo normal, sem surpresas.
Se chover, como parece que vai, vamos ter uma corrida e pêras, caso não haja cacetada grossa na largada…

noteam
noteam
7 anos atrás

Num circuito mais convencional tivemos mais uma prova de como Mercedes e Ferrari estão realmente muito próximos, por isso vamos ter luta Hamilton VS Vettel durante toda a temporada e isso pode dar-nos o campeonato mais interessante dos últimos anos, a ver vamos. Destaque positivo para o Bottas, próximo do tempo da pole e a um milésimo do 2º posto, muito bom tempo do Hulk a ser o melhor dos outros e muito bom também o ritmo dos Sauber, tiveram a azar com o acidente do giovinazzi mas em performance pura demonstraram andamento para colocar ambos os carros na Q2,… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
7 anos atrás

Boa luta pela pole ate ao fim, grande equilíbrio entre os 4 da frente. A Red Bull esta mais longebdo que pensava já na casa de 1 segundo, dificilmente lá vai chegar. Num circuito em que o motor é importante a surpresa acaba por ser a McLaren com Alonso a quase chegar a Q3. Parece que afinal o problema do carro não é apenas nipônico!

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  V8_scars
7 anos atrás

Mas se calhar com um motor não nipónico chegava à Q3 facilmente…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado