GP Catar F1, Shootout Sprint: Oscar Piastri foi o mais rápido, batendo Lando Norris por 0.082s

Por a 7 Outubro 2023 15:08

Oscar Piastri foi o piloto mais rápido da Sprint Shootout, numa sessão onde os dois McLaren reservaram a linha da frente da grelha de partida da corrida de Sprint de mais logo. O piloto australiano completou a sua última volta da sessão em 1:24.454s, aproveitando o facto de Lando Norris cometer um erro na curva final, quando também vinha em ritmo muito forte. Contou apenas a sua primeira volta rápida, ficando a 0.082s do australiano.

Os McLaren comprovaram que ontem poderiam estar na discussão da pole position, não fossem os excessos aos limites de pista e consequente apagar das suas voltas.

Afastado desta luta esteve Max Verstappen, que depois de ver apagado o seu primeiro registo na SQ3, teve apenas uma única tentativa, preferindo ser mais contido para não acontecer o mesmo, e alcançou o terceiro tempo mais rápido, a 0.192s. Terminando a volta antes dos dois pilotos da McLaren, ficou claro que a discussão pela melhor posição para a Sprint seria entre Piastri e Norris.

Ao lado de Verstappen, que arranca imediatamente atrás de Piastri, ficou George Russell, o melhor piloto da Mercedes depois da eliminação de Lewis Hamilton na SQ2. Carlos Sainz e Charles Leclerc, ambos com algumas dificuldades para se manterem dentro dos limites da pista, partilham a terceira fila da grelha, seguindo-se Nico Hülkenberg e Sergio Pérez.

Com os seus tempos apagados, escolhendo completar apenas uma volta no último segmento da Shootout, Fernando Alonso e Esteban Ocon fecharam os dez primeiros da grelha para a corrida de 100 km de mais logo.

A corrida Sprint realiza-se às 18:30h.

O que aconteceu na Sprint Shootout:

SQ1 – Nova eliminação de Lance Stroll no primeiro segmento

Depois de uma sessão de 10 minutos para adaptação aos novos limites de pista que não estava prevista, a Sprint Shootout teve o seu arranque atrasado para as 14:20h. A diferença maior nos limites de pista estava na demarcação da linha entre as curvas 12 e 13, retirando cerca de 80 cm à largura da pista.

Com os pilotos a saírem para a pista com pneus médios para a SQ1, Lando Norris passou para a frente da tabela de tempos, mas Pierre Gasly e George Russell bateram o seu registo, até que Max Verstappen concluiu a sua primeira volta rápida e registou o crono de 1:25.510s, ainda numa altura em que vários pilotos não tinham qualquer tempo marcado.

Melhorando o seu tempo anterior, Norris passou para o segundo posto da tabela de tempos, a 0.162s de Verstappen, sendo depois informado para efetuar uma nova volta, para que não acontecesse o mesmo do dia anterior. E com alguma razão, uma vez que os excessos de limites de pista continuavam a ser a causa para o apagar de tempos de vários pilotos.

Nos últimos segundos do primeiro segmento da Sprint Shootout, Russell fez o melhor tempo, com 1:25.413s, deixando Verstappen a 0.097s.

Nos lugares de eliminação ficaram Lance Stroll, Alexander Albon, Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen e Logan Sargeant. O último tempo registado por Tsunoda foi apagado e passou para zona de eliminação, enquanto Sargeant não teve qualquer registo que não tivesse sido apagado.

SQ2 – Lewis Hamilton eliminado

Com pneus novos médios montados em todos os monolugares que entraram em pista para o segundo segmento da Sprint Shootout, George Russell foi o primeiro piloto a terminar a volta rápida, vendo o seu companheiro de equipa a passar para a liderança da tabela de tempos, até ao seu tempo ser apagado por excesso de limite de pista.

