GP China F1: Ferrari reserva primeira linha, Vettel na pole

Por a 14 Abril 2018 08:12

Sebastian Vettel bateu um excelente Kimi Raikkonen que por muito tempo pareceu que viria a tornar-se no mais velho ‘poleman’ em 25 anos de F1. Vettel não ‘quis’ assim, batendo in extremis o finlandês de ‘poucas falas’, mas muita classe…

A Mercedes foi claramente batida, mas ainda há uma longa corrida pela frente, o mesmo podendo dizer-se da Red Bull que pode apostar na estratégia para baralhar as contas do Grande Prémio da China de F1.

Como se percebe, Vettel está novamente bem posicionado para vencer, e a verdade é que nenhum piloto que venceu as três primeiras corridas numa temporada do Mundial de F1 perdeu o título. Mas a verdade é que ‘isto’ ainda agora começou…

Sebastian Vettel bateu Kimi Raikkonen nos derradeiros momentos da terceira fase da qualificação e alcançou a 52ª pole position da sua carreira numa sessão em que ficou clara a dificuldade atual dos Mercedes face aos Ferrari ao ponto de Lewis Hamilton, que terminou a sessão apenas no quarto lugar, a abortar a sua última volta lançada depois de ter percebido que não iria melhorar o seu registo, ficando, ainda assim muito pouco atrás do seu colega de equipa, Valtteri Bottas.

Mercedes ‘derrotada’

Depois de terem feito a pole nos últimos seis anos de GP da China, a Mercedes foi desta feita derrotada em Xangai. Depois da primeira série de voltas, Kimi Raikkonen era o primeiro, 0.161s na frente de Sebastian Vettel, com Valtteri Bottas a 0.425s do seu compatriota. Lewis Hamilton era quarto a 0.475s, com Max Verstappen logo a seguir a 0.639s. Daniel Ricciardo estava colocado a seguir, a 0.748s. como se percebe,  só a ordem dos dois primeiros mudou na segunda série de voltas…

Super-trabalho da Red Bull

A Red Bull fez um tremendo trabalho de equipa ao mudar o motor de Daniel Ricciardo, após uma falha do turbo no TL3, mandando-o para a pista apenas a três minutos do fim da Q1. O australiano teve apenas uma volta, fazendo o suficiente para chegar à Q2, dois lugares acima da zona de eliminação.

Vettel mostrou-se feliz com o carro: “sempre a melhorar…” e Raikkonen: “Foi bom, mas não suficientemente bom, vamos ver amanhã”

Desta feita parecia que Raikkonen iria bater Vettel – foi assim no resto da sessão – mas o alemão tinha mais para dar, batendo o seu colega de equipa por pouco menos de um décimo de segundo. O último setor, ‘tramou’ o finlandês.

Tanto Ferrari como Mercedes utilizaram pneus macios, pelo que as estratégias serão semelhantes amanhã na corrida.

Pelo que se viu nesta sessão, a Mercedes nunca pareceu estar em posição de bater a Ferrari sendo que nem Bottas ou Hamilton melhoraram os seus registos na segunda tentativa.

Nico Hulkenberg foi o melhor dos ‘outros’, a 1.473s da frente, batendo o Force India de Sergio Pérez o seu companheiro de equipa, Carlos Sainz. Romain Grosjean foi o mais lento na Q3, terminando a qualificação a 0.036s de Sainz.

GP China F1, Q2: McLaren eliminados

Boa luta na segunda fase da qualificação com as coisas a mudarem bastante nos últimos segundos da sessão, por exemplo com Fernando Alonso que fez um tempo que o colocou no top 10 provisório, mas logo de seguida foi novamente empurrado para a ‘drop zone’.

Eliminados na Q2 foram: 11 Magnussen; 12 Ocon; 13 Alonso; 14 Vandoorne; 15 Hartley. Passaram à Q3 por esta ordem: 1 Hamilton; 2 Bottas; 3 Raikkonen; 4 Vettel; 5 Hulkenberg; 6 Grosjean; 7 Ricciardo; 8 Verstappen; 9 Perez; 10 Sainz

GP China F1, Q1: Ricciardo no último segundo…

Daniel Ricciardo só teve três minutos para fazer a ‘sua’ volta (única), depois da equipa só ter conseguido ter o carro pronto enquanto já decorria a Q1. O australiano só teve oportunidade para fazer uma volta de lançamento e a sua volta rápida, mas ‘apurou-se’ para a Q2.

Já Pierre Gasly apagou em minutos o que fez no Bahrein ao ser eliminado na Q1, enquanto o seu colega de equipa, Brendon Hartley conseguiu passar à Q2. Altos e baixos na Toro Rosso.

Os dois Williams voltaram ambos a ficar de fora na Q1, sendo que foram eliminados na Q1: 16 Sirotkin; 17 Gasly; 18 Stroll; 19 Leclerc; 20 Ericsson.

Passaram à Q2: 1 Vettel, 2 Raikkonen, 3 Bottas, 4 Verstappen, 5 Grosjean, 6 Hamilton, 7 Sainz, 8 Magnussen, 9 Alonso, 10 Perez, 11 Hulkenberg, 12 Ocon, 13 Vandoorne, 14 Ricciardo; 15 Hartley, por esta ordem…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado