GP Catar F1: Max Verstappen é tricampeão do Mundo
Max Verstappen fechou as contas do título mundial de pilotos de Fórmula 1 e coloca o seu nome junto de Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna como tricampeão do Mundo.
Era difícil que o título pudesse fugir ao piloto neerlandês e que não fosse conquistado no Catar, ainda para mais num Grande Prémio com formato Sprint. Isso aconteceu agora, dando ao piloto da Red Bull um novo motivo, este mais pessoal, para celebrar novamente, uma semana depois da equipa ter vencido o campeonato de construtores.
Max Verstappen tem tido uma época notável, com 13 vitórias em GP até agora, 10 das quais consecutivamente entre as provas de Miami e Itália. Mais dez pole position conquistadas e duas vitórias em quatro corridas Sprint já realizadas.
Depois de ter chegado à F1 como o mais jovem piloto de sempre, com apenas 17 anos, Max Verstappen tem levado o seu carro, os seus rivais e os livros de recordes do desporto ao limite. O neerlandês começou a dar nas vistas, quer pela sua irreverência, e pelo que já demonstrava de rapidez.
O mais jovem piloto a marcar pontos na F1 depressa se tornou no mais jovem vencedor de corridas – com 18 anos e 228 dias – com uma condução que tinha tanto de rápido, como por vezes inclemente, ‘torrando’ a paciência a muitos adversários com a sua agressividade em pista. Estreou-se pela Red Bull vindo da Toro Rosso, em Barcelona 2016 e tornou-se ainda mais num piloto roda-a-roda.
A sua atitude “sem limites” e de defesa dura, por vezes colocaram-no em maus lençóis com os seus pares, mas os erros que inicialmente prejudicaram o seu potencial deram lugar à maturidade, enquanto a bravata e a energia que fazem dele um talento de sucesso permaneceram – e as vitórias continuaram a chegar.
Culminaram com a sua primeira coroa de pilotos de F1 após o já lendário confronto na última ronda com Lewis Hamilton em 2021. E prosseguiu com uma defesa de título poderosa em 2022, vencendo um recorde de 15 corridas ao longo da temporada. E este ano, mais do mesmo, nem precisando do GP de domingo para assegurar o tricampeonato.
A generational talent with superhuman abilities 🧬
Max Verstappen is our 2023 Formula 1 World Champion! 🏆#QatarGP #F1 pic.twitter.com/X0Dqc5WV0I
— Formula 1 (@F1) October 7, 2023
Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool
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Desde o início da época que se viu que ia acabar assim. Max, Red Bull e Honda estão de parabéns. Venha o próximo…
*errata*
Antes da época começar “que se viu(…) nananana”.
Parabéns Verstappen, embora não seja a minha equipa favorita o Campeonato está bem entregue.
Bi e tri na aritmética
Claro que sim. Para ser tri, teve de ser bi primeiro.
E antes de ser bi teve que ser campeão. A questão é que foram dois títulos contra as regras…
Independentemente do seu valor, não deviam ser validados. Foram contra as regras.
Dois títulos contra as regras????????? Explique lá melhor.
Ora um título sem se cumprir o regulamento de corrida e outro título excedendo o tecto orçamental. Não percebo a sua pergunta, está mais que informada disso.
Eu percebi muito bem aonde você queria chegar, apenas quis que você fosse mais explícito para eu lhe responder “à letra”.
2021: por muito que custe (a mim também) Verstappen mereceu o título, ele não teve culpa da argolada do Masi, foi o piloto que mais venceu, e não nos podemos esquecer do erro do Hamilton em Baku. Para mim, foi aí que ele perdeu o título, foram 18 pontos certos deitados fora estupidamente.
2022: acha mesmo que 600 mi euros fizeram assim tanta diferença?
Pois bem me pareceu. Eu compreendo o que diz mas: 2021: o título seria merecido tanto para o Verstappen como para o Hamilton. Claro que o Verstappen não tem culpa, mas as regras não foram cumpridas, e caso tivessem sido o campeão era outro. Na verdade já tínhamos passado por SPA, e também Monza (aquela entrada a matar não sei não… devia ter sido mais disciplinar, mas ok); 2022: não sei o impacto dos 600.000 mas da para muita coisa ma verdade. De qualquer maneira até podia ser só 1€. Passaram os limites, não cumpriram as regras, logo deviam ter… Ler mais »
As regras ou leis existem por alguma razão, não nos compete a nós alterá-las a nosso belo prazer. A Red Bull excedeu os limites e foi punida da forma que o regulamento prevê. justo ou injusto, “é a lei”.
