GP China F1: Seis de seguida para Hamilton
Lewis Hamilton conseguiu mais uma vez seis pole positions seguidas na Fórmula 1, depois de ser o mais rápido na Q3. O piloto inglês melhorou na última tentativa, colocando na altura Sebastian Vettel a 0.408s. Valtteri Bottas ainda realizou um registo que o colocou na segunda posição por alguns momentos, mas Vettel respondeu e colocou-se ao lado de Hamilton, na primeira linha, na segunda posição.
Os pilotos partiram para as derradeiras tentativas com Lewis Hamilton 0.184s na frente de Sebastian Vettel, com Valtteri bottas a 0.363s do seu colega de equipa. Kimi Raikkonen era quarto a 0.714s, na frente de Daniel Ricciardo, que ficou bem distante, a 1.359s de Hamilton. E as posições não mudaram nas últimas tentativas, mesmo que os pilotos tenham melhorado os seus registos.
Daniel Ricciardo terminou na posição esperada, o mesmo sucedendo com Felipe Massa, , com Nico Hulkenberg a melhorar substancialmente a sua posição na grelha em Melbourne, onde foi 11º. Na China, deu um ‘salto’ até ao 7º lugar. Atrás de si terminaram Sergio Pérez, que foi 10º na Austrália, Daniil Kvyat, que fez exatamente o mesmo e Lance Stroll, que tinha partido do fundo da grelha em Melbourne.
A luta pela entrada na Q3 foi magnífica entre Lance Stroll, Sergio Perez, os dois Toro Rosso, e o Haas de Kevin Magnussen. Carlos Sainz falhou a ‘missão’ apenas por 0.060s, com Magnussen apenas 0.014s mais atrás, em 12º. Fernando Alonso foi 13º, a Sauber esteve muito bem ao colocar os seus dois carros na Q2, ainda que Antonio Giovinazzi tenha batido forte na fim da Q1. Grosjean e Palmer estão sob investigação da FIA, por alegadamente não terem desacelerado suficientemente sob bandeiras amarelas, podendo, por isso ser penalizados, o que ‘promoveria’ Verstappen na grelha.
Tempos Q3
1 Hamilton 1m31.678s
2 Vettel 1m31.864s
3 Bottas 1m31.865s
4 Raikkonen 1m32.140s
5 Ricciardo 1m33.033s
6 Massa 1m33.507s
7 Hulkenberg 1m33.580s
8 Perez 1m33.706s
9 Kvyat 1m33.719s
10 Stroll 1m34.220s
Q2: LANCE STROLL ESTREIA-SE NA Q3
Kimi Raikkonen bateu o recorde da volta mais rápida ao traçado de Xangai na segunda fase da qualificação do GP da China de Fórmula 1, numa fase da sessão em que Lance Stroll colocou o seu Williams na décima posição, o que o leva a atingir a fase decisiva da qualificação pela primeira vez na sua carreira na Fórmula 1. Eliminados nesta fase da qualificação foram Carlos Sainz, que não melhorou com o seu Toro Rosso na sua última tentativa, Kevin Magnussen, Fernando Alonso, Marcus Ericsson e Antonio Giovinazzi.
Tempos Q2
1 Raikkonen 1m32.181s
2 Vettel 1m32.391s
3 Hamilton 1m32.406s
4 Bottas 1m32.552s
5 Ricciardo 1m33.546s
6 Hulkenberg 1m33.636s
7 Massa 1m33.759s
8 Perez 1m33.920s
9 Kvyat 1m34.034s
10 Stroll 1m34.090s
11 Sainz 1m34.150s
12 Magnussen 1m34.164s
13 Alonso 1m34.372s
14 Ericsson 1m35.046s
15 Giovinazzi sem tempo
Q1: MAX VERSTAPPEN ELIMINADO
O facto mais importante da primeira fase da qualificação do GP da China de F1 teve a ver com a eliminação de Max Verstappen, que teve problemas com o motor do seu Red Bull. Também eliminados foram Stoffel Vandoorne, Romain Grosjean, Jolyon Palmer e Esteban Ocon. Curiosamente, Antonio Giovinazzi, que bateu a pouco tempo do fim da sessão, foi apurado, mas não irá passar da Q2, porque o seu Sauber ficou muito destruído no acidente, não estando em condições de ser recuperado. Depois de liderar o terceiro treino livre, Sebastian Vettel voltou a ser o mais rápido em pista.
Tempos da Q1
1 Vettel 1m33.078s
2 Hamilton 1m33.333s
3 Raikkonen 1m33.341s
4 Bottas 1m33.684s
5 Stroll 1m33.986s
6 Ricciardo 1m34.041s
7 Massa 1m34.205s
8 Kvyat 1m34.440s
9 Hulkenberg 1m34.453s
10 Alonso 1m34.499s
11 Sainz 1m34.567s
12 Perez 1m34.657s
13 Ericsson 1m34.892s
14 Magnussen 1m34.942s
15 Giovinazzi 1m34.963s
16 Vandoorne 1m35.023s
17 Grosjean 1m35.223s
18 Palmer 1m35.279s
19 Verstappen 1m35.433s
20 Ocon 1m35.496s
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Mais uma pole que foi feita pelo braço do Lewis. Que os Ferrari estão rápidos ninguém duvida. Agora o discurso é sempre o mesmo: vamos lá ver se amanhã a Mercedes não vai “inventar” outra estratégia para estragar a prova do inglês,como há 15 dias.
