GP Catar F1: Vitória de Max Verstappen e novo duplo pódio para a McLaren
Vitória de fio a pavio do novo tricampeão do Mundo de Fórmula 1. Max Verstappen teve em Oscar Piastri o seu maior adversário, mas mesmo assim sempre a uma distância confortável, comprovando mais uma vez o seu domínio no contexto atual da disciplina.
A McLaren alcançou um novo duplo pódio, depois de Oscar Piastri ter alcançado o segundo posto aproveitando o contacto entre os dois pilotos da Mercedes logo nos primeiros metros da corrida e daí mais não saiu, enquanto Lando Norris conseguiu recuperar algumas posições, com um ritmo alto durante toda a corrida, alcançando a terceira posição final. O piloto britânico pediu à equipa para deixar que os dois pilotos da McLaren discutissem o segundo lugar, uma vez que tinham alguma vantagem para George Russell – que fez uma recuperação fantástica depois de envolvido no acidente na volta de abertura com o seu companheiro de equipa – mas a equipa preferiu manter as posições como estavam.
Os dois pilotos terminaram separados por cerca de um segundo, com vantagem para o vencedor da corrida Sprint.
A corrida ficou marcada pelas penalizações devido a excessos de limites de pista, além do facto da limitação do número de voltas por cada jogo de pneus, mas também pelo contacto entre os dois Mercedes logo nos primeiros metros da corrida. Fez lembrar alguns momentos antigos da equipa de Brackley, mas Lewis Hamilton fez questão de assumir a responsabilidade do acidente, enquanto Russell assumiu uma postura excecional no W14, para somar bons pontos pelo quarto lugar final.
Charles Leclerc, com uma corrida discreta mas sólida, alcançou o quinto posto, tendo tido a concorrência durante parte da corrida de Fernando Alonso. No entanto, o piloto espanhol da Aston Martin sofreu uma saída de pista depois de perder o controlo da traseira do AMR23, perdendo a posição para o monegasco e com uma situação de regresso ao asfalto que será investigado pelos comissários da FIA após a corrida.
Pela negativa, Sergio Pérez foi penalizado por duas vezes depois de ultrapassar várias vezes os limites de pista, não indo além do 10º posto da classificação, beneficiando ainda da penalização nas últimas voltas a Pierre Gasly, que perdeu dessa forma um lugar pontuável. Nas posições acima do piloto mexicano ficaram Esteban Ocon (7º), que arriscou em algumas ultrapassagens e foi agressivo q.b. durante a prova no Catar somando bons pontos para a Alpine, e Valtteri Bottas. O piloto finlandês assumiu-se como um dos candidatos aos pontos desde o início da corrida e tirou partido da confusão com as muitas paragens nas boxes – obrigatórias pelas medidas de segurança que a FIA impos para o GP do Catar – para terminar no oitavo posto. Também Zhou Guanyu somou pontos na corrida no circuito de Losail, numa boa operação da Sauber/Alfa Romeo, depois do piloto chinês terminar na nona posição, imediatamente atrás do seu companheiro de equipa.
Lewis Hamilton e Logan Sargeant foram os únicos pilotos a abandonar a corrida, enquanto Carlos Sainz nem sequer esteve à partida, depois da Ferrari não ter conseguido solucionar uma fuga de combustível instantes antes do pitlane abrir para os carros se dirigirem para a grelha de partida.
O piloto britânico ficou muito mal na fotografia no acidente com George Russeell, que resultou na sua desistência. Sargeant sentiu-se mal durante a prova e teve de parar na garagem, não precisando de assistência médica, segundo a Sky.
Uma das maiores dúvidas em relação à corrida de hoje centrava-se no número de paragens que cada piloto teria de efetuar. Realmente, os limites de pista foram sempre muito importantes durante todo o fim de semana, quer fosse pelas muitas penalizações que ocorreram durante as 57 voltas do Grande Prémio, como com o que se passou antes e que levou a FIA a adotar medidas de exceção para manter os pilotos em segurança.
A corrida começou com o toque entre Hamilton e Russell. O piloto britânico mais velho pressionou o seu companheiro de equipa, que sem espaço tocou no carro de Hamilton e levou à saída de pista de ambos. O 44 ficou preso na gravilha, enquanto Russell teve de esperar para passar todo o pelotão e regressou à pista. Parou no final da primeira volta para trocar a asa dianteira e os pneus. Depois disso, e de uma comunicação à distância de Toto Woll, Russell fez uma prova soberba, alcançado posições pontuáveis ainda numa fase prematura.