E sim, estamos de acordo que em 2021 o título assentava bem a qualquer dos dois, por isso, quando a raiva com Abu Dhabi passou, (sim, ela existiu, não sou de ferro) aceitei com naturalidade o título do Verstappen e encerrei o assunto.
O regulamento de corrida também é uma espécie de lei, só que não foi cumprido…só é cumprido quando convém.
Mais ainda, se o Masi errou, nem que fosse na secretaria, dever-se-iam ter aplicado as regras à posteriori. Who cares, verdade desportiva é mesmo isso.
Pois… se tivessem mudado o resultado na secretaria, seriam os adeptos do Verstappen a não se calarem, não é verdade? Ou se a corrida tivesse terminado em safety car (que, quanto a mim, teria sido o correcto).
O problema, é que o regulamento estava redigido de forma pouco clara, levando o Masi a interpretar conforme lhe deu mais jeito. A falta da palavra “todos” fez a diferença.
Já lá vão dois anos, é esquecer.
Na secretaria tinha ganho o justo vencedor à luz da verdade desportiva.
Quanto ao esquecer, só o tempo irá sarar as feridas 🤣
Parabéns à equipa FIA Red Bull Racing Max Verstappen…
🤣😂🤣
Não está na minha lista se simpatias, mas o título é merecidíssimo. Este ano é, de longe, o melhor piloto. Tem crescido de ano para ano e está numa forma soberba. Com o tricampeonato entrou definitivamente na lista dos grandes pilotos da F1.
Acha isso? Para mim os melhores do ano têm sido Piastri, Hamilton e Albon.
Hamilton e Albon têm resultados e andamento não concordantes com o carro. Piastri porque é um jovem fenomenal e o melhor rookie dos últimos 30 anos a par de Lewis Hamilton.
Numa lista de melhores do ano, os que citou têm lugar, mas um piloto que, até agora, venceu 13 das 16 corridas realizadas, tem de ser o melhor. E não vale vir com a desculpa do carro, porque o colega só venceu duas.
Não estou de acordo. É mesmo o carro e uma quebra anímica brutal do Pérez , que infelizmente, não tem estaleca para estar na posição que está.
Estou com o Russel que disse no final da corrida, “passeio no parque” para o Max este ano. O carro é simplesmente de outra fórmula.
Se “o colega” SÓ venceu duas e mesmo assim mantém nas calmas o segundo lugar da classificação,mesmo falhando 8x o Q3,ainda tem a coragem de dizer não é o carro??
Tenho. O carro é importante, sim, muito, mas se fosse só o carro, terminariam sempre em 1º e 2º. A questão que muitos não querem ver, é que o Verstappen é muito bom, muito melhor do que Perez e está numa forma incrível, além de ter uma fome por vitórias que raramente se tem visto noutros pilotos.
Alonso, Leclerc, Piastri e até Vettel tiveram todos melhor ano de rookie que o dito cujo. Só que um entrou logo com o melhor carro na mão e com toda uma equipa do seu lado que inclusive sabotou o seu colega de equipa, e nem assim conseguiu ser campeão ou mesmo bater o colega, perdendo para um carro que apesar de ser bom era inferior devido à trapaça dessa mesma equipa. E mais, a sermos justos nem no ano seguinte mereciam poder competir com o melhor carro baseado nas tais trapaças. A partir de 2014 com aquele brilhante 2016 dá… Ler mais »
Acho que o Sr simplesmente não gosta do Hamilton, ainda para mais por questões não relacionadas com a sua pilotagem, pelo que me vou abster a comentar o que disse. Não faz sentido.
Não gosto de Ham principalmente pela sua pilotagem, entenda se, incapacidade de fazer muito com pouco, ao contrário de outros, como Alonso ou Schumacher por exemplo.
Mas calma, entra no top 10-15 de todos os tempos.
É o que ele está a fazer este ano, fazer muito com pouco… mas… há aqui questões suas que não permite ver.
“O título é merecidissimo” desde quando? Foi um autêntico passeio no parque! Sem concorrência… não haja dúvidas foi merecidissimo…
O Verstappen tem alguma culpa da inoperância das outras equipas? “Foi um passeio no parque”, mas ele soube como passear.
Eu sei separar as águas. As minhas simpatias ou antipatias pelo homem não influem na minha apreciação ao piloto. Pena que outros não sejam capazes do mesmo.
Um passeio muito fácil na verdade. Não tem que ver com simpatias ou antipatias. Acho que foi simples simples simples, nem concorrência interna mínima teve.
Além disso um ano com imensos erros comparativamente a outros pilotos.
Longe de mim dizer que não tem qualidade enquanto piloto, simplesmente não me deixo levar em hypes. Este ano foi simplesmente um passeio, o carro permite controlar tudo com muita margem, a imprensa faz o resto.
Além disso uma análise quantitativa não faz sentido. 13/16 significa pouco quando não se tem oposicao.
Imensos erros? Tem a certeza de que está a falar deste ano, 2023?
Não vou estar aqui a elencar, basta ver os replays. Não errou muito, mas há aí um ou dois que errou menos.
Pity diga-lhes que a culpa é do Binotto e não perca tempo com a cegueira que reina por aqui.
Essa “cassete” já está muito gasta, arranje outra 🙂
Isto não se trata de separar as águas ou simpatias ou antipatias, apenas constatar fatos e só não vê e entende quem não quer!
Nem factos, quanto mais fatos…
E “fato” sim em brasileiro! Mais um exemplo vindo de quem diz que sabe separar as águas e não só…
Podia até concordar com o conteúdo, mas num site Português escreve-se em Português. De Portugal.
De certeza que nunca emigrou… porque se assim fosse não fazia esse comentário! Isso têm um nome mas nem sequer vou-me dar ao cuidado de o mencionar! Para esse tipo de comentários bem como para aquele do “fato” nem sequer vou falar por ser desnecessário…
Não tem a ver com emigrar, apenas com a língua que é a comum nesse momento, como o Inglês é normalmente utilizada como língua internacional.
Quanto ao resto, ao “nome” que não quis mencionar, não vá por aí sff.
Tenho amigos, Angolanos, Búlgaros, Chineses, Guineenses, Espanhóis, Moçambicanos, Nigerianos, Russos, Sérvios, Ucranianos. Coloquei por ordem alfabética para não ferir susceptibilidades.
O meu filho é Grego.
Espero ter sido claro.
Bom Domingo e boa corrida!
Todos os problemas fossem esses…
Acho que foi só precipitação.
Isso é um bocado parvo. Cada um escreve o seu português e devemos estar todos felizes por poder dialogar na mesma língua.
Até pode ir para um fórum francês e escrever em português. Simplesmente não vai dar muito certo mas… é livre de o fazer.
Escreve como quiser, mas se sabe a diferença entre uma e outra e continua a escrever da mesma forma…
Provavelmente isso será menos correto, não usando o termo parvo.
Você é brasileiro? Nesse caso, desculpe, porque até hoje nada nos seus escritos o indicava, como acontece com outros, que se percebe “à légua” que são.
Só por curiosidade, de onde você é? Conheço algumas partes do Brasil, a minha preferida é Iguaçu. Aquelas cataratas são fantásticas.
PS: não tenho nada contra brasileiros, nem com qualquer outra nacionalidade.
Suado!
Muito fácil sem adversários.No futebol quando uma época acaba com maus resultados e sem títulos há despedimentos ou seja na Mercedes e na Ferrari há lá muita gente incompetente que não percebe nada disto e que bem merece ser demitida.A McLarem foi a equipa que mais evoluiu.Veremos se em 2024 haverá alguma equipa que faça frente a sério à Red Bull e a Verstappen.
Candidate-se. Pode ser que você perceba mais do que os que lá estão.
Sabe realmente “separar às águas “…
Já esperava que quando Max conseguisse matematicamente obter o tri que o rebanho se soltasse. Mas não contava com tanta força.
Uma vezes um “rebanho”, depois o outro “rebanho”, depois o outro, vai variando…
A choradeira que para aqui vai…looool