Se a prova for à chuva, é uma pena o Max sair atrasado, pois seria o grande candidato a ganhar. Saindo de 19 é tarefa quase impossível.
O momento mais importante da qualificação foi, sem dúvida nenhuma, a Q2, na qual Kimi Räikkönen humilhou Vettel, provando que é muito mais rápido que o seu companheiro de equipa e só não ganha corridas porque a equipa o remete para um estatuto de segundo piloto e o sabota deliberadamente em favor do “menino bonito” alemão, o qual, como sabemos, é um medíocre que só ganha quando tem um carro muito superior aos da concorrência. Se não fosse a má fé da Ferrari, Kimi Räikkönen teria feito a pole com uma vantagem de mais de um segundo. Fora mais esta… Ler mais »
Sim até porque é na Q2 que se decide a pole
Claro que não é, mas espero que tenha compreendido o sarcasmo do meu comentário.
Só faltou falar do Alonso para ser um “comentário” perfeito.
Porquê? O Alonso fez uma boa qualificação. Tem todo o mérito. De resto, o seu 13.º lugar permite-lhe continuar a afirmar que está muito melhor na McLaren do que na Ferrari e não está nada arrependido da sua (cough, cough) escolha.
Mais um com a mania da perseguição….e se é assim tão saudosista aconselho a rever também o Grande Prêmio da África do Sul de 1985….
Que comentário tão estúpido.
É normal que surjam teorias da conspiração, tendo em conta que estamos a falar da equipa onde se encontra o senhor “Multi-21”. XD
Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos
Agora é o Multi 57 (Vettel 5, Kimi 7)
Pá já agora alguém me pode dizer qual foi o tempo do iceman na Q2? XD
O Kimi que costuma ser bem calmo não deve estar a gostar muito da situação, olhem o que aconteceu na Austrália:
https://www.youtube.com/watch?v=oTK6QJbMi4Q
Ferrari com o carro mais rápido durante todo o fim de semana até agora. Mas, na hora da verdade, Hamilton consegue fazer a diferença em termos de pilotagem, demonstrando ser mais piloto que os seus rivais da Ferrari. Apenas mais uma nota para Alonso que consegue no Q1 ser mais de meio segundo(!!!) mais rápido que o seu companheiro de equipa Vandoorne, piloto que diziam poder ser rápido demais para o espanhol. Cumprimentos
E aquela vitória do Vettel na Austrália??? Deves ter ficado todo contente. 😀 Então o Alonso deve estar contentíssima da “sua” Ferrari, a sua equipa do coração, estar tão bem agora.
Então e hoje? Ficaste contente? Cumprimentos
Por acaso gosto de alguns comentários como ” vamos lá ver se amanhã a Mercedes não vai “inventar” outra estratégia para estragar a prova do inglês, como há 15 dias.”
Até parece que foi pela estratégia da Mercedes que o queixinhas não ganhou o Grande prémio, se assim fosse quando o Verstappen saiu da frente e o Hamilton ficou com o caminho livre não conseguiu ganhar tempo ao Vettel, enfim…é o que temos!!
Por acaso até gosto de alguns comentários como “enfim…é o que temos” quando o Verstappen saiu da frente do Hamilton qual era a diferença entre o Vettel e o Hamilton? e com andamentos semelhantes era evidente que a estratégia foi importante e fez a diferença! Seja “coerente” e “realista”
Acredito muito em si…Claro que foi…quantas voltas faltavam para terminar o Grande prémio quanto o Verstappen foi ás boxe? estou como diz o Iceman7, ele tem razão…acorde para a Vida Homem…
Quando a Mercedes ganha é mérito da Mercedes, quando a Ferrari ganha é demérito da Mercedes.
É o habitual.
E o Vettel só ganha quando tem carro porque é o Helmut Marko que os pilota, toda a gente sabe.
E o Birrento do Dedo Espetado ganhou porquê? Porque tem o melhor carro.
É o que temos!!
Hoje, com tempo seco, Alonso conseguiu levar o McLaren à Q2, o que não se pode dizer que foi mau, atendendo ao motor que tem; meio segundo entre ele e Vandoorne na Q1, não é de estranhar, face à experiência de ambos. Azar para Verstappen e Grosjean, Stroll a portar-se bem e Giovinazzi a ser vítima da inexperiência (e alguma fogosidade). Kvyat parece estar de volta. Quanto à luta pela pole, tudo normal, sem surpresas.
Se chover, como parece que vai, vamos ter uma corrida e pêras, caso não haja cacetada grossa na largada…
Num circuito mais convencional tivemos mais uma prova de como Mercedes e Ferrari estão realmente muito próximos, por isso vamos ter luta Hamilton VS Vettel durante toda a temporada e isso pode dar-nos o campeonato mais interessante dos últimos anos, a ver vamos. Destaque positivo para o Bottas, próximo do tempo da pole e a um milésimo do 2º posto, muito bom tempo do Hulk a ser o melhor dos outros e muito bom também o ritmo dos Sauber, tiveram a azar com o acidente do giovinazzi mas em performance pura demonstraram andamento para colocar ambos os carros na Q2,… Ler mais »
Boa luta pela pole ate ao fim, grande equilíbrio entre os 4 da frente. A Red Bull esta mais longebdo que pensava já na casa de 1 segundo, dificilmente lá vai chegar. Num circuito em que o motor é importante a surpresa acaba por ser a McLaren com Alonso a quase chegar a Q3. Parece que afinal o problema do carro não é apenas nipônico!
Mas se calhar com um motor não nipónico chegava à Q3 facilmente…