GP China F1: Fernando Alonso penalizado
Fernando Alonso recebeu uma penalização de 10 segundos e três pontos de penalização por causar a colisão com Carlos Sainz na curva 9 durante a Sprint.
O piloto espanhol, que acabou por desistir da Sprint após o contacto com o Ferrari de Sainz, foi considerado culpado pelo incidente, mas os dez segundos impostos pelo Colégio de Comissários Desportivos não terão nenhuma implicação, uma vez que abandonou a corrida.
“Os Comissários Desportivos ouviram o piloto do Carro 14 (Fernando Alonso), o piloto do Carro 55 (Carlos Sainz), os representantes das equipas e analisaram os dados do sistema de posicionamento/marcação, o vídeo e as provas de vídeo do carro e determinaram que o Carro 14 causou uma colisão com o Carro 55 na curva 9”, pode-se ler no documento da FIA, anunciando ainda que “conforme as diretrizes relativas às normas de condução, acordadas com as equipas, uma infração desta natureza exigia que fosse adicionada uma penalização de base de 10 segundos ao tempo do carro que causasse uma colisão”.
Os comissários da FIA fizeram um aparte, reconhecendo que “a linguagem nos regulamentos sobre quando um carro abandona e as consequências resultantes das penalizações que podem ser impostas ou cumpridas, especialmente quando esse carro é classificado de outra forma, é um pouco clara e recomendamos que a FIA considere fazer as alterações necessárias para trazer maior clareza a esta questão”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Simplesmente inacreditável esta nova penalização ao Alonso, que só lhe faltará ser penalizado por respirar!
O toque com Sainz enquadra-se 100% em incidente de corrida. Não foi pior, nem de perto nem de longe, que os toques Hamilton Norris, Bottas Zhou ou Sainz Leclerc.
Os dois lutavam por uma posição, apenas isso!
Hamilton Norris?
O Norris saiu largo na 2ª ou 3ª curva por o Hamilton não lhe ter dado espaço. Situação normal de corrida, como o foi Alonso Sainz
Como se atrevem a penalizar um Santo!?…
Só com as várias repetições se viu o toque, ao contrário do toque entre os Ferrari que se viu em directo. Nos dois casos considero incidente de corrida, mas mais ridículo foi aplicarem 10 segundos de penalização, depois do piloto abandonar. Também acho que 3 pontos na “carteira” foi demais.
Concordo com a penalização. Os pontos parecem-me um exagero.
Já o Sainz empurrou descaradamente o companheiro e sai todo feliz a assobiar para o lado.
A F1 à beira de se tornar uma fantochada, só são permitidas ultrapassagens com DRS, e ai de quem tente defender. O Alonso está a substituir o Magnussen como saco de boxe dos comissários. O que é preciso para um stop and go de 10s?
Acho que os comissários estão a retaliar pela renovação do Alonso, estão a ver se este desiste da F1. Devem existir muitas azias do passado.
Vão é ter de gramar” com ele a fazer grandes corridas mais dois aninhos. Ai azia.