Os dois pilotos da McLaren voltaram a mostrar muita rapidez em Losail, com Oscar Piastri no terceiro lugar da tabela de tempos ainda numa fase inicial, atrás de Max Verstappen e Lando Norris, que tinha efetuado a sua volta em 1:24.947s.

Charles Leclerc e Lewis Hamilton, ambos com as suas voltas iniciais apagadas, terminaram as suas tentativas seguintes no quarto posto e no nono lugar, respetivamente.

Quando os pilotos preparavam o que faltava da SQ2, Pierre Gasly, Liam Lawson, Carlos Sainz – de novo em apuros como aconteceu ontem, após uma volta apagada – Zhou Guanyu e Valtteri Bottas estavam em zona de eliminação. Bottas não conseguiu melhor do que 11º tempo na sua última volta rápida, enquanto Russell passava a segundo.

Lewis Hamilton melhorou o seu anterior registo, mas voltou a ser apagado o tempo, ficando numa posição arriscada, no 10º posto. Com o Sainz a fazer volta rápida limpa que lhe deu o sétimo posto, Hamilton baixou para o 12º posto, sendo eliminado na SQ2, juntando-se Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Liam Lawson e Zhou Guanyu.

SQ3- A hora da McLaren

Ao contrário dos dois segmentos anteriores, os primeiros seis pilotos em luta pelo melhor tempo da Sprint Shootout regressaram à pista com pneus macios novos. Max Verstappen, que detinha o tempo mais rápido da tabela no final da sua primeira volta rápida, viu o seu registo apagado, ficando Sergio Pérez na frente, com 1:25.382s.

Charles Leclerc, com muitos problemas para cumprir os limites de pista na curva 5, fez uma boa volta, mas voltou a ser apagada, desta vez por excesso cometido na curva 13, e ficou também sob pressão. Enquanto isso, os dois McLaren passaram para a frente, com Lando Norris à frente de Oscar Piastri, com 1:24.536s e deixando o seu companheiro de equipa a 0.039s. Estavam na luta pelo primeiro posto na grelha de partida para a Sprint, tendo Verstappen como adversário direto.

George Russell não conseguiu acompanhar o registo dos McLaren, ficando no terceiro posto até terminar Verstappen, que não conseguiu bater os tempos de Piastri ou Norris, ficando a saber que era o terceiro mais rápido. Enquanto isso, os dois pilotos da McLaren estavam em luta pelo melhor posto da grelha, mas Piastri ganhou vantagem já depois de terminar a sua volta, quando Norris cometeu um pequeno erro no final e não melhorou o seu registo. Ficaria o australiano com o melhor tempo, por apenas 0.082s.

Fernando Alonso e Esteban Ocon escolheram realizar apenas uma tentativa, mas o seu tempo foi apagado depois de terminada a sessão, passando os dois antigos companheiros de equipa a ocupar as últimas duas posições da tabela de tempos no SQ3.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Ontem foram Perez e Sainz a caírem na armadilha dos limites de pista, hoje calhou ao Hamilton ficar pela segunda fase da qualificação. Mas, desta vez, nem o Verstappen nem o Alonso escaparam de ter um tempo apagado.
Excelente Piastri, muito bem acompanhado por Norris.
Venha a “corridinha” (como lhe chama um jornalista brasileiro)

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Pity
1 ano atrás

E a pity toda contente com os McLaren. 😉 Haja alguém, porque a minha Ferrari… Minha nossa senhora. Só estão nas posições onde estão à custa de voltas apagadas.
Cheira-me que os Cavalinhos Rampantes vão ser como o testículo dos Borbon e Linhaça. Vão correr pra trás no sprint e na corrida de domingo

Pity
Pity
Reply to  alvesba22020_gmail_com
1 ano atrás

Estou contente, pois :). A McLaren sempre foi a minha equipa, mas acima da equipa, ponho os pilotos. Ora quando a minha equipa tem dois pilotos que eu aprecio… está perfeito. Mas ainda foi só uma qualificação.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado