GP China F1: Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly desclassificados

Estão confirmadas as desclassificações de Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly. No caso de Leclerc e Gasly, os monolugares foram pesados e ficaram abaixo do peso mínimo de 800 kg exigido pelos regulamentos da FIA. No caso de Hamilton foi o desgaste excessivo da prancha do fundo do carro a ser o motivo da desclassificação.
Leclerc terminou inicialmente em quinto lugar, mas as verificações pós-corrida revelaram que, depois de o combustível ter sido drenado e de uma asa dianteira danificada ter sido substituída, o carro pesava 799 kg – 1 kg abaixo do limite legal. A Ferrari admitiu que se tratava de um erro genuíno e que não havia circunstâncias atenuantes.
Eis o que disseram os comissários no caso de Leclerc:
“Os Comissários Desportivos ouviram o representante da equipa do Carro 16 (Charles Leclerc).
O carro 16 foi pesado pelo Delegado Técnico da FIA dentro e fora da balança, com ambas as balanças a mostrarem o mesmo resultado de 799 kg, após o habitual esvaziamento de combustível e a substituição de uma asa dianteira partida. A calibragem de ambas as balanças foi confirmada e testemunhada pelo concorrente.
Durante a audiência, não houve qualquer contestação às medições da FIA, que são consideradas corretas e que todos os procedimentos exigidos foram corretamente executados.
Não existem circunstâncias atenuantes e a equipa confirmou que se tratou de um erro genuíno da sua parte.
Os Comissários Desportivos determinam que o artigo 4.1 do Regulamento Técnico da FIA para a Fórmula 1 foi violado e que, por conseguinte, a sanção normal de desclassificação deve ser aplicada a esta infração”.
DOC 82 – Infringement – Car 16 – Technical non-compliance (Weight) https://t.co/nVLPv627jK #ChineseGP #F1 #FIA pic.twitter.com/ERV0lwnp0A
— FIA (@fia) March 23, 2025
DOC 83 – Infringement – Car 10 – Technical non-compliance (Weight) https://t.co/nVLPv62F9i #ChineseGP #F1 #FIA pic.twitter.com/pHnz5edYgP
— FIA (@fia) March 23, 2025
A declaração foi semelhante no caso de Gasly. Já no caso de Hamilton, eis a explicação dos comissários:
“O conjunto da prancha do fundo do carro 44 foi medido e constatou-se que tinha 8,6 mm (lado esquerdo), 8,6 mm (linha central) e 8,5 mm (lado direito). Este valor é inferior à espessura mínima de 9mm especificada no Artigo 3.5.9 dos Regulamentos Técnicos.
Durante a audiência, o representante da equipa confirmou que a medição está correta e que todos os procedimentos necessários foram executados corretamente. A equipa também reconheceu que não existiam circunstâncias atenuantes e que se tratava de um erro genuíno da equipa.
Os Comissários Desportivos determinam que o artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico de Fórmula 1 da FIA foi violado e, por conseguinte, a sanção normal de desclassificação deve ser aplicada a esta infração.O conjunto da prancha do fundo 44 foi medido e constatou-se que tinha 8,6 mm (LHS), 8,6 mm (linha central do carro) e 8,5 mm (RHS). Este valor é inferior à espessura mínima de 9mm especificada no Artigo 3.5.9 dos Regulamentos Técnicos.
Durante a audiência, o representante da equipa confirmou que a medição está correta e que todos os procedimentos necessários foram executados corretamente. A equipa também reconheceu que não existiam circunstâncias atenuantes e que se tratava de um erro genuíno da equipa.
Os Comissários Desportivos determinam que o artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico de Fórmula 1 da FIA foi violado e, por conseguinte, a sanção normal de desqualificação deve ser aplicada a esta infração”.
DOC 84 – Infringement – Car 44 – Technical non-compliance (Plank Assembly) https://t.co/nVLPv627jK #ChineseGP #F1 #FIA pic.twitter.com/7GwLw3LDsj
— FIA (@fia) March 23, 2025
A nova ordem do top 10
Com estas desclassificações, eis a nova ordem do top 10 e os respetivos pontos atribuidos:
- Piastri 25 pts
- Norris 18
- Russell 15
- Verstappen 12
- Ocon 10
- Antonelli 8
- Albon 6
- Bearman 4
- Stroll 2
- Sainz 1 (o seu primeiro ponto para a Williams)
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Eu juro que estou bem acordada, mas não percebo a história de “uma asa dianteira danificada ter sido substituída” Quando é que substituíram a asa? Não foi na troca de pneus e, para uma leiga como eu, trocar depois da corrida terminar, não faz sentido. Quer dizer… se calhar até faz…
Neste tipo de desclassificações não há nada a dizer, a não ser às equipas que tenham mais atenção ao trabalho.
A asa foi substituída na altura da pesagem, bem como o esvaziamento do depósito, para aferir o peso do carro corretamente. Falharam redondamente com os dois carros.
Eu também pouco percebo mas o Martin Brundle explicou assim na sky: No momento da primeira paragem do Leclec nas boxes, sem ser feita troca da asa da frente (e ainda faltavam muitas voltas), o Martin referiu que provavelmente o carro ficaria abaixo do peso, dado que vão sempre com tudo no limite. Contudo, estariam protegidos pelo regulamento pois se um carro ficar abaixo do peso por perda de uma peça como resultado de um contacto, a peça seria substituída para a pesagem final. Isto tem uma razão de ser assim. Por exemplo, se o contacto fosse feito na última… Ler mais »
Obrigada pela explicação. Faz sentido, o que não faz muito sentido, é a asa substituta ser mais leve que a outra, pelo que é um erro da Ferrari.
Não era. Aliás segundo o site oficial da F1 até era meio quilo mais pesada mas mesmo assim não funcionou. A Ferrari explicou que fizeram as contas ao peso para duas paragens mas como fizeram apenas uma a degradação dos pneus provocou esta situação. Erro claro da equipa.
Sim, já li a explicação da Ferrari, faz mais sentido do que se tivesse sido a asa.
Palhaçada. Cada vez tem menos interesse esta formula um actual com tantas regrinhas que até mete dó. Saudades das corridas com o Gilles, Senna, Fittipaldi, james Hunt, Regazzoni, Lauda, Peterson, Arnoux e tantos outros.
Tem de haver regras, por muito que não gostemos. Mesmo no tempo dos pilotos que citou, havia regras. O regulamento técnico tem de ser cumprido à risca, caso contrário entrávamos numa rebaldaria.
Não estou contra as regras, mas estas desclassificações por 5mm faz lembrar-me os fora de jogo no futebol só porque tem o cotovelo a frente. Para mim isto é matar o desporto.
Certíssimo .. regras para serem cumpridas.
1kg a menos = desclassificação / 0.5mm (tentem encontrar na régua) = desclassificação
7.000.000 € acima do budget = umas reprimendas e horas de tunel
Uma coisa está certa .. a outra está errada!
Nesses tempos também existiam várias desclassificações por irregularidades técnicas
Restrições de peso e dimensões sempre existiram e já nos anos 70 havia desclassificaçoes a esse respeito.
A Ferrari começa com as trapalhadas ou habilidades.Isto no passado se calhar …passava.Hoje a coisa está muito apertada.
Sim, é bem merecida uma crítica, mas nos anteriores mil e noventa e nove Grandes Prémios de F1 da Ferrari podes dar 1 exemplo em que isto tenha acontecido ? Certo, na Malásia/ 99 tentaram rasteirar a Ferrari desqualificando os 2 carros, mas facilmente se destapou a marosca e ganharam o recurso.
Só de memória, da terra dos donos da F1, Midland e a BAR ( belo nome), é minha impressão ou foram desqualificados por ter sido encontrado um reservatório de combustível splementar ( coisa pouca, claro) ?
E na Malásia 99 não estavam ilegais?
Assim de repente só me lembro da desqualificação do Mansell no Estoril 89 mas foi um erro do piloto e a dupla asa traseira do Villenueve.
O problema nem é esse!… O problema é quando os outros (RB, Mercedes ou McLaren) fazem essas habilidades, tudo passa….
Regras afinal dão “para todos” que não interessam….
Palhaçada…. Já agora houve a mesma inspecção para “todos”?
Tudo continua qd a Ferrari ” começa a fazer sombra”
Admira&me na sprint não terem retirado o 1 lugar…
Tudo se mantém…. Só espero que não tenha sido o Lamy
E o HAM – aquele que no GP de Valência saiu das boxes e ultrapassou o safety-car porque “não o viu”, e ficou impune- que ao fim de 17 (? ) aterrou na Ferrari e já foi desqualificado… É a Ferrari. Alguma vez alguém se lembra que os 2 Renault foram desqualificados em 2019 ?
Tudo passa? Então não puniram o Hamilton no Brasil há uns anos atrás por uma palhaçada na asa traseira?
Aqueles que se “masturbaram” com a FIA a “castrar” a McLaren com acabar com algumas “vantagens” desta tinha em relação a outras equipas (como a RedBull e Mercedes e Ferrari ja o tinham feito no passado)…aonde param agora??
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAH
Inadmissível Este tipo de erros numa equipa como a Ferrari.
E Tinham começado tão bem com a corrida sprint…