GP China F1: 58ª vitória de Max Verstappen em 190 corridas
Quinta corrida do ano, quarta vitória de Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) no regresso da F1 à China, numa corrida interessante, exceção feita ao vencedor que dominou por completo a contenda. Desde o GP do Azerbaijão do ano passado, há cerca de um ano – que teve vitória de Sergio Pérez – o neerlandês só foi batido duas vezes, curiosamente ambas por Carlos Sainz. Mais um triunfo em que não deu a mínima hipótese aos adversários, apesar das duas neutralizações de corrida.
Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) foi segundo, depois de uma grande corrida, mesmo ‘afetado’ pelo facto do timing do primeiro Safety car não ter sido bom para si. Fez tudo bem e ‘vingou-se’ do erro na Sprint. Sabendo-se do que andam os Red Bull, o facto de um McLaren ter ficado na frente de um Red Bull diz bem da boa corrida que fez Lando Norris. Foi o 8º segundo lugar da sua carreira.
Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) completou o pódio, nunca conseguindo bater o melhor dos McLaren. Perdeu duas posições com o Safety Car, mas não conseguiu mais uma dobradinha para a Red Bull.
Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi quarto, curiosamente ficou sempre no top 4 este ano, com um segundo lugar na Austrália como melhor resultado. Desta feita a Ferrari não teve carro para o melhor dos McLaren.
Carlos Sainz (Ferrari SF-24) foi quinto, a primeira vez que não terminou no pódio uma corrida que realizou, terminando na frente de George Russell (Mercedes F1 W15) com Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) a ter que rumar às boxes na fase final da corrida já não conseguindo melhor do que recuperar para sétimo.
Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) foi oitavo na frente de Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15), que depois duma péssima qualificação recuperou até onde pode, com Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) a terminar no top 10 num bom resultado para a HAAS que alcança o seu terceiro top 10 do ano, o segundo do alemão.
Max Verstappen arrancou na frente e assim que se livrou da pressão de Alonso,foi-se embora, na volta cinco já tinha quatro segundos de vantagem, sete na volta nove. Na volta 14 foi às boxes, caiu para quarto, mas depressa voltou a subir passando Norris na volta 20, voltando à liderança do Grande Prémio da China. Na volta 35 já estava a reconstruir uma margem na sua liderança, que era considerável antes dos dois períodos de Safety Car. Não terminou com uma vantagem maior, porque simplesmente não era preciso.
Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) foi segundo, alcançou o 2º pódio do ano mesmo tendo sido traído pelo timing do Safety Car. Fez uma grande corrida e alcançou um excelente segundo lugar, hoje em dia o melhor possível para 19 pilotos no pelotão.
Na volta sete já estava a atacar Alonso, que era terceiro, passou o espanhol, teve o azar com a neutralização da corrida pois Charles Leclerc foi logo à boxe e Norris ficou em pista, mas ainda foi a tempo de voltar ao segundo lugar, passando depois a suster Leclerc. Depois, com Leclerc e Perez atrás de si, usou essa luta do Ferrari com o Red Bull para fugir um pouco, conseguindo também fazer durar os seus pneus, podendo com isso manter Perez atrás de si até ao fim.
Depois do 5º lugar na Austrália, hoje foi a primeira vez que não conseguiu ajudar a Red Bull a fazer nova dobradinha. Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) foi terceiro atrás de Lando Norris, ficando mais uma vez provado que quem faz a diferença é Max verstappen e não tanto o Red Bull RB20.
Passou Alonso na Curva 6 cedo na corrida, mas na luta com Leclerc levou tempo para passar o Ferrari e depois não conseguiu chegar-se ao McLaren.
Quarto posto para Charles Leclerc (Ferrari SF-24). Curiosamente, terminou todas as corridas no top 4.
Logo no início os dois Ferrari ficaram presos numa luta a dois e perderam posições para George Russell.
Na volta 12 Leclerc passou Piastri, e na volta 30 já estava na luta com Norris à sua frente e Perez atrás.
Perde posição para Perez na volta 39, e por aí ficou até ao fim.
Carlos Sainz (Ferrari SF-24) foi quinto, envolveu com Leclerc logo após a partida, perdeu posição para Russell, andou na luta com Alonso, Russell e Piastri, subiu uma posição quando Alonso teve que ir Às boxes, e por aí ficou até final terminando a 10 segundos de Leclerc.
George Russell (Mercedes F1 W15) foi sexto e terminou na melhor posição que a Mercedes podia aspirar hoje, mesmo assim na frente de um McLaren. Era sexto lugar pouco depois do arranque, tendo partido do 8º lugar, na volta 37 lutava com Sainz e Piastri, depois conseguiu manter Alonso longe quando o espanhol tinha pneus bem mais novos.
Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) foi sétimo, pressionou Verstappen depois duma boa partida, mas depressa passou a estar mais preocupado em defender do que em atacar. Perez rodava logo atrás depressa perdeu a posição. Foi passado por Norris na volta sete, com o Safety Car manteve-se em pista mas era quase certo que teria de parar, na volta 36 tentava passar Perez, mas este também tinha DRS e não foi possível. Na volta 44/ teve que ir às boxes, saiu em 12º, depressa passou Ocon, Hulkenberg e todos os outros, só já não conseguiu suplantar Russell.
Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) foi oitavo, não conseguiu manter-se atrás do seu companheiro de equipa nas primeiras voltas, e na 24ª era quinto, posição que se sabia dificilmente poderia manter já que tinha pneus médios mais velhos, e Sainz e Alonso atrás. Num incidente ficou com danos no carro pelo que se limitou a levar o McLaren até final, bem posicionado.
Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) foi nono cedo se percebeu que não estava satisfeito com a sua estratégia, dizendo pela rádio que o seu pit stop foi no “pior momento”, era 19º. Na volta 31 já estava em 11º, na volta 42 finalmente consegue passar Hulkenberg, mas já não deu para mais vindo do 19º posto.
Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) deu mais um bom top 10 à HAAS, na volta 37 já era o único piloto do segundo pelotão nos pontos, estava a ser atacado por Esteban Ocon, mas conseguiu mantê-lo atrás.
Esteban Ocon (Alpine A524/Renault) foi 11º ainda não foi desta que a Alpine pontuou, com Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes) em 12º na frente de Pierre Gasly (Alpine A524/Renault) com Zhou Guanyu (Kick Sauber C44/Ferrari) a obter um emocional 14º posto perante o seu público. Foi muito bonito no final o chinês a agradecer ao seu público, depois dele próprio ter sido uma criança nas bancadas há 20 anos.
Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) foi 15º, teve uma corrida muito atribulada, chegou a rodar nos pontos, mas na volta 27 Stroll acertou bem forte em Daniel Ricciardo antes mesmo do reinício do Safety Car acontecer. Foi às boxes, assim como Magnussen com um furo, caiu para 18º, foi penalizado em 10 segundos.
Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari) foi 16º também ele atrasado por uma penalização.
Logan Sargeant (Williams FW46/Mercedes) terminou em último, 17º.
Pelo caminho ficaram Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda), Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) e Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), cuja falha de motor espelotou o priemiro VSC e depois Safety Car.
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Grande corrida em xangai com muita animação, ultrapassagens e lutas em pista, claro que vão todos dizer que foi uma seca porque o max ganhou e dominou outra vez com o red bull, mas à parte disso excelentes corridas do norris que com a estratégia de 1 paragem conseguiu um excelente ritmo sobretudo no segundo stint a controlar o ritmo do perez com um carro mais rapido, o primeiro pódio da época para a mclaren e o norris e o primeiro pódio em xangai para a mclaren desde 2012! Ferrari este fim de semana pior que nas primeiras 4 corridas,… Ler mais »
Corrida movimentada atrás do Max, com algumas lutas bem interessantes. Outras…Se o Alonso, ontem, levou 3 pontos na carteira por aquilo, o Stroll e o Magnussen, hoje, mereciam 6, já que “lixaram” a corrida a Ricciardo e Tsunoda. Por falar em Alonso, naquela ida à gravilha, o meu lado anti ficou com pena dele não ter dado uma de Sainz :). Ricciardo a fazer uma corrida sólida, com uma bela ultrapassagem a Tsunoda incluída, até o Stroll ser Stroll. O australiano está mesmo sem sorte. A Ferrari voltou ao normal, com a história dos planos e a Mercedes sem velocidade… Ler mais »
Sim, consta-se que tem vários… apêndices aerodinâmicos, que lhe nasceram junto das unhas e, por isso, segura melhor no volante que outros e treme menos nas curvas.
Recomendo que não tirem o apêndice, pois nunca lá esteve a mais no nosso organismo, dado que a sua função é fabricar e servir como depósito de bactérias que auxiliam na digestão. Ou seja, quando Verstappen ganha, há pessoas a quem lhes para a digestão… o apêndice pode ajudar.
O meu caro é dos que gostam que seja o mesmo a ganhar sempre, eu gosto de diversidade, como em 2012 que tivemos oito vencedores diferentes.
A sua conclusão é muito precipitada, nem se percebe bem de onde tirou essa ideia… Pode ser do defeito que tenho de gostar de ver à frente e reconhecer mérito a quem, na atualidade, é o melhor piloto de Fórmula 1. Porém, noutros tempos nunca me parou a digestão. Lamento que se tenha enganado: gosto de ver sempre a ganhar quem for o melhor…. nunca o mesmo.
Um enorme bocejo. Ver em diferido tem a enorme vantagem de poder usar o botão de fast frwd. Ver o WRC, isso sim, ajuda a acordar, é um campeonato a sério. Mas não atrai (felizmente) fans, anti’s, trolls, e essa maravilhosa fauna das redes. Um descanso, a esse nível.
Se é um bocejo, porque vê? É masoquista?