GP China F1: Estratégia ousada da Aston Martin e novo “milagre” de Fernando Alonso
Fernando Alonso surpreendeu durante a corrida do GP da China com uma estratégia pouco convencional e terminou a corrida no sétimo lugar.
Fernando Alonso parece estar a fazer um milagre aos comandos do AMR24 da Aston Martin, mas após o Grande Prémio da China considerou que o 7.º posto alcançado foi mesmo um “milagre”, uma vez que sem a criativa estratégia da equipa e o seu último esforço, não teria conseguido conquistar tantos pontos como aconteceu.
A Aston Martin optou por uma estratégia de corrida alternativa na China, o que acabou por ajudar Alonso a obter um resultado que é considerado bom pela equipa. O piloto espanhol arrancou do terceiro lugar na grelha de partida, mas revelou que tinha a certeza que iria cair na classificação, onde esperava que estivesse a Aston Martin. No entanto, graças a uma estratégia diferente da dos seus adversários diretos, Alonso acabou por conseguir terminar em sétimo.
“Foi uma corrida muito boa para mim, diverti-me muito”, disse Alonso. “Ultrapassei Sergio Pérez no início e queria desafiar Max Verstappen pela liderança, mas, semelhante à Sprint do dia anterior, não consegui manter o meu ritmo e caí para trás à medida que a corrida avançava. No entanto, Alonso sublinhou que o sétimo lugar, sem qualquer desistência das equipas de topo, foi “um pouco melhor do que o previsto. Terminámos à frente de Hamilton e Piastri, o que não é normal. Temos um carro que é, em média, um segundo mais lento que a McLaren e a Ferrari, como vimos ontem na sprint. No entanto, conseguimos lutar com eles na corrida, por isso estamos muito felizes.
Enquanto todos os outros pilotos do top 10 estiveram no ‘stint’ final até ao fim da prova com pneus duros, a Aston Martin optou pelos pneus macios no carro de Alonso, que teve de fazer uma nova paragem para pneus médios. Apesar de ter inicialmente ficado fora dos pontos, o espanhol conseguiu lutar para voltar a subir na classificação na fase final com pneus mais macios e frescos, terminando em sétimo. “É novamente um milagre termos ficado em sétimo”, disse no final.