GP China de F1: Primeira pole da carreira de Oscar Piastri

Oscar Piastri (McLaren MCL39-Mercedes) assegura na China a primeira pole-position da sua carreira depois de bater o seu colega de equipa, Lando Norris (McLaren MCL39-Mercedes) que acabou em terceiro ao ser ultrapassado nos instantes finais da sessão por George Russell (Mercedes FW16-Mercedes) que foi segundo a 0.082s de Piastri.
Max Verstappen (Red Bull RB21-Honda RBPT) melhorou o seu tempo na derradeira tentativas mas não a posição relativa,caindo mesmo para quarto devido à ascensão de Russell.
Lewis Hamilton (Ferrari SF-25-Ferrari) foi apenas quinto, na frente de Charles Leclerc (Ferrari SF-25-Ferrari)
Isack Hadjar (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes FW16), Yuki Tsunoda (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT) e Alex Albon (Williams FW47-Mercedes).
Bela qualificação para os homens da Racing Bulls, sétimo e nono.
A vantagem na China pode ser novamente da McLaren, mas as restantes equipas estão claramente a aproximar-se, veja-se o segundo lugar de Russell e o triunfo de Hamilton e da Ferrari na Sprint, nunca esquecendo a Red Bull e Max Verstappen. Esta pode ser a época mais renhida de sempre, e cada sessão é sempre muito aguardada.
Depois da primeira série de voltas, Oscar Piastri (McLaren MCL39-Mercedes) ficou na frente de Lando Norris (McLaren MCL39-Mercedes), que distou 0.090s, seguido de Max Verstappen (Red Bull RB21-Honda RBPT) a 0.222s, Lewis Hamilton (Ferrari SF-25-Ferrari) a 0.224s, George Russell (Mercedes FW16-Mercedes) a 0.281s, Charles Leclerc (Ferrari SF-25-Ferrari) a 0.337s, Isack Hadjar (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT) a 0.745s, Yuki Tsunoda (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT) a 0.935s, Alex Albon (Williams FW47-Mercedes) a 1.003 enquanto Andrea Kimi Antonelli (Mercedes FW16) não registou qualquer tempo.
Q1: Um Red Bull em último…
Na qualificação da segunda ronda da Fórmula 1 disputada no Circuito Internacional de Xangai, depois de Lewis Hamilton ter convertido a pole position na vitória na corrida Sprint para a Ferrari, na frente de Oscar Piastri e Max Verstappen, agora é a vez da qualificação para a corrida principal e na Q1 os primeiros eliminados foram Pierre Gasly (Alpine A525-Renault), Oliver Bearman (Haas VF-25-Ferrari), Jack Doohan (Alpine A525-Renault), Gabriel Bortoleto (Kick Sauber C45-Ferrari) e Liam Lawson (Red Bull RB21-Honda RBPT). Muito mau sinal para o homem da Red Bull. Para Pierre Gasly, também é má esta eliminação.
Q2: dois Racing Bulls na Q3, dois espanhóis eliminados…
Pelo caminho na segunda fase da qualificação ficaram Esteban Ocon (Haas VF-25-Ferrari), Nico Hülkenberg (Kick Sauber C45-Ferrari), Fernando Alonso (Aston Martin AMR25-Mercedes), Lance Stroll (Aston Martin AMR25- Mercedes) e Carlos Sainz (Williams FW47-Mercedes). Kimi Antonelli recebeu a bandeirada em nono, Alonso e Stroll não conseguiram melhorar e ficaram ambos de fora. Carlos Sainz também não e permaneceu em P15. Hulkenberg estava já na zona de eliminação e nem sequer tentou.
Lá na frente, Lando Norris (McLaren MCL39-Mercedes) fez o melhor registo na frente de Max Verstappen e Oscar Piastri, e a sensação desta Q2 foi a passagem dos dois Racing Bulls de Yuki Tsunoda (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT) e Isack Hadjar (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT) à Q3. O Williams de Alex Albon (Williams FW47-Mercedes) também lá está, bem com os dois Ferrari e Mercedes.


O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Até ver esta ser interessante este início de época, a mclaren parece ter uma pequena vantagem mas não a suficiente para se dizer que ficam à frente de todos, já atrás da mclaren temos um festival, ora é um Ferrari, ora é o RB ou até de repente aparece um Mercedes, que quase consegue a pole surpreendendo tudo e todos como fez ontem o Hamilton. Vamos ter uma corrida muito animada, aposto que qualquer piloto nos 6 primeiros pode vencer a corrida. Amanhã o vencedor será aquele que melhor tratar os pneus sendo que a mclaren saindo da frente poderá… Ler mais »
Bem, parece que esta qualificação voltou a colocar a hierarquia aonde tinhamos ficado na australia, mas com a vantagem da mclaren com esta nova diretiva da asa traseira a ser muito reduzida e esfumada quase na totalidade, grande volta do Piastri finalmente a conseguir a sua primeira pole position da carreira, russell e a mercedes a ficar muito muito proximo e pode ser uma real ameaça lá na frente amanha pela vitoria parece ter o carro mais rapido nas simulaçoes de corrida com os pneus medios e com menos desgaste, norris novamente a falhar no momento decisivo a não conseguir… Ler mais »
E ele a dar-lhe com a directiva. A única equipa que se queixou da directiva foi a Alpine.
Que tal aprender a escrever?
Ena pá! O Hamilton, tal como alguns previram aqui, está a ser trucidado pelo Leclerc! E o Borboleto a mostrar que é, efectivamente, o melhor dos rookies. Acho que algum do pessoal daqui devia mandar o CV para a Sky Sports, porque não há dúvida de que percebem à brava de F1.
Ah, quase esquecia: com esta qualificação, o Borboleto deu uma verdadeira bofetada de luva branca no Helmut Marko. (Ou terão sido os travões outra vez?)
Equilibrio na frente, mas o Piastri se não errar pode vencer o GP .Hadjar muito bom.
Nota : O Leclerc já começa a levar nas orelhas do “velho”. Péssimo sinal.
Finalmente Piastri a conseguir uma pole, naquela que poderia ter sido mais uma dobradinha da McLaren, caso não existisse a curva 14 (não é Norris?). Russell muito bem. Verstappen a salvar os móveis da Red Bull e uma 3ª linha toda Ferrari, com Hamilton a voltar a superiorizar-se a Leclerc. Hadjar a superiorizar-se a Tsunoda, numa boa reacção ao desastre australiano. Albon e Ocon também com boas qualificações. Na Sauber, tivemos uma ordem de factores mais normal. Desilusões, ou nem tanto, Aston Martin e Alpine. Desilusões mesmo: Sainz, que ainda não se encontrou com a Williams e, sobretudo, Lawson. Mas… Ler mais »
Piastri é mais forte que Norris.
O estúpido de serviço, além de insistir em escrever mal o nome do actual campeão de F2, ignora (como bom ignorante que é lol) que Bortoleto é o único rookie que está a levar a melhor no frente a frente em qualificação com o colega de equipa…