Durante o período de Safety Car que se seguiu ao acidente de Hamilton e Russell, os pilotos da frente não pararam nas boxes, apenas alguns mais atrasados na classificação. Entretanto, Oscar Piastri tinha alcançado o segundo lugar e Fernando Alonso o terceiro, ultrapassando Charles Leclerc, que seguia com Esteban Ocon na sua traseira.
Oscar Piastri continuava na perseguição a Max Verstappen após as primeiras paragens e a meio da corrida, mas o líder da classificação tinha mantido uma distância confortável para o seu perseguidor. Fernando Alonso era já o terceiro classificado de uma corrida em que as paragens por causa da limitação de voltas nos pneus alteravam o figurino da classificação quase de volta para volta. Eram muitas as ultrapassagens e as lutas por posições com manobras bonitas entre os pilotos, um pouco mascaradas com tantos problemas para manterem os carros dentro dos limites de pista.
Com muitas paragens pelo meio da corrida, Alonso e Leclerc discutiram o quarto posto da classificação, já depois de Lando Norris ter alcançado as posições de pódio. No entanto, a Mercedes pensava ser possível alcançar o quarto posto da classificação, logo atrás de Max Verstappen e dos dois McLaren, batendo dessa forma Alonso. Até que na volta 33, o espanhol saiu de pista e perdeu a posição para Leclerc e ficou pressionado por Bottas.
Russell continuava nas posições cimeiras, mas o trio da frente estava isolado, com uma vantagem confortável de Verstappen neste particular. Restava ao britânico da Mercedes conseguir manter-se na frente de Leclerc no final da corrida, o que acabou por acontecer, com uma vantagem de 4.8s.
Até final da corrida, Lando Norris queria que a McLaren deixasse os pilotos discutirem o segundo lugar, mas os seus responsáveis não o permitiram, para não encorajar Russell.
Mais atrás a luta entre Pérez e Gasly foi interessante, mas o francês cometeu alguns erros e saiu de pista durante uma manobra, levando-o a ser penalizado, perdendo desta forma um potencial top 10.
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Corrida onde podemos e devemos falar sobre muita coisa, desde o incidente de corrida dos 2 mercedes que pôs o hamilton fora não me pareceu que o russell tivesse culpa sinceramente, os mercedes a provar que em termos de resistência de materiais estão noutra galáxia não sei como conseguem é extraterrestre depois daquela colisão o russell ter continuado na corrida e ter conseguido ficar em 4° com um ritmo extraordinário não tenho palavras! As ordens de equipa na mclaren parece me que já querem favorecer o sonso e falso do piastri e deitar abaixo o Lando os fãs do hamilton… Ler mais »
ó kamarada! Mas quem está interessado nas tuas opiniões acriançadas?
Quando refere que o Sargeant não tem condições físicas para continuar na F1, talvez fosse bom primeiro informar-se qual foi a razão da exaustão: Desidratação provocada por estar a recuperar duma sintomatologia de gripe… E em relação ao que escreveu ontem sobre o Russell ter perguntado na Sprint se dava para mudar de pneus, escrevendo “ganha juizo russell e pensa antes de dizer mer**!!!!”, já pensou que os pilotos não estão confortavelmente sentados a olharem para uma tabela de tempos, como nós, não tendo a visão do que se passa atrás? Naturalmente perguntou pois poderia haver tempo para tal. Já… Ler mais »
Não vou responder a ignorantes!
Meu caro nenhum dos votos negativos é meu, mas o que acabou de fazer foi exatamente o contrário do que afirmou. É que respondeu aos comentários e de forma deselegante. Todos nós podemos ter opiniões diferentes mas isso não nos obriga a entrar pela má educação. Cumprimentos
Vamos por partes:
Porque é que o Piastri é sonso e falso? E porque é que a McLaren haveria de querer deitar abaixo o Norris?
Porque é que os fãs do Hamilton haviam de deitar foguetes?
Sobre o Sargeant, o João Lima já lhe respondeu, e melhor do que eu faria.
Em vez de se armar em Zandinga, com previsões à toa, seria melhor que aprendesse a ver as corridas, a perceber os quês e os porquês das várias incidências e das decisões das equipas..
lol Como é que vocês não percebem que ele está no gozo e muito provavelmente a divertir-se com as reacções?
Acha que sim? Pois a mim, parece-me que é apenas um criançola, não na idade, mas na maneira de se comportar.
Charles esteve bem, sólido como refere o artigo é a palavra certa, era quase impossível fazer mais. Alonso teve que lutar com o carro de duros acabando por cometer um pequeno erro que lhe custou a posição para Charles (e a ver vamos o que mais lhe vão arranjar!). Continua a levar a equipa toda às costas e a colocar o carro em posições que possivelmente mais nenhum piloto do grid colocaria. Incrível apesar de toda a conjuntura. Piastri a bater com regularidade o seu colega, piloto muito bom que cada vez mais baterá o seu colega de equipa com… Ler mais »
Vitória de Verstappen não vale a pena os detratores dizerem que tem um um carro top pois só isso não termina corridas. Em segundo lugar parabéns para a McLaren que está a fazer uma época em crescendo e tem uma excelente dupla. Em terceiro temos que reconhecer que Russell faz uma corrida fantástica depois do toque com o colega. Uma palavra para a Alfa Romeu que coloca os dois carros nos pontos. Para terminar e com muito custo pois Pérez é um piloto que simpatizo, mas tenho que ser isento e dizer que ele tem que colocar aquela cabeça no… Ler mais »
Oh Perez, já percebeste finalmente porque é que a imprensa te critica a ti e não o Russell? Não, não é por seres mexicano…
Masterclass de Verstappen (mais uma) no fim de semana de mais um campeonato do mundo ganho.
Outro que esteve muito bem este fim de semana foi Piastri. Já conseguiu uma vitória (apesar de ser na corrida sprint) que é algo que o seu companheiro de equipa ainda não conseguiu em vários anos de McLaren…
Norris com um terceiro lugar amargo atrás de Piastri.
Russell com uma boa recuperação depois de um acidente em que Hamilton foi o grande responsável pelo toque.
Leclerc e Alonso a trazerem os preciosos pontos que os respectivos carros permitiam trazer.
Venha a próxima!
Cumprimentos
Depois do que assistimos ontem, esperava que hoje houvesse um festival de safety cars, mas o festival foi de penalizações por limites de pista. Sobre o vencedor, nada a acrescentar ao que tem sido dito ao longo da época. Os pilotos McLaren estão muito bem e a direcção da equipa, depois de ter visto o que se passou na Mercedes, não quis arriscar e ordenou a manutenção de posições. Chato, mas necessário. Russell fez uma bela corrida, depois do incidente da largada. Leclerc terminou onde começou, Alonso cometeu um erro pouco vulgar nele e, por pouco, não levou um toque… Ler mais »
mais uma do Max. …. aguentem …. péssimo o inglês vedeta decadente ao destruir a sua corrida e a comprometer a do colega de equipa… os carros papaias muito bem guiados por 2 jovens pilotos embora ache que a curto prazo o Piastri vai ser o mais rápido…. péssimo Peres mais uma vez, e um autentico desastre…. com o desgraçado do Sainz a ficar apeado da corrida por um problema técnico…. vergonhoso …. o Leclerc fez o que podia fazer e amealhou alguns pontos e não teve andamento para mais…
Tyre saving, fuel saving, 1000 track limits ultrapassados, 3 paragens obrigatórias por razões de segurança……..Espectáculo vergonhoso – como é que o domenicali não sente vergonha ao à rua ? –este fim de semana neste circuito que parece saído de um filme de terror. Podem fazê-lo, claro, ponham-lhe o nome de sport business 1 mas não chamem a isto Fórmula 1. Aliás, quem indica uma modalidade desportiva que tenha sido tão desnaturada como a F1 nos últimos 10 anos?….
Salva-se os pilotos. Temos o Rei Max 3, mas o príncipe é o Piastri.
Uma palavrinha para a FIA, que mais uma vez nos atesta com uma incompetência inacreditável. Põem os pilotos a correr no meio do deserto, no início de Outubro, e ainda vêm com m* de paragens obrigatórias que fez os pilotos andar a fundo todas as voltas, num circuito de elevadas forças G. Esqueceram-se só e apenas da saúde dos pilotos, que ao que parece acabaram a corrida em condições físicas lastimáveis. Isto faz algum sentido? Pessoal a vomitar dentro do carro, outros a abandonar, outros quase a desmaiar. Isto faz algum sentido num campeonato hiperprofissional em que os milhões não… Ler